Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Linkana + Coupa: combinar esses sistemas vale a pena?

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

23 de setembro de 2022

23 de setembro de 2022

23 de setembro de 2022

Na busca por uma gestão de fornecedores otimizada e realmente eficiente, a utilização de duas soluções de forma simultânea pode ajudar bastante, como no caso da combinação entre Linkana + Coupa.

A Linkana é o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede, com funcionalidades que otimizam os processos de sourcing, onboarding e gestão de terceiros com uma base viva de dados comerciais, de risco, qualidade e diversidade. 

Com essa ferramenta em nuvem é possível realizar o processo de gerenciamento de fornecedores de uma maneira muito mais otimizada, automatizada, reduzindo falhas e mitigando os riscos característicos dessa atividade.

O Coupa, por sua vez, tem uma abordagem um pouco distinta — o que acaba sendo mais um motivo para combinar Linkana + Coupa. 

Essa segunda ferramenta tem como principal objetivo aumentar a visibilidade e o controle de compras e despesas corporativas.

Ou seja, trata-se de uma plataforma de gestão de gastos, que oferece funcionalidades como gerenciamento de compras, de despesas, negociação e spend analysis para que os gestores possam realizar um controle de custos mais preciso.

Diante do que foi dito, é possível entender por que usar um software de gestão de fornecedores em sua empresa, assim como compreender por que combinar soluções distintas pode ajudar o aprimoramento desse tema, certo?

Bom, no caso da combinação Linkana + Coupa, por exemplo, a ideia é extrair o melhor de cada solução, combinando os pontos positivos e complementando as funcionalidades entre elas.

Para entender melhor como isso pode ser feito, siga a leitura deste artigo e confira as particularidades de cada um desses softwares.

Quais funcionalidades oferecem Linkana e Coupa?

Linkana e Coupa são softwares de e-procurement que entregam aos seus clientes soluções e recursos distintos. No entanto, ambas têm o mesmo objetivo: oferecer ferramentas no formato SaaS para aprimorar, otimizar e automatizar a gestão de fornecedores das empresas.

Para que fique mais claro essa diferenciação, apresentaremos agora os recursos que são oferecidos por cada uma dessas ferramentas. 

Principais diferenciais e vantagens da Linkana

A Linkana é uma plataforma de gestão de fornecedores em rede que entrega funcionalidades que vão de ponta a ponta desse processo.

Na prática, isso significa que desde o cadastro inicial do potencial fornecedor, passando pela análise de documentos, qualificação, análise de desempenho, e até encerramento do contrato, caso houver, tudo é feito em um mesmo ambiente.

Para chegar a esse resultado, a Linkana disponibiliza estas funcionalidades:

  • Portal de fornecedores: possibilita a definição de políticas de risco, recebimento de documentos privados, preenchimento de formulários e aceite de políticas

  • Monitoramento e alertas: acompanhamento em tempo real de qualquer tipo de alteração de informação dos fornecedores, com emissão de alertas, o que ajuda a diminuir as chances de potenciais problemas futuros, por exemplo, de cadastro incompatível

  • Avaliação de performance: acompanhamento do desempenho dos terceiros, a fim de garantir que as entregas estão sendo feitas conforme o acordado inicialmente;

  • Verificações automáticas: realização de consultas a bases públicas, permitindo cruzar os dados dos terceiros com fontes internas e externas

  • Análise de fornecedores ativos: identificação de fornecedores que fazem parte do chamado grupo minoritário, bem como de empresas economicamente desfavorecidas


Vantagens da Linkana

Das diversas vantagens da Linkana está a redução de tempo de cadastro e de onboarding de fornecedores — segundo dados da própria empresa, seus clientes conseguiram reduzir essas tarefas em até 90% com o uso da plataforma.

Entre as histórias de sucesso da Linkana, está a CBA, que diminui de 30 para 6 dias o tempo necessário para homologação de fornecedores. Outra companhia que vale a pena citar é a Mondelez, que certificou a diversidade de mais de 3.000 fornecedores ativos da sua base.


Mas além dessa vantagem, que é um ponto importante na hora de entender por quais motivos mesclar Linkana + Coupa, também estão:

  • centralização de todo o processo de gestão de fornecedores em um único ambiente;

  • realização das etapas com menos burocrática;

  • automatização dos processos, aumentando a produtividade dos times de compra e procurement;

  • mitigação de riscos na formação da cadeia de suprimentos;

  • redução de custos operacionais;

  • ganho de eficiência e agilidade no gerenciamento de terceiros.



Aproveite e leia este artigo: "4 boas práticas de gestão de fornecedores para otimizar o seu negócio"

Principais diferenciais e vantagens da Coupa

O Coupa é uma plataforma de solução integrada para gestão de gastos empresariais. O foco da ferramenta é o aprimoramento e a otimização do gerenciamento de custos de serviços e bens de um negócio.

Por conta dessa característica, ela é usada para controle de gastos com fornecedores, incluindo etapas como gestão de compras, despesas, negociação e spend analysis.

Ou seja, a solução do Coupa é um sistema Business Spend Management (BSM), que centraliza funcionalidades voltadas para a diminuição de gastos operacionais.

 Das funcionalidades oferecidas pela solução estão:

  • faturamento;

  • controle de despesas;

  • gestão de viagens;

  • controle de contas a pagar;

  • projeto e planejamento de cadeia de suprimentos;

  • gestão de contratos;

  • fornecimento estratégico;

  • análise de gastos;

  • gerenciamento de serviço escalável;

  • gestão de tesouraria;

  • gestão de fornecedores.


Vantagens da Coupa

No que se refere às vantagens da plataforma Coupa, as que mais se destacam são:

  • centralização de funcionalidades voltadas para gestão e controle de gastos, ou seja, vários recursos em um único ambiente;

  • segurança e escalabilidades para cuidar de boa parte das despesas do negócio;

  • integração facilitada com outros sistemas já utilizados pela empresa;

  • armazenamento em nuvem.


Dica! Não deixe de ler este artigo: "5 maneiras de fazer Spend Analysis para reduzir os gastos da sua empresa"


Modernize ainda hoje sua gestão de fornecedores

Preencha o formulário abaixo e descubra a plataforma de SRM mais completa e integrada do Brasil.

Por que combinar Linkana + Coupa?

Agora que você sabe quais são as principais características dessas duas ferramentas, fica mais fácil entender por quais motivos a combinação entre Linkana + Coupa pode ser uma forma de melhorar o seu gerenciamento.

Enquanto o Coupa contribui para o controle de gastos, a Linkana oferece um sistema de gestão de fornecedores realmente completo, contemplando de ponta a ponta todas as etapas dessa atividade.

Nosso software atua como uma fundação de dados integrada. Na prática, isso significa que impulsionamos o Retorno do Investimento (ROI) de ferramentas de e-procurement, centralizando dados de fornecedores em uma fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada com todos os sistemas de gestão.

Além disso, análise de terceiros, mapeamento em tempo real de fornecedores, implementação de programa de diversidade, automatização de processos, isso, e muito mais, pode ser realizado em um único ambiente.

A Linkana é o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede. Nossa base de dados de perfis compartilhados permite que compradores analisem fornecedores ativos e novos em alguns cliques.

Com isso, criamos e geramos valor com insights de informações comerciais, de risco, qualidade e diversidade, utilizados em processos de cadastro, onboarding, sourcing e análise de spend.

Somos o #SRMDoFuturo, feito para o #CompradorDoFuturo.

Preencha agora mesmo o formulário abaixo e confira como trazer a Linkana para o seu negócio!


Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores

Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores.

OUTROS CONTEÚDOS

Descubra mais novidades e tendências do mercado de procurement