Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

O que é Matriz de Kraljic e como aplicá-la nos processos de compras?

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

7 de março de 2022

7 de março de 2022

7 de março de 2022

Organizar um planejamento de compras para empresas é um processo complexo, especialmente se a operação for grande. Por isso, o departamento responsável pode usar ferramentas como a Matriz de Kraljic para orientar a rotina comercial.

Ao longo dos anos, as organizações criaram modus operandi próprios para negociar com fornecedores e manter suas atividades em andamento, driblando os desafios econômicos e políticos do mercado.

Porém, nesse caminho, as empresas passaram por vários desafios e pensar estrategicamente na gestão da logística de suprimentos tornou-se ainda mais relevante para controlar os riscos e o impacto que eles podem causar nos negócios e nos lucros.

Esse trabalho pode ser melhor estruturado com a ajuda de metodologias como  a Matriz de Kraljic. Quer saber mais sobre ela e como aplicá-la no seu processo de compras? Continue a leitura do artigo e confira.

O que é Matriz de Kraljic?

A Matriz de Kraljic é uma ferramenta que auxilia a gestão da cadeia de suprimentos, dividindo o processo de compra em quatro categorias (itens não críticos, de alavancagem, de gargalo e estratégicos) de acordo com o grau de risco e a importância da compra ou fornecedor para a empresa.  

Essa metodologia foi criada pelo autor Peter Kraljic e publicada em 1983 no artigo ‘Purchasing Must Become Supply Management’ na revista Harvard Business Review.

Os riscos incluem cenários como monopólio na área do produto ou serviço a ser adquirido, custo inicial e substituição de tecnologia. Já a importância da compra reflete na rentabilidade (lucro) e na estabilidade da cadeia produtiva

A subdivisão em categorias permite que as empresas definam estratégias de compra específicas para cada um dos quatro tipos de compras ou fornecedores envolvidos na operação.

Qual é a função da Matriz de Kraljic?

A Matriz de Kraljic tem como função ajudar o setor de compras a entender os tipos de compras que a empresa precisa fazer, considerando os custos e os riscos que cada fornecedor agrega nesse processo.

Dessa forma, os responsáveis pela negociação sabem onde podem usar seu poder de barganha, onde estão mais dependentes de um determinado fornecedor e onde existe um gargalo em relação a logística, entre outras situações.

Tendo uma visão clara desse cenário, o setor pode se dividir para estudar cada um deles e decidir as melhores abordagens de venda para que o processo tenha um resultado vantajoso.

Leia também >>> Como estruturar um departamento de compras: guia completo.

Como funciona a Matriz de Kraljic?

Agora que você já sabe o que é a Matriz de Kraljic e sua função, vamos entender como ela funciona e quais são as análises necessárias em cada categoria.

A matriz é representada no formato de gráfico com dois eixos, onde as categorias são divididas em quatros quadrantes.

Fonte: Blog na Garage.

Eixos X e Y

Na análise da Matriz de Kraljic, os eixos indicam o impacto alto ou baixo que cada categoria tem no processo de compra.

Eixo X: grau de complexidade dos riscos de fornecimento

O risco pode ser alto ou baixo, dependendo da disponibilidade do item no mercado e da quantidade de fornecedores oferecendo o produto/serviço

Eixo Y: importância estratégia da compra

Nesse eixo, a importância é proporcional ao impacto que a compra tem nos lucros e no andamento das atividades da empresa.

Modernize ainda hoje sua gestão de fornecedores

Preencha o formulário abaixo e descubra a plataforma de SRM mais completa e integrada do Brasil.

Categorias

As quatro categorias da Matriz de Kraljic são:

  • itens não críticos; 

  • itens de alavancagem; 

  • itens de gargalo;

  • itens estratégicos.

Veja o que é analisado em cada uma delas:

Itens não críticos

Nessa categoria, estão os itens que têm um baixo impacto na estratégia e, consequentemente, nos resultados financeiros da empresa. São fáceis de comprar, pois existem vários fornecedores disponíveis. 

As compras desses itens podem ser automatizadas para agilizar o processo de compra e dar mais produtividade para a equipe.

Leia mais: O que é e-procurement: conceito + funcionamento + vantagens.

Itens de alavancagem

No quadrante acima, ficam os itens de alavancagem que representam um alto impacto nos resultados da empresa, mas que também possuem muitos fornecedores acessíveis no mercado.

Na negociação, o poder de barganha da empresa como compradora é alto, permitindo escolher o fornecedor ideal e negociar uma proposta vantajosa.

Itens de gargalo

Os itens de gargalo da Matriz de Kraljic são aqueles que possuem poucos ou um único fornecedor no mercado. Dessa forma, o poder de barganha do fornecedor ganha força na negociação. 

Daí a importância de ter um bom relacionamento e uma rede de parceiros confiáveis para não ficar dependente de apenas um.

Itens estratégicos

Fechando o último quadrante da Matriz de Kraljic estão os itens estratégicos que são itens cruciais para a atividade da empresa, impactam nos lucros, mas não são vendidos por muitos fornecedores, gerando uma dependência maior.

Para contornar esse cenário, o departamento de compras precisa criar parcerias de longo prazo, formalizadas em contratos para que esses itens cheguem nas datas previstas e não faltem.

Como montar a Matriz de Kraljic para compras?

Agora que você entende como funciona, pode colocar a Matriz de Kraljic em prática na sua empresa.

O primeiro passo é classificar as compras na categoria correspondente. Para isso, a equipe precisa analisar cada item em relação ao volume do pedido, número de fornecedores, qualidade oferecida, etc.

A próxima etapa é avaliar os fornecedores disponíveis para cada item no mercado, suas características fortes e compará-los às forças da empresa. Assim, na hora da compra, a equipe pode se preparar para o poder de barganha do fornecedor e usar melhor o poder de barganha da empresa.

Para analisar melhor o cenário visualmente, pode-se criar uma versão do gráfico da Matriz de Kraljic utilizando cores diferentes para marcar em qual categoria a empresa tem mais oportunidades e quais são as principais vulnerabilidades.

Por fim, depois a equipe de compras cria planos de ação para que a matriz opere de forma estratégica, abordando os melhores fornecedores para fechar negócios vantajosos.

Leia também: O que é matriz estratégica de compras + 4 dicas para utilizar.

Faça uma avaliação mais precisa de fornecedores

Quer automatizar as análises de compliance, homologação e gestão de fornecedores na sua empresa e aplicar a Matriz de Kraljic com mais precisão?

A plataforma da Linkana realiza consultas públicas de compliance com o auxílio das tecnologias de Robot Process Automation (RPA) e machine learning. 

Quer mais? Então que tal cadastrar fornecedores com apenas um clique, gerenciar documentos sem burocracia e monitorar a base ativa em uma única plataforma?

Faça uma demonstração gratuita do nosso software agora mesmo. Basta preencher o formulário para agendar uma reunião:

Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores

Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores.

OUTROS CONTEÚDOS

Descubra mais novidades e tendências do mercado de procurement