Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Inteligência artificial na análise de dados: como usar na sua gestão?

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

27 de maio de 2022

27 de maio de 2022

27 de maio de 2022

A inteligência artificial na análise de dados é um dos principais pilares de uma gestão estratégica de fornecedores. Com mercado cada vez mais competitivo, é necessário usar a tecnologia a seu favor para alcançar melhores resultados.

Isso porque a inteligência artificial é responsável pela otimização de processos, que tornam as ações estratégicas mais eficientes e assertivas.

Ela pode ser usada com o objetivo de deixar a gestão de fornecedores mais inteligente, rápida e orientada a dados. Facilitando, portanto, a tomada de decisões.

Ficou curioso? Continue a leitura e entenda mais sobre análise de dados com inteligência artificial.

O que é inteligência artificial?

Com certeza você já se deparou com algum tipo de inteligência artificial (IA). Cada vez mais presente no dia a dia, ela engloba algoritmos que ajudam a melhorar estratégias diversas.

Quer um exemplo? É por meio da inteligência artificial que os anúncios pagos em redes sociais e sites de buscas conseguem segmentar seu público-alvo.

Logo, essa ferramenta é muito útil para sistemas de gestão de toda empresa. Há coleta de documentos e informações, análise de dados, relatórios prontos em pouco tempo, avaliação de fornecedores feita de maneira rápida e eficiente.

Ou seja, a inteligência artificial é capaz de imitar comportamentos e potencializar características humanas, como tomada de decisões, aprendizado, resolução de problemas práticos, entre outros. 

Como funciona a inteligência artificial na análise de dados?

Vamos entender melhor como funciona a análise de dados com inteligência artificial nas empresas? Montamos abaixo um passo a passo para simplificar:

  • os dados são inseridos em um sistema ERP que é integrado com soluções de IA;

  • de forma automática, os dados são anexado no sistema;

  • cada interação dentro do software promove a identificação e o reconhecimento de padrões por meio do Machine Learning e Deep Learning;

  • geração de relatórios completos.


Modernize ainda hoje sua gestão de fornecedores

Preencha o formulário abaixo e descubra a plataforma de SRM mais completa e integrada do Brasil.

Inteligência artificial na análise de dados

A inteligência artificial na análise de dados voltada para gestão de fornecedores automatiza todo o processo operacional, como coleta, registro, classificação e análise de informações de empresas fornecedoras.

Além disso, ela pode realizar homologação e avaliação de fornecedores de forma rápida, com dados atualizados, garantindo uma melhor tomada de decisões.

A análise de dados com inteligência artificial gera insights capazes de fornecer dados que seriam coletados manualmente durante semanas. Consegue entender o quão ela facilita, simplifica e agiliza a gestão de fornecedores?

Veja as principais aplicações de inteligência artificial em todas etapas do processo de gerenciamento:

  • avaliação e gestão de riscos do fornecedor;

  • classificação de documentos e informações que promovem redução de custos ou identificação de produtos comprados de fornecedores que possuem práticas eficazes de sustentabilidade;

  • histórico e extração de faturas;

  • revisão e aprovação automática de ordem de compras;

  • gestão automatizada de contrato .

A inteligência artificial na análise de dados ajuda a organizar informações que, antes, ficavam espalhadas por e-mails, cadernos, folhas soltas, pastas e mais pastas ou até post-it.

Em suma, podemos dizer que a inteligência artificial torna a empresa mais competitiva no mercado. Seus colaboradores produzem melhor, desenvolvem visão analítica e de melhoria contínua e tomam decisões com maior precisão.

Leia mais: Processo de Due Diligence de Fornecedores: Quais informações pedir para realizar esse processo?

Benefícios da inteligência artificial na análise de dados

As empresas que adotam a análise de dados com inteligência artificial recebem diversos benefícios corporativos. Principalmente quando se fala sobre avaliação de fornecedores.

O primeiro deles é a redução de custos devido a três aspectos:

  • monitoramento constante para reduzir gastos desnecessários na empresa;

  • aumento da produtividade dos colaboradores e o uso do tempo para análise estratégica;

  • indicadores de desempenho em tempo real que avaliam fornecedores para a entrega combinar com as demandas de vendas.

Outra vantagem fornecida pela inteligência artificial na análise de dados é a previsão mais assertiva e objetiva de projeções de compras e vendas. A IA fornece relatórios e insights inteligentes. 

Além disso, há a previsão de tendência do mercado, pois, por meio da interpretação de dados, é possível saber em qual época do ano há mais vendas. Com isso, pode-se programar a compra de forma mais assertiva, sem gerar desperdícios. Ou seja: o negócio se torna mais competitivo.

E o melhor: a facilidade é tanta que os dados integrados geram aprendizado na ferramenta de inteligência artificial. Ela aprende com as mudanças percebidas e passa a analisar de forma mais certa, rápida e segura.

Há ainda os indicadores de desempenho fornecidos que garantem um bom acompanhamento da performance do fornecedor. Logo, a IA contribue para gerar feedbacks e promover a cultura de melhoria contínua em todas as etapas da cadeia de suprimentos.

Confira mais algumas vantagens da IA na gestão de empresas:

  • agilidade de insights;

  • visão integrada de projetos;

  • redução do índice de erro

Para finalizar, a inteligência artificial na análise de dados garante um melhor relacionamento com seu fornecedor. Tornando a relação mais transparente, confiável e duradoura.

A IA na gestão de fornecedores é um dos suportes corporativos para a melhorar os resultados operacionais e financeiros, promovendo a sustentação e a melhoria constante da qualidade da entrega.

Saiba mais: Relacionamento com fornecedores: confira guia prático com 9 dicas para aprimorar parcerias

Como implementar a análise de dados?

Inicialmente você deve analisar quais são as necessidades e as demandas do seu setor de compras e suprimentos. Dessa forma, fica mais fácil encontrar uma plataforma de gestão e avaliação de fornecedores que atenda à sua realidade.

O segundo passo é buscar opções no mercado, principalmente as mais modernas, que oferecem insights, monitoramento constante, integração de dados eficiente e relatórios que deem suporte aos processos de tomada de decisão.

Outro ponto a ser considerado nessa escolha é avaliar a interface do sistema.  Ele deve ser intuitivo, simples e ágil.

Viu como é vantajoso para empresas de qualquer setor investirem em inteligência artificial na análise de dados? A gestão se torna mais estratégica e focada em resultados. Afinal, tudo é mensurado, coletado e interpretado.

Quer entender melhor como isso funciona? Preencha o formulário abaixo e entenda como analisar fornecedores de maneira inteligente e orientada a dados:

Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores

Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores.

OUTROS CONTEÚDOS

Descubra mais novidades e tendências do mercado de procurement