Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de fornecedores para a construção civil: como superar os riscos?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

September 21, 2022

September 21, 2022

September 21, 2022

Para a realização de uma boa gestão de fornecedores para a construção civil, há uma série de critérios que precisam ser avaliados, tais como verificar se o terceiro atende às exigências legais e normas técnicas e quais certificações possui.

Um dos motivos de direcionar o olhar para pontos como esses é que o compliance na construção civil é uma forma de garantir a compra de produtos e/ou serviços de qualidade.

Adquirir suprimentos de baixa qualidade, por exemplo, coloca em risco a segurança da obra durante e após a sua execução, podendo gerar sérios transtornos aos proprietários, o que também compromete a imagem da construtora.

Falhas como a não entrega de materiais no prazo estabelecido levam ao atraso da construção, o que tende a elevar os gastos operacionais e o nível de insatisfação do cliente final, que demorará mais tempo para tomar posse do seu imóvel.

Caso o fornecedor apresente algum problema de relacionamento durante o contrato, dependendo da gravidade da falha, pode até ser necessário que o time de compras e procurement da construtora precise buscar, de forma emergencial, outro terceiro.

Como você deve ter percebido apenas com essa informação inicial, a gestão de fornecedores para a construção civil tem desafios e riscos bem particulares que precisam ser superados para que a empresa alcance os resultados esperados.

Você sabe quais são esses obstáculos e como resolvê-los? Então siga a leitura deste artigo e descubra!

Os 3 principais riscos da gestão de fornecedores para a construção civil

Dos riscos pertinentes a uma gestão de fornecedores para construção civil, os três que mais se destacam e, por isso, requerem atenção maior, são:

  • riscos de mão de obra terceirizada;

  • riscos trabalhistas de passivos;

  • riscos de saúde e segurança do trabalho dos terceiros.


Riscos de mão de obra terceirizada

Contratar mão de obra terceirizada é uma prática bastante comum no ramo de construção civil. Entre as principais vantagens desse recurso estão o fato de que não é preciso se preocupar com gestão de pessoas — incluindo contratação e demissão, por exemplo —, o que leva à diminuição dos gastos com folha de pagamento.

Porém, é preciso ter em mente que existem alguns riscos de terceirizar serviços da empresa, e um deles é de reputação.

Trabalhadores terceirizados trazem a imagem da empresa para a qual originalmente trabalham. Dependendo de como é a visão dessa companhia no mercado, a contratante pode ter impactos positivos ou negativos.

Ou seja, se o nome da terceirizada estiver relacionado à manipulação de resultados ESG, trabalho escravo, ou outras práticas ilegais e a sua empresa a contratar, há grandes chances de o nome do seu negócio ser vinculado a essas práticas. 

Isso tende a levar ao comprometimento do relacionamento com clientes, investidores, e até mesmo outros fornecedores.

Riscos trabalhistas de passivos

Ainda que a contratação de terceiros desonere a sua empresa de práticas trabalhistas, ela pode ser citada em ações que, porventura, sejam abertas por ex-trabalhadores da terceirizada.

Os riscos trabalhistas passivos aos quais estamos nos referindo aqui são aqueles que afetam diretamente o cumprimento das leis voltadas para esse setor, por exemplo:

  • exigência do cumprimento de horas extras;

  • descumprimento do intervalo de descanso exigido;

  • não fornecimento de equipamentos de segurança individuais (EPIs).


Uma boa gestão de fornecedores para a construção civil precisa garantir que problemas como esses não acontecerão. Para isso, é fundamental qualificar corretamente os fornecedores, por meio de uma análise criteriosa de documentos e da adoção do conceito Know You Supplier (KYS).


Riscos de saúde e segurança do trabalho dos terceiros

Seguindo essa linha de raciocínio, é primordial que durante a gestão de fornecedores para a construção civil o cuidado com a saúde e segurança dos terceirizados seja considerado e garantido.

Falta de treinamento adequado para operar maquinários, e não fornecimento de EPIs, são apenas alguns exemplos de ações que podem resultar em acidentes de trabalho, alguns inclusive graves.

Quando situações como essas acontecem, além comprometer a saúde do trabalhador e de colocar a sua vida em risco, o fluxo de trabalho do seu negócio pode ser afetado. Isso leva a outras consequências, tais como o atraso na entrega da obra.

O gerenciamento de fornecedores para a construção civil precisa abranger também a fiscalização de pontos como esses, os quais podem ser considerados critérios para a avaliação de performance desses parceiros. 


Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Como a Linkana ajuda a mitigar esses riscos?

A Linkana é o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede. Nossa base de dados de perfis compartilhados permite que compradores analisem fornecedores ativos e novos em alguns cliques. 

Com isso, criamos e geramos valor com insights de informações comerciais, de risco, qualidade e diversidade, utilizados em processos de cadastro, onboarding, sourcing e análise de spend.

Diferenciais

Um dos grandes diferenciais da Linkana é o conceito Supplier Open Profile, que padroniza a definição de dados relevantes de terceiros de acordo com as melhores práticas de mercado, trazendo efeito de rede para o envio e análise de dados entre vários compradores, com informações ESG e de D&I.

Outros pontos que destacam a solução da Linkana das demais disponíveis no mercado são:

  • base de dados viva e unificada: nesse sistema, o controle dos dados para os fornecedores é feito de maneira inteligente, com dados públicos atualizados automaticamente e enviados uma única vez, evitando informações incompletas, obsoletas ou duplicadas;

  • fundação de dados integrada: impulso do retorno do investimento (ROI) de ferramentas de e-procurement, por meio da centralização dos dados de fornecedores em uma fonte única de verdade, dinâmica e que pode ser 100% integrada com outros sistemas de gestão utilizados pela empresa.

Funcionalidades

No sistema de gestão de fornecedores da Linkana você encontra diversas funcionalidades, por exemplo:


Somos o #SRMDoFuturo, feito para o #CompradorDoFuturo

A Tecnisa, uma das maiores construtoras do Brasil, é uma das histórias de sucesso da Linkana. Para revolucionar também a sua gestão de fornecedores para a construção civil, preencha agora mesmo o formulário abaixo:


Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market