4 benefícios para avaliação de fornecedores com análise de dados

São inúmeras as variáveis que determinam a eficiência das ações estratégicas de uma empresa. Entre elas, a adequada avaliação de fornecedores merece um destaque especial.

Afinal, o processo produtivo de uma empresa sempre deve estar em sintonia com as demandas de seus consumidores. Esse equilíbrio é um elemento básico de coordenação e organização para o bom funcionamento de qualquer negócio no atual contexto de competitividade acirrada.

Dessa forma, frente ao advento da transformação digital, hoje em dia é possível implementar processos automatizados de análise de dados para realizar essa tarefa com mais precisão e agilidade.

Portanto, nesse artigo, falaremos mais elaboradamente sobre avaliação de fornecedores, os seus benefícios e como implementar uma análise sofisticada no seu negócio. Vem com a gente!

O que é avaliação de fornecedores?

Fazer uma análise de fornecedores periódica é fundamental para estruturar o departamento de compras de qualquer companhia. 

A prática consiste na avaliação periódica dos serviços prestados pelo fornecedor e de que maneira a entrega está impactando na capacidade estratégica e operacional da empresa compradora.

Dessa forma, por meio de uma avaliação de fornecedores, é possível traçar importantes aspectos, como por exemplo:

  • assinalar a qualidade dos produtos e serviços entregues;
  • verificar se o fornecedor está cumprindo datas e outras tratativas do acordo;
  • coordenar a capacidade de entrega com as demandas dos seus consumidores;
  • avaliar os indicadores de risco operacional para evitar prejuízos e imprevistos;
  • entre outros.

Portanto, verificar todas essas possibilidades é de fundamental importância, principalmente, em tempos de competitividade tão agressiva e de um mercado digital tão volátil. Nesse contexto, é preciso sempre se atentar à agilidade, confiabilidade e eficácia das suas ações para se manter em destaque.

Assim, investir em inteligência de dados surge como a melhor escolha para promover as três características assinaladas acima, tendo como objetivo final a eficiência operacional e estratégica, além da entrega do melhor serviço para os clientes.

Quais os benefícios de uma boa análise de fornecedores?

Diante disso, selecionamos alguns dos principais benefícios de boa avaliação de fornecedores sustentada por análise de dados. Vamos a eles!

Diminuição de custos

Investir em automação de dados para monitorar periodicamente é uma técnica contundente para reduzir os custos na empresa

Afinal, a entrega constante de indicadores de desempenho auxiliam na otimização dos processos, sugando o melhor que os fornecedores podem entregar em sintonia com as demandas reais de vendas da companhia.

Previsão de tendências e vendas

Com os insights e relatórios entregues pela análise inteligente de dados, também é possível monitorar tendências comerciais que podem impactar diretamente nas demandas de vendas da empresa e, consequentemente, na avaliação dos fornecedores.

Por exemplo, a interpretação dos dados pode indicar que em determinada época do ano as vendas costumam aumentar consideravelmente. Esse suporte informativo deve ser usado para a gestão de fornecimento para programar a compra de um número x a mais de produtos/serviços.

Dessa forma, a cadeia produtiva do seu fornecedor vai ter condições logísticas para entregar o previsto.

Feedbacks para aprimoramento do serviço

Em qualquer ação organizacional, o principal objetivo de um monitoramento periódico para garantia de desempenho e entrega de resultados é a geração de feedbacks para o aprimoramento do produto ou serviço prestado.

Os indicadores colhidos a partir de uma boa avaliação de fornecedores podem ser utilizados para orientar defeitos naquilo que foi comprado, melhorias na entrega e melhor coordenação com os objetivos estratégicos da empresa compradora.

Com uma ferramenta sofisticada de automação de dados, esse monitoramento pode ser feito em tempo real, de forma a garantir o controle contínuo. 

Garantia de uma relacionamento confiável e a longo prazo

Esse benefício é basicamente uma consequência direta da soma dos três anteriormente citados. Afinal, eles são a garantia de um alinhamento de esforços entre empresa compradora e fornecedor.

Esse relacionamento é o motor de boas vendas e crescimento competitivo para ambas as partes envolvidas. Ter um bom desempenho no fornecimento, garantido e alinhado com o que foi acordado, é fundamental para a estabilidade e manutenção de qualidade.

Em tempos de mercados dinâmicos e de tanta volatilidade, a prática acaba por se tornar um diferencial competitivo relevante, além de um garantidor da boa reputação de empresas.

Como implementar uma avaliação de fornecedores automatizada?

Para implementar uma avaliação de fornecedores automatizada em seu negócio é preciso investir em uma plataforma de análise de dados de inteligência artificial para vendas

Dentre as várias opções disponíveis no mercado, é importante se atentar para aquelas capazes de gerar insights e orientar de forma assertiva os processos de tomada de decisão. 

Portanto, é importante investir em uma ferramenta sofisticada e completa para trazer soluções inteligentes, ao mesmo tempo que possui uma interface simples e intuitiva para usuários não técnicos.

Dessa forma, você será capaz de gerir e fazer avaliação de fornecedores com qualidade, ocasionando impactos positivos nas vendas e reputação de sua marca.

Gostou do conteúdo? Fique de olho na nossa página para mais informações relevantes sobre mercado e tecnologia. Até a próxima!Este artigo foi escrito pela Oncase. Somos uma plataforma que oferece tecnologia de inteligência artificial e análise de dados para aprimorar a jornada de compra dos seus clientes e oferecer insights que diminuam o churn.

Leo Cavalcanti

Leo Cavalcanti

Advogado, especialista em Planejamento Tributário e Finanças, soma mais de 05 anos de experiência com rotinas de auditoria empresarial e tributária, além de conhecimento em controladoria e práticas de departamento jurídico corporativo. Atualmente é CEO e um dos co-fundadores da Linkana.