Novidades

Novidades

Novidades

Inteligência Artificial em procurement: por que esse é o futuro?

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

2 de novembro de 2023

2 de novembro de 2023

2 de novembro de 2023

A Inteligência Artificial em procurement é um recurso extremamente válido para automatizar tarefas manuais, agilizar operações, realizar uma gestão de risco de fornecedores mais precisa, entre diversas outras funcionalidades como extração de dados para embasar tomadas de decisão e otimização de negociações.

O uso da IA nessa área já é uma realidade há algum tempo. Porém, conforme as aplicações dessa tecnologia se expandem, aumentam também as possibilidades de utilização nesse setor.

Quanto a isso, precisamos ressaltar também que, há anos, essa tecnologia vem sendo apontada como o futuro em procurement. 

Uma das provas vem de um artigo de 2017, da companhia especialista em pesquisa e consultoria em tecnologia da informação Gartner, cujo título traduzido para o português era “Prepare-se para o impacto da IA em compras”.

A matéria cita o uso da Inteligência Artificial em procurement para análise de gastos e cadastros, automação de processos de coleta, limpeza, classificação e análise de dados, e outras aplicabilidades.

A Gartner também deixou claro que a participação humana nesse setor ainda é importante e necessária, mas que as empresas não criarão valor se não implementarem IA em suas plataformas de gestão de compras.

Voltando para o momento atual, um dos termos que mais se ouve relacionado a tudo isso é o ChatGPT, que é um chatbot baseado em IA especializado em diálogo. Mas será que esse recurso pode melhorar a performance da área de compras?

Outras questões que precisam ser respondidas são: por quais motivos a Inteligência Artificial segue sendo tratada com o futuro em procurement? Com a evolução da Inteligência Artificial, em quais outros pontos essa tecnologia pode contribuir para o aprimoramento desse setor? Como adotar IA em procurement de forma responsável?

Essas e outras respostas você confere agora, neste artigo. Então, siga a leitura e fique por dentro de tudo sobre esse importante tema!

O que é Inteligência Artificial (IA)?

A Inteligência Artificial, ou simplesmente IA, é o ramo da computação que se concentra na criação de sistemas capazes de realizar tarefas que, normalmente, requerem inteligência humana. Isso inclui a capacidade de aprender, raciocinar, tomar decisões, reconhecer padrões, entre outras habilidades.

Essa tecnologia se baseia em algoritmos avançados, redes neurais, aprendizado de máquina e outras técnicas de computação para simular a inteligência humana, e está presente em muitas aplicações comuns do dia a dia, como assistentes virtuais, reconhecimento de voz e imagem, sistemas de recomendação, entre outros.

Uma das tecnologias de aplicação de IA que se tornou popularizou de forma avassaladora recentemente foi o ChatGPT, desenvolvido por uma empresa chamada OpenAI.

O que é o ChatGPT?

Professor descobre que aluno usou ChatGPT em trabalho universitário -  TecMundo

O ChatGPT da OpenAI é um modelo de linguagem baseado no conceito de “redes neurais profundas” (NLP). 

A ferramenta é treinada com milhões de exemplos de conversas e textos, e tem capacidade de entender e gerar conteúdos naturais em diversos idiomas e contextos. Ela também pode responder a perguntas, fazer resumos, traduções e muito mais.

Outra vantagem da tecnologia do ChatGPT é a capacidade de aprender e evoluir constantemente. Isso permite que ele forneça resultados mais precisos e relevantes à medida que é alimentado com novos dados e informações.

Por isso, bases de dados complementares são extremamente importantes para o ChatGPT, pois permitem ampliar sua capacidade de aprendizado e melhorar sua eficiência.

Sam Altman steps down as the president of startup program Y Combinator

O ChatGPT é incrivelmente limitado, mas bom o suficiente em algumas coisas para criar uma impressão enganosa de grandeza.” — Sam Altam, CEO da OpenAI.

Quais podem ser o uso da Inteligência Artificial em procurement?

São diversas as formas de uso da IA em procurement. Por exemplo, aplicar recursos como o ChatGPT nesse setor pode automatizar e melhorar vários aspectos do processo de aquisição de bens e serviços. Isso pode incluir tarefas como categorização de fornecedores, análise de preços, negociação de contratos e monitoramento de fornecedores.

