Linkana + ME: qual o resultado ao usar essas duas soluções?

Usar dois softwares de gestão de fornecedores simultaneamente pode ser uma forma de potencializar o gerenciamento desse setor. Um bom exemplo de soluções que podem ser usadas dessa maneira é Linkana + ME (Mercado Eletrônico).

A Linkana é o primeiro e maior software de gestão de terceiros em rede. Trata-se de um sistema completo que vai de ponta a ponta, ou seja, do cadastro inicial para qualificação ao encerramento do contrato.

De acordo com dados apresentados no próprio site da Linkana, as empresas usuárias da plataforma conseguiram reduzir em até 90% o tempo de homologação e aprovação. A Nivea, por exemplo, uma dessas companhias, obteve 70% a mais de volumetria de informações coletadas automaticamente de cada fornecedor.

O Mercado Eletrônico, ME, é uma plataforma que conecta compradores a fornecedores, criando uma comunidade entre esses agentes, por meio de uma combinação entre tecnologia e serviços.

A proposta da ME é oferecer aos seus usuários um comércio B2B inteligente, simples e sustentável.

Mas se ambas as soluções são voltadas para gestão de fornecedores, por quais motivos valeria a pena apostar em uma combinação entre Linkana + ME? E quais são as vantagens de softwares de gestão de fornecedores? 

Para descobrir essas respostas e, de quebra, conhecer bem as funcionalidades da Linkana e do ME, siga com sua leitura! 

Por que combinar Linkana + ME? Diferenciais de cada solução

Para explicarmos as razões pelas quais é interessante combinar Linkana + ME para aprimorar a gestão de fornecedores da sua empresa precisamos, primeiro, apresentar as características, particularidades e diferenciais de cada solução.

Linkana

A Linkana é uma plataforma hospedada em nuvem que oferece aos seus usuários todas as ferramentas necessárias para a realização de um gerenciamento de terceiros realmente completo.

Centralizado em um mesmo ambiente, profissionais de compras e procurement que usam essa solução ter acesso a diversos recursos, entre eles:

Um dos grandes diferenciais do software da Linkana é o uso de tecnologias como Inteligência Artificial e Machine Learning, o que resulta em uma análise de dados muito mais otimizada, precisa e eficiente.

Somado a todos esses pontos, é importante destacar também que nesse sistema de gestão de fornecedores os dados são atualizados em tempo real, o que confere muito mais segurança para as tomadas de decisão de profissionais da área, a exemplo do procurement manager.

Entre as vantagens da Linkana e os resultados que podem ser obtidos ao usar essa plataforma estão:

  • redução da burocracia;
  • automação de processos;
  • mitigação de riscos;
  • redução de gastos operacionais;
  • aumento da eficiência e da produtividade do time de gestão de fornecedores.

Dica de leitura: “Linkana: o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede

eBook
Gestão de Fornecedores

Aprenda como fazer uma gestão de fornecedores inteligente e guiada por dados na sua empresa.

ME (Mercado Eletrônico)

O ME, Mercado Eletrônico, é uma plataforma especializada em comércio B2B, que tem como principal objetivo desenvolver uma comunidade entre compradores e fornecedores. Para isso, ela oferece uma solução que combina tecnologia e serviços.

Se posicionando como uma solução completa para compras corporativas, o ME oferece aos seus usuários transparência e economia na realização de transações comerciais.

Para isso, as soluções disponibilizadas são:

  • e-procurement: contempla todo o fluxo operacional de compras, incluindo Request to Pay e contribuindo para redução de custos operacionais que envolvem esses processos;
  • e-sourcing: essa funcionalidade abrange planejamento de demandas, etapas de negociação com terceiros, entre outras necessidades que envolvem a gestão de fornecedores;
  • e-marketplace: ambiente online de busca e de comparação de preços, voltada tanto para compradores quanto para fornecedores encontrarem boas oportunidades de negócios.

Um dos pontos positivos dessa ferramenta é que, assim como a Linkana, ela é baseada em SaaS, Software as a Service, o que significa que ela dispensa instalação em equipamentos (computadores), facilitando bastante a sua implementação.

Outros serviços que podem ser encontrados na plataforma do ME são:

  • suporte ao comprador;
  • suporte ao fornecedor;
  • diligenciamento de transações;
  • cotação de preços;
  • gestão de pedidos;
  • leilões reverso e direto;
  • padronização de materiais e serviços;
  • homologação de fornecedores;
  • gestão de catálogos. 

Este artigo pode interessar a você: “5 tipos de soluções de gestão de fornecedores para aprimorar na sua empresa

Por quais motivos usar dois softwares de gestão de fornecedores?

A proposta por trás da ideia de mesclar Linkana + ME é que você tenha o máximo de recursos que forem possíveis para aprimorar a sua gestão de fornecedores.

Isso se torna totalmente possível porque a Linkana funciona também como uma solução de fundamentação de dados integrada.

Nosso software impulsiona o Retorno do Investimento (ROI) de outros softwares de e-procurement ao centralizar os dados de fornecedores em uma fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada com todos os sistemas de gestão usados em um negócio.

Quanto a isso, é essencial ter em mente que a área de compras e procurement deve ser vista e tratada como parte estratégica para o crescimento do negócio.

Ou seja, incluir o gerenciamento de terceiros como um dos pilares da empresa é fundamental para garantir que seu fluxo de trabalho não seja interrompido. Isso reflete direta e positivamente no relacionamento com os clientes, já que prazos e entregas serão devidamente cumpridos, e com qualidade em produtos e/ou serviços.

Consequentemente, clientes finais satisfeitos resultam no crescimento da taxa de fidelidade, no aumento do poder de atração da empresa, na conquista de um diferencial competitivo e, por fim, no aumento da lucratividade da companhia.

A combinação Linkana + ME pode ser vista como uma forma de potencializar o uso da tecnologia para a construção de uma gestão de fornecedores muito mais precisa e otimizada, justamente pela funcionalidade que acabamos de mencionar: integração de dados.

Com isso, entre os diversos benefícios que podem ser obtidos, estão:

  • redução de gastos;
  • aumento da produtividade dos profissionais dessa área;
  • diminuição de falhas;
  • automatização dos processos;
  • redução do tempo de identificação, qualificação e contratação de terceiros.

No caso, enquanto o Mercado Eletrônico contribui para a formação de uma comunidade entre compradores e fornecedores B2B de maneira simples e sustentável, a ferramenta da Linkana conta com Inteligência Artificial, o que ajuda na geração de muito mais informações para que as tomadas de decisão sejam feitas baseadas em dados.

Além disso, na Linkana a base de dados de perfis compartilhados permite que compradores analisem fornecedores ativos e novos em alguns cliques. 

Com isso, esse software cria e gera valor com insights de informações comerciais, de risco, qualidade e diversidade, utilizados em processos de cadastro, onboarding, sourcing e análise de spend.

Somos o #SRMDoFuturo, feito para o #CompradorDoFuturo.

Acesse agora mesmo o formulário abaixo e confira como ter esse sistema na sua empresa.

Leo Cavalcanti

Leo Cavalcanti

Advogado, especialista em Planejamento Tributário e Finanças, soma mais de 05 anos de experiência com rotinas de auditoria empresarial e tributária, além de conhecimento em controladoria e práticas de departamento jurídico corporativo. Atualmente é CEO e um dos co-fundadores da Linkana.

Ebook

Diversidade de Fornecedores

Tenha acesso a um guia completo de como estruturar o seu programa de diversidade de fornecedores. Veja erros, acertos, cases de sucesso e boas práticas do mercado!

logo linkana

Podcast

Procurement Hero

Líderes e referências do mercado de procurement batem um papo sobre tecnologia, dados e tendências.

Teste
Descubra se você é um comprador do futuro!

Tenha acesso a um guia completo de como estruturar o seu programa de diversidade de fornecedores.Veja erros, acertos, cases de sucesso e boas práticas do mercado!

logo linkana

Ferramenta

Consulta de CNPJ

Encontre o CNPJ e mais 10 outros dados de fornecedores em segundos.

logo linkana

Ebook

Gestão de Fornecedores

Descubra como fazer um gestão de fornecedores inteligente e guiada por dados na sua empresa!