7 motivos para centralizar os dados de fornecedores

Centralizar os dados de fornecedores consiste em usar uma ferramenta que permita reunir, em um mesmo ambiente, todas as informações e análises feitas sobre esses parceiros de negócio — a exemplo do software de gestão de fornecedores da Linkana.

Em outras palavras, isso significa que, ao invés de ter vários cadastrados “espalhados” por todo o departamento de procurement, em sistemas e/ou computadores distintos, ou sob a responsabilidade de funcionários diferentes, toda a equipe tem acesso a um banco de dados único, completo e otimizado.

Essa definição, por si só, já indica como essa facilidade pode aumentar a produtividade e ajudar a encontrar fornecedores realmente qualificados em menos tempo, concorda?

Mas além dessa, há diversas outras razões para centralizar dados de fornecedores. E são as sete que mais se destacam que apresentaremos neste artigo.

Por isso, continue a leitura e confira, agora, quais são esses motivos.

Por que centralizar dados de fornecedores?

Entre as razões pelas quais vale a pena centralizar dados de fornecedores estão:

  • obtenção de uma visão mais ampla de toda a rede de fornecedores
  • chances maiores de negociações melhores
  • melhora do relacionamento entre os departamentos
  • criação de uma fonte de supplier data mais confiável
  • cadastro de fornecedores sempre atualizado
  • acesso rápido à documentação dos fornecedores
  • aumento da produtividade dos times
Resultados impressionantes através da automação de processos
Descubra como a Nivea, a Mitre e outras grandes empresas revolucionaram seus processos de gestão de fornecedores com a plataforma da Linkana.

Obtenção de uma visão mais ampla de toda a rede de fornecedores

Parece meio óbvio, mas é importante lembrar que ao centralizar os dados dos seus fornecedores fica muito mais fácil ter uma visão geral de todos os potenciais provedores com os quais a sua empresa pode trabalhar.

Uma das maiores vantagens por trás disso é a otimização das buscas, visto que essa concentração de informações facilita o encontro de um fornecedor qualificado sempre que  necessário. Em situações emergenciais, essa facilidade e redução de tempo se tornam ainda mais significativas.

Chances maiores de negociações melhores

Ao ter todos os cadastros em um mesmo ambiente, as chances de fazer negociações melhores também aumentam. O motivo é que se torna mais simples comparar fornecedores que oferecem produtos e/ou serviços semelhantes

Com isso, comparações de preços e prazos, por exemplo, ficam muito mais claras, rápidas e precisas de serem feitas.

Melhora do relacionamento entre os departamentos

É certo que é importante ter um setor específico para lidar com os fornecedores e cuidar de toda a parte burocrática que envolve essa relação. No entanto, quando isso gera o chamado “silos de dados”, que é o isolamento de informações, essa prática pode comprometer o relacionamento entre departamentos.

A ideia de um sistema de supplier data centralizado é, também, facilitar que outras áreas da empresa possam encontrar bons fornecedores, o que tende a ajudar suas tomadas de decisão no que se refere à obtenção de provedores para os seus processos.

Criação de uma fonte de supplier data mais confiável

Seguindo essa mesma linha de raciocínio, não apenas o departamento de procurement se beneficia com a centralização de dados de fornecedores, mas o negócio como um todo. Afinal, só serão inseridos nesse cadastro empresas realmente qualificadas, cujos documentos já tenham sido devidamente verificados e com o checklist para avaliação de fornecedores já concluído, gerando uma fonte de informações realmente confiável. 

Dica extra! Baixe agora mesmo este e-book exclusivo “Avaliação de desempenho de fornecedores. Guia completo para empresas

Cadastro de fornecedores sempre atualizado

Outro motivo que reforça a importância da centralização de dados para a gestão de fornecedores é que essa forma de atuação facilita a atualização dos dados cadastrais desses parceiros.

Isso acontece porque, uma vez que se usa um único sistema, as informações pertinentes a cada um dos fornecedores estão juntas. Dessa forma, se um ou outro dados precisar de ajuste, é possível realizar essa operação de maneira rápida e simples, sem comprometer o que já está registrado.

Acesso rápido à documentação dos fornecedores

São vários os documentos necessários para a homologação de fornecedores, e alguns deles podem necessitar de atualização de tempos em tempos.

Quando se usa um sistema de supplier data centralizado, a consulta a essas documentações e seus prazos de validade também é otimizada e muito mais precisa , reduzindo o tempo necessário para realização dessa tarefa e até ajudando a diminuir falhas humanas.

Aumento da produtividade dos times

E por motivos como o que acabamos de citar é que centralizar os dados de fornecedores colabora para aumentar a produtividade dos times

Isso acontece porque tudo o que é preciso para fazer um bom gerenciamento está disponível em um mesmo sistema, o que diminui o tempo de várias ações e tarefas, tais como busca de fornecedores, comparação de preços, atualização de dados cadastrais, entre outros. 

Como centralizar os dados de fornecedores do seu negócio?

Após todas essas informações, as razões para centralizar dados de fornecedores devem ter ficado claras, não é mesmo? Talvez agora você deve estar se perguntando como fazer isso. 

Assim como dissemos logo na abertura deste artigo, o software da Linkana é ideal para a centralização de supplier data.

Utilizando tecnologias de armazenamento em nuvem, inteligência artificial e machine learning, o sistema da Linkana atua desde a etapa de homologação até a finalização do processo junto ao fornecedor.

Entre as principais vantagens dessa solução estão:

  • mitigação de riscos;
  • redução do tempo de homologação;
  • diminuição dos custos operacionais;
  • maior controle e visibilidade do processo de aprovação.

Quanto às funcionalidades, você encontra:

  • portal de homologação e cadastro;
  • análise de dados públicos e risco;
  • gestão de base ativa;
  • avaliação de performance;
  • análise de gastos;
  • enterprise-ready.

A Linkana se destaca nesse mercado por ser uma plataforma digital 100% focada em supplier management, abordando todas as etapas desse tipo de gestão de ponta a ponta. Ou seja, é realmente um software completo!

Por conta disso, grandes empresas como Nívea, Porto Seguro, Unimed, Cervejaria Ambev, Nu, entre outras, aprimoraram suas gestões de fornecedores com esse sistema e hoje fazem parte dos casos de sucesso da Linkana.

Comece a fazer a homologação e avaliação de fornecedores rápida e sem burocracia, com monitoramento automatizado agora mesmo. Preencha o formulário abaixo e confira como isso é possível!

Leo Cavalcanti

Leo Cavalcanti

Advogado, especialista em Planejamento Tributário e Finanças, soma mais de 05 anos de experiência com rotinas de auditoria empresarial e tributária, além de conhecimento em controladoria e práticas de departamento jurídico corporativo. Atualmente é CEO e um dos co-fundadores da Linkana.

Ebook

Diversidade de Fornecedores

Tenha acesso a um guia completo de como estruturar o seu programa de diversidade de fornecedores. Veja erros, acertos, cases de sucesso e boas práticas do mercado!

logo linkana

Podcast

Procurement Hero

Líderes e referências do mercado de procurement batem um papo sobre tecnologia, dados e tendências.

Teste
Descubra se você é um comprador do futuro!

Tenha acesso a um guia completo de como estruturar o seu programa de diversidade de fornecedores.Veja erros, acertos, cases de sucesso e boas práticas do mercado!

logo linkana

Ferramenta

Consulta de CNPJ

Encontre o CNPJ e mais 10 outros dados de fornecedores em segundos.

logo linkana

Ebook

Gestão de Fornecedores

Descubra como fazer um gestão de fornecedores inteligente e guiada por dados na sua empresa!