Contudo, não para por aí! Há várias outras aplicações da IA do ChatGPT em procurement que podem ser utilizadas. As principais são:

  • análise de dados de compras;

  • extração de dados;

  • automação de tarefas;

  • classificação de categorias de compras;

  • otimização de negociações;

  • busca de fornecedores e RFx;

  • gestão de riscos de fornecedores.

Análise de dados de compras

O ChatGPT pode analisar grandes quantidades de dados, incluindo preços históricos e comportamentos de compra, viabilizando a identificação de oportunidades de economia e negociação.

Extração de dados

A tecnologia de NLP do ChatGPT permite que ele extraia de maneira automática informações importantes de documentos como contratos e pedidos de compra, incluindo preços, data de entrega, materiais, fornecedores e termos de pagamento.

Automação de tarefas

A tecnologia de IA pode automatizar tarefas repetitivas e demoradas, incluindo follow-up de faturas, pedidos de compra e renovação de contratos.

Classificação de categorias de compras

O ChatGPT pode classificar categorias de compras, identificando rapidamente em quais pontos as despesas estão sendo geradas e o que está sendo comprado. Isso permite uma melhor gestão de despesas e otimização do orçamento.

Otimização de negociações

A IA do ChatGPT pode ajudar as equipes de compras a identificarem oportunidades de negociação com fornecedores, além de fornecer sugestões sobre como obter preços mais baixos e melhores condições de pagamento a partir de dados analisados.


Modernize ainda hoje sua gestão de fornecedores

Preencha o formulário abaixo e descubra a plataforma de SRM mais completa e integrada do Brasil.


Busca de fornecedores e RFx

A IA do ChatGPT pode ajudar na busca de novos fornecedores, incluindo a identificação de empresas fornecedoras qualificadas e a geração de RFx (Request for Proposal, ou Solicitação de Proposta) automaticamente. 

Por exemplo, essa tecnologia tem o potencial para pesquisar bases de dados e fornecer informações sobre fornecedores que atendem aos critérios específicos da empresa, além de gerar as requisições baseadas na busca.

Gestão de riscos de fornecedores

O ChatGPT pode ajudar a identificar e avaliar riscos associados a fornecedores, incluindo questões financeiras, compliance, segurança, ESG e D&I.

Dica! Não deixe de conferir este episódio do Procurement Hero, podcast da Linkana!

https://open.spotify.com/episode/6LFyeTRUPN2rFBedMg7NpO?si=em8S3WFeTcidUI84N1SqJQ

Como procurement pode adotar IA de maneira responsável?

Segundo o Fórum Econômico Mundial, organização sem fins lucrativos responsável pelos encontros anuais entre as maiores empresas do mundo, a melhor maneira de procurement adotar IA de forma sustentável e superar os desafios da complexidade da implementação dessa tecnologia, é adotando algumas medidas específicas.

Conforme publicado pela entidade no documento "Adopting AI Responsibly: Guidelines for Procurement of AI Solutions by the Private Sector", essas boas práticas são:

  • alinhar IA com a estratégia de negócio;

  • criar uma estratégia de dados;

  • garantir ética e sustentabilidade nos processos;

  • promover governança, risco e conformidade.

Dica! Entenda todos os detalhes sobre esses pontos lendo a newsletter "Comprador, ainda é quarta-feira!" de Leo Cavalcanti, CEO e cofundador da Linkana. 

Qual a oportunidade do "salto" de IA em procurement?

IA pode representar um "salto" em procurement quando essa tecnologia é aplicada em frentes como:

  • melhorias para as áreas requisitantes;

  • processos de compras em pequenas e médias empresas;

  • busca e avaliação de fornecedores.

Melhorias para as áreas requisitantes

Por "salto de IA em procurement", entenda transpor etapas que causam uma transformação digital histórica nos processos realizados por uma empresa ou segmento.

Trazendo isso para os sistemas de gestão de compras, comumente, os softwares disponíveis atendem bem os profissionais dessa área, mas não de outras. 

Assim, os requisitantes de matéria-prima, insumos, ou outros itens, costumam se deparar com processos burocráticos, complexos e demorados para ter a aprovação dos seus pedidos e recebimento do que foi solicitado.

Um dos saltos de IA em procurement seria, justamente, contribuir para a otimização desse processo, por meio da inclusão de soluções LLM (large language mode) como o ChatGPT nos softwares voltados para gestão de compras.

Processos de compras em pequenas e médias empresas

É um tanto normal encontrar sistemas de compras em grandes empresas. Porém, as de porte menor, esbarram no custo das soluções, que pode ser alto para o momento financeiro que vivem.

Todavia, o salto de IA em procurement pode ser a realização de atividades menos complexas e sofisticadas do setor, compatíveis com o formato de atuação e modo de trabalho de pequenas e médias empresas.

Negociação com fornecedores, recebimento de requisições de compras e pagamentos são ótimos exemplos de processos que companhias de portes menores podem fazer com o uso da Inteligência Artificial.



Busca e avaliação de fornecedores

Algo um tanto complicado de reconhecer nesse setor é que os marketplaces B2B de procurement não geraram os resultados esperados.

Ainda hoje, o mais comum é buscar fornecedores por meio de uma combinação de pesquisas em sites como o Google e indicações de outros profissionais, tanto internos quanto externos.

A Inteligência Artificial pode contribuir para um salto em procurement ao viabilizar a criação de sistemas que mescle os recursos e formas de busca que citamos em um mesmo sistema, incluindo requisitos de avaliação como questões técnicas e financeiras.

Por que o futuro de procurement envolve o uso da Inteligência Artificial?

O futuro de procurement envolve o uso da Inteligência Artificial porque traz diversos benefícios para essa área, tais como:

  • aumento do potencial do time de compras e procurement na identificação de novas oportunidades de negociação com fornecedores;

  • contribuição para tomadas de decisões baseadas em dados; 

  • promoção de melhora contínua no fluxo operacional dessa área;

  • automatização de tarefas e processos repetitivos, tirando-os da execução manual;

  • aumento da produtividade dos profissionais;

  • identificação mais rápida de novos mercados e/ou fornecedores;

  • aprimoramento do relacionamento com os fornecedores.

Mesmo com todas essas vantagens que já podem ser obtidas, todos os exemplos que demos até agora, com certeza, são só “a ponta do iceberg”. 

Esse é tido como o futuro de procurement porque muitas novidades ainda estão por vir, principalmente no que se refere a melhorias da linguagem e aplicações comerciais com essa tecnologia nesse setor.

Como você vê o futuro de procurement com IA?

Você acredita no potencial de tecnologias como a IA do ChatGPT, ou ainda é cético para esse tipo de aplicação? Precisa de mais informações para responder essa pergunta? 

Então, confira abaixo outros artigos do blog da Linkana falam sobre o tema!

Como a Linkana ajuda a aprimorar sua gestão de fornecedores?

A Linkana é a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores analisem e homologuem fornecedores em alguns cliques. 

Usamos tecnologias como Machine Learning, armazenamento em nuvem e Inteligência Artificial para resolver as principais falhas em procurement — a exemplo da falta de uma base de dados de fornecedores compartilhadas, solução que você só encontra no nosso sistema!

Os diferenciais da Linkana, em comparação a outros softwares de gestão de fornecedores disponíveis no mercado são:

  • PERFIL UNIVERSAL DO FORNECEDOR → Com os perfis de fornecedores compartilhados da Linkana, dados e documentos de fornecedores são reaproveitados em rede, compartilhando informações atualizadas entre múltiplos compradores e acelerando processos de forma automatizada e sem burocracia.

  • MELHORES INSIGHTS → Nossos insights são construídos e compartilhados com a inteligência das maiores corporações do Brasil, garantindo aderência às melhores práticas e exigências de mercado.

  • PLUG N' PLAY →  Conecte seu sistema legado, ERP ou e-procurement com nossa fundação de dados de fornecedores, tornando-a sua fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada em questão de minutos.

Entenda melhor tudo o que temos a oferecer para sua empresa. Preencha agora mesmo o formulário abaixo!


Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores

Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores.

OUTROS CONTEÚDOS

Descubra mais novidades e tendências do mercado de procurement