Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Know Your Supplier (KYS): conceito, benefícios e dicas de aplicação

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

21 de outubro de 2023

21 de outubro de 2023

21 de outubro de 2023

Know Your