Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Linkana ESG Rating: o que é e como funciona essa ferramenta?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

March 23, 2023

March 23, 2023

March 23, 2023

O Linkana ESG Rating é uma ferramenta de análise de riscos dos indicadores ambientais ESG — sigla para o termo em inglês environmental, social and governance, que em tradução significa ambiental, social e governança.

O objetivo dessa solução é identificar se uma empresa a ser contratada apresenta algum tipo de risco reputacional ou operacional que possa comprometer negativamente essa relação comercial.

Quanto a isso, vale destacar que, relacionar o nome do seu negócio a um que apresente comportamentos contrários aos que os consumidores, investidores e demais stakeholders esperam, afeta seriamente sua reputação corporativa.

Ainda que sua companhia não esteja envolvida diretamente com as práticas errôneas do contratado, tê-lo na lista de parceiros de negócio ou de fornecedores é um ponto bastante negativo perante o mercado.

Por outro lado, o alinhamento das práticas ESG é benéfico para todos os envolvidos, ajudando, inclusive, a melhorar o relacionamento com clientes e, consequentemente, a lucratividade da companhia.

Segundo dados do relatório “ESG – A importância e os impactos da sigla pelas lentes de quem consome”, da MindMiners e do Google, quatro entre cinco brasileiros consideram importante a atuação das empresas e marcas em ações relacionadas aos conceitos socioambiental e de governança.  

Somado a isso, 66% dos entrevistados disseram que se sentem mais próximos da marca quando ela patrocina temas de seus interesses e se posicionam frente a eles.

Uma forma de se posicionar e, com isso, atender às expectativas dos clientes, é escolhendo fornecedores que sigam os mesmos valores ESG.

Mas como identificar esse perfil? Com o Linkana ESG Rating! Confira, agora, tudo sobre essa solução exclusiva da Linkana!

O que é Linkana ESG Rating?

O Linkana ESG Rating é a solução da Linkana voltada para análise de riscos de indicadores ESG. Por meio de pontuações atribuídas a critérios ambiental, social e de governança, você  verifica se o fornecedor está ou não condizente com práticas voltadas para esse fim.

Confira a explicação de Leo Cavalcanti, CEO e cofundador da Linkana, sobre essa incrível funcionalidade!

https://www.youtube.com/watch?v=T1DmQi-JmKQ

Como funciona o Linkana ESG Rating?

O Linkana ESG Rating funciona com base nos dados objetivos e informações fornecidas pela empresa que será avaliada. Para cada indicador ESG é atribuída uma nota, gerando um total que indica o nível de comprometimento do fornecedor com essa prática.

Como funciona essa pontuação?

Para o funcionamento desse sistema ficar mais claro, é bem importante que você entenda como são atribuídas as pontuações, seus pesos e valores.

O sistema de análise de dados e de Inteligência Artificial (IA) do sistema da Linkana realiza automaticamente o cálculo, com notas que vão de 0 a 10 — quanto maior a pontuação em cada quesito, menor o risco e melhor a reputação da empresa analisada.

Para isso, o cálculo é dividido entre as três categorias ESG:

  • Ambiental: análise de dados públicos e privados do fornecedor quanto a questões como conformidade, certificações ambientais e licenciamento:

  • conformidade ambiental: análise de autuações, infrações e processos ambientais do negócio, sócios e partes relacionadas.

  • certificações ambientais (em breve): análise da existência, ou não, de certificações de gestão ambiental ABNT NBR ISO 14001:2015, de acordo com Organismos de Certificação de Sistemas de Gestão Ambiental acreditado pelo INMETRO.

  • Social: análise de dados públicos e privados sobre autuações de trabalho escravo, mão de obra infantil e regularidade trabalhista.

  • trabalho forçado ou análogo ao escravo: análise do comportamento atual ou histórico da empresa, seus responsáveis e envolvidos sobre “listas sujas de trabalho escravo“, atuações ou processos sobre essa condição ou trabalho forçado;

  • trabalho infantil (em breve): análise do comportamento atual ou histórico da empresa, seus responsáveis e envolvidos quanto à prática de trabalho infantil;

  • diversidade e igualdade de oportunidades (em breve): análise do comportamento atual ou histórico da empresa, seus responsáveis e envolvidos quanto ao não cumprimento de cotas de inclusão de PcDs, Pessoas com Deficiência;

  • não discriminação (em breve): análise do comportamento atual ou histórico da empresa, seus responsáveis e envolvidos quanto a questões e comportamentos de discriminação racial, de gênero e/ou opção sexual.

  • Governança: análise de dados públicos e privados sobre situação cadastral do fornecedor, processo falimentar e ações de combate à corrupção:

  • situação cadastral: análise de regularidade fiscal da matriz da companhia que está sendo analisada;

  • situação falimentar: análise quanto à existência de processo falimentar e/ou de recuperação judicial;

  • combate à corrupção: análise do comportamento atual ou histórico da empresa, seus responsáveis e envolvidos no que se refere a listas como Inabilitados no Tribunal de Contas da União (TCU), Cadastro de Empresas Inidôneas e Suspensas (CEIS), entre outras;

  • certificações de qualidade (em breve): análise quanto à existência, ou não, de certificações de gestão da qualidade ABNT NBR ISO 9001:2015 com acreditação pelo INMETRO;

  • sanções internacionais (em breve): análise do comportamento atual ou histórico da empresa, seus responsáveis e envolvidos no que se refere a listas de sanções da Agência de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC), Organizações das Nações Unidas (ONU), entre outras.


Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Qual a importância do Linkana ESG Rating?

O sistema de ESG Rating da Linkana é importante para identificar fornecedores que trabalham de maneira consciente nos âmbitos socioambientais e de governança.

Com essa solução, você verifica e mede o comprometimento, o envolvimento e a transparência da empresa que será contratada frente às práticas esperadas de ESG.

Como dissemos logo na abertura deste artigo, firmar parceria com companhias que adotam condutas ambientais, trabalhistas e sociais inapropriadas fere a imagem do seu negócio, ainda que não haja envolvimento direto.

Esse reflexo impacta diretamente o relacionamento do público com a sua marca, no ponto de vista de investidores atuais e futuros, e no seu posicionamento no mercado, levando à perda de credibilidade e, consequentemente, de faturamento.

Dica de leitura: “Como melhorar a reputação da empresa: estratégias eficazes para fortalecer sua organização

Quais são os benefícios do Linkana ESG Rating?

O principal benefício dessa solução é facilitar o processo de análise de risco e de gestão de fornecedores.

Essa vantagem é obtida graças à estruturação de uma pontuação única, que comprova o nível de reputação ESG dos negócios analisados.

Outro ponto positivo do Rating ESG da Linkana é que não somente a empresa é analisada, mas também seus sócios, administradores e demais agentes diretamente relacionados.

Com isso, você tem uma visão realmente macro do negócio com o qual pretende fechar parceria, abrangendo todas as vertentes que podem impactar sua conduta.

O que são ratings de ESG? 

Estamos falando muito sobre ratings de ESG ao longo deste artigo. Mas você sabe exatamente o que isso significa?

Ratings de ESG são avaliações que apontam o nível de comprometimento e de aderência de uma companhia a práticas socioambientais e de governança.

Em outras palavras, são avaliações que mensuram se uma empresa está realmente envolvida com o conceito ESG, o grau desse envolvimento, e quanto o dia a dia e os processos adotados comprovam a aplicabilidade dessa ideia.

Por que avaliar ratings de ESG?

Avaliar ratings de ESG dos fornecedores condiz com a premissa que já debatemos aqui, que é ter parâmetros para detectar negócios que estejam alinhados a esse conceito, mostrando-se condizentes com os valores e as boas práticas adotadas por sua empresa.

Isso garante que você fechará parcerias com fornecedores comprovadamente idôneos, evitando riscos que podem comprometer o crescimento e a saúde financeira da sua companhia. E, como também dissemos, a Linkana pode ajudar sua empresa com isso. 

No que mais a Linkana pode ajudar seu negócio?

Além do ESG Rating, outra funcionalidade que você só encontra na nossa plataforma é o Linkana Network, ferramenta que resolve uma das maiores falhas de procurement: a ausência de uma base de dados de fornecedores compartilhada.

O Linkana Network é a primeira solução de fundação de dados de fornecedores no Brasil. Trata-se de uma rede que unifica dados compartilhados dos fornecedores, gerando uma série de vantagens para o seu negócio.

Dos diversos benefícios de dividir cadastrados qualificados de fornecedores com outras empresas que usam o nosso sistema, os que mais se destacam são:

  • diminuição do tempo necessário para encontrar os melhores fornecedores para sua companhia;

  • aumento da produtividade do time de compras e procurement, visto que a carga de trabalho é reduzida, deixando-os livres para se dedicarem a outras tarefas relacionadas à gestão de fornecedores tão importantes quanto;

  • aprimoramento da gestão de risco reputacional, operacional, entre outros característicos desse tipo de contratação;

  • processo de onboarding efetuado mais rapidamente;

  • acesso a dados comerciais e performance dos fornecedores padronizados, facilitando a dinâmica e a rotina de trabalho do setor;

  • conexão simplificada a outras soluções de procurement, viabilizando o aproveitamento de informações e dados de fornecedores vindos de outras fontes.

Conheça mais sobre a Linkana!

A Linkana é a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores busquem, analisem e homologuem fornecedores em alguns cliques. 

Com isso, aceleramos radicalmente processos de onboarding, análise e monitoramento de fornecedores, utilizando dados e insights compartilhados entre as maiores corporações do Brasil.

Entre nossos maiores diferenciais — em comparação a outros sistemas de gerenciamento de fornecedores disponíveis no mercado —, estão:

  • PERFIL UNIVERSAL DO FORNECEDOR → Com os perfis de fornecedores compartilhados da Linkana, dados e documentos de fornecedores são reaproveitados em rede, compartilhando informações atualizadas entre múltiplos compradores e acelerando processos de forma automatizada e sem burocracia.

  • MELHORES INSIGHTS → Nossos scores, ratings e certificações proprietários são construídos e compartilhados com a inteligência das maiores corporações do Brasil, garantindo aderência às melhores práticas e exigências de mercado.

  • PLUG N' PLAY →  Conecte seu sistema legado, ERP ou e-procurement com nossa fundação de dados de fornecedores, tornando-a sua fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada em questão de minutos.

Preencha agora mesmo o formulário abaixo e confira como ter o Linkana ESG Rating, acesso a uma base de dados de fornecedores compartilhada, e várias outras funcionalidades para aprimorar a gestão de fornecedores da sua empresa!

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market