Linkana + Coupa: combinar esses sistemas vale a pena?

Na busca por uma gestão de fornecedores otimizada e realmente eficiente, a utilização de duas soluções de forma simultânea pode ajudar bastante, como no caso da combinação entre Linkana + Coupa.

A Linkana é o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede, com funcionalidades que otimizam os processos de sourcing, onboarding e gestão de terceiros com uma base viva de dados comerciais, de risco, qualidade e diversidade. 

Com essa ferramenta em nuvem é possível realizar o processo de gerenciamento de fornecedores de uma maneira muito mais otimizada, automatizada, reduzindo falhas e mitigando os riscos característicos dessa atividade.

O Coupa, por sua vez, tem uma abordagem um pouco distinta — o que acaba sendo mais um motivo para combinar Linkana + Coupa. 

Essa segunda ferramenta tem como principal objetivo aumentar a visibilidade e o controle de compras e despesas corporativas.

Ou seja, trata-se de uma plataforma de gestão de gastos, que oferece funcionalidades como gerenciamento de compras, de despesas, negociação e spend analysis para que os gestores possam realizar um controle de custos mais preciso.

Diante do que foi dito, é possível entender por que usar um software de gestão de fornecedores em sua empresa, assim como compreender por que combinar soluções distintas pode ajudar o aprimoramento desse tema, certo?

Bom, no caso da combinação Linkana + Coupa, por exemplo, a ideia é extrair o melhor de cada solução, combinando os pontos positivos e complementando as funcionalidades entre elas.

Para entender melhor como isso pode ser feito, siga a leitura deste artigo e confira as particularidades de cada um desses softwares.

Quais funcionalidades oferecem Linkana e Coupa?

Linkana e Coupa são softwares de e-procurement que entregam aos seus clientes soluções e recursos distintos. No entanto, ambas têm o mesmo objetivo: oferecer ferramentas no formato SaaS para aprimorar, otimizar e automatizar a gestão de fornecedores das empresas.

Para que fique mais claro essa diferenciação, apresentaremos agora os recursos que são oferecidos por cada uma dessas ferramentas. 

Principais diferenciais e vantagens da Linkana

A Linkana é uma plataforma de gestão de fornecedores em rede que entrega funcionalidades que vão de ponta a ponta desse processo.

Na prática, isso significa que desde o cadastro inicial do potencial fornecedor, passando pela análise de documentos, qualificação, análise de desempenho, e até encerramento do contrato, caso houver, tudo é feito em um mesmo ambiente.

Para chegar a esse resultado, a Linkana disponibiliza estas funcionalidades:

  • Portal de fornecedores: possibilita a definição de políticas de risco, recebimento de documentos privados, preenchimento de formulários e aceite de políticas
  • Monitoramento e alertas: acompanhamento em tempo real de qualquer tipo de alteração de informação dos fornecedores, com emissão de alertas, o que ajuda a diminuir as chances de potenciais problemas futuros, por exemplo, de cadastro incompatível
  • Avaliação de performance: acompanhamento do desempenho dos terceiros, a fim de garantir que as entregas estão sendo feitas conforme o acordado inicialmente;
  • Verificações automáticas: realização de consultas a bases públicas, permitindo cruzar os dados dos terceiros com fontes internas e externas
  • Análise de fornecedores ativos: identificação de fornecedores que fazem parte do chamado grupo minoritário, bem como de empresas economicamente desfavorecidas

Vantagens da Linkana

Das diversas vantagens da Linkana está a redução de tempo de cadastro e de onboarding de fornecedores — segundo dados da própria empresa, seus clientes conseguiram reduzir essas tarefas em até 90% com o uso da plataforma.

Entre as histórias de sucesso da Linkana, está a CBA, que diminui de 30 para 6 dias o tempo necessário para homologação de fornecedores. Outra companhia que vale a pena citar é a Mondelez, que certificou a diversidade de mais de 3.000 fornecedores ativos da sua base.

Resultados impressionantes através da automação de processos
Descubra como a Nivea, a Mitre e outras grandes empresas revolucionaram seus processos de gestão de fornecedores com a plataforma da Linkana.

Mas além dessa vantagem, que é um ponto importante na hora de entender por quais motivos mesclar Linkana + Coupa, também estão:

  • centralização de todo o processo de gestão de fornecedores em um único ambiente;
  • realização das etapas com menos burocrática;
  • automatização dos processos, aumentando a produtividade dos times de compra e procurement;
  • mitigação de riscos na formação da cadeia de suprimentos;
  • redução de custos operacionais;
  • ganho de eficiência e agilidade no gerenciamento de terceiros.

Aproveite e leia este artigo: “4 boas práticas de gestão de fornecedores para otimizar o seu negócio

Principais diferenciais e vantagens da Coupa

O Coupa é uma plataforma de solução integrada para gestão de gastos empresariais. O foco da ferramenta é o aprimoramento e a otimização do gerenciamento de custos de serviços e bens de um negócio.

Por conta dessa característica, ela é usada para controle de gastos com fornecedores, incluindo etapas como gestão de compras, despesas, negociação e spend analysis.

Ou seja, a solução do Coupa é um sistema Business Spend Management (BSM), que centraliza funcionalidades voltadas para a diminuição de gastos operacionais.

 Das funcionalidades oferecidas pela solução estão:

  • faturamento;
  • controle de despesas;
  • gestão de viagens;
  • controle de contas a pagar;
  • projeto e planejamento de cadeia de suprimentos;
  • gestão de contratos;
  • fornecimento estratégico;
  • análise de gastos;
  • gerenciamento de serviço escalável;
  • gestão de tesouraria;
  • gestão de fornecedores.

Vantagens da Coupa

No que se refere às vantagens da plataforma Coupa, as que mais se destacam são:

  • centralização de funcionalidades voltadas para gestão e controle de gastos, ou seja, vários recursos em um único ambiente;
  • segurança e escalabilidades para cuidar de boa parte das despesas do negócio;
  • integração facilitada com outros sistemas já utilizados pela empresa;
  • armazenamento em nuvem.

Dica! Não deixe de ler este artigo: “5 maneiras de fazer Spend Analysis para reduzir os gastos da sua empresa

Por que combinar Linkana + Coupa?

Agora que você sabe quais são as principais características dessas duas ferramentas, fica mais fácil entender por quais motivos a combinação entre Linkana + Coupa pode ser uma forma de melhorar o seu gerenciamento.

Enquanto o Coupa contribui para o controle de gastos, a Linkana oferece um sistema de gestão de fornecedores realmente completo, contemplando de ponta a ponta todas as etapas dessa atividade.

Nosso software atua como uma fundação de dados integrada. Na prática, isso significa que impulsionamos o Retorno do Investimento (ROI) de ferramentas de e-procurement, centralizando dados de fornecedores em uma fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada com todos os sistemas de gestão.

Além disso, análise de terceiros, mapeamento em tempo real de fornecedores, implementação de programa de diversidade, automatização de processos, isso, e muito mais, pode ser realizado em um único ambiente.

A Linkana é o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede. Nossa base de dados de perfis compartilhados permite que compradores analisem fornecedores ativos e novos em alguns cliques.

Com isso, criamos e geramos valor com insights de informações comerciais, de risco, qualidade e diversidade, utilizados em processos de cadastro, onboarding, sourcing e análise de spend.

Somos o #SRMDoFuturo, feito para o #CompradorDoFuturo.

Preencha agora mesmo o formulário abaixo e confira como trazer a Linkana para o seu negócio!

Leo Cavalcanti

Leo Cavalcanti

Advogado, especialista em Planejamento Tributário e Finanças, soma mais de 05 anos de experiência com rotinas de auditoria empresarial e tributária, além de conhecimento em controladoria e práticas de departamento jurídico corporativo. Atualmente é CEO e um dos co-fundadores da Linkana.

Ebook

Diversidade de Fornecedores

Tenha acesso a um guia completo de como estruturar o seu programa de diversidade de fornecedores. Veja erros, acertos, cases de sucesso e boas práticas do mercado!

logo linkana

Podcast

Procurement Hero

Líderes e referências do mercado de procurement batem um papo sobre tecnologia, dados e tendências.

Teste
Descubra se você é um comprador do futuro!

Tenha acesso a um guia completo de como estruturar o seu programa de diversidade de fornecedores.Veja erros, acertos, cases de sucesso e boas práticas do mercado!

logo linkana

Ferramenta

Consulta de CNPJ

Encontre o CNPJ e mais 10 outros dados de fornecedores em segundos.

logo linkana

Ebook

Gestão de Fornecedores

Descubra como fazer um gestão de fornecedores inteligente e guiada por dados na sua empresa!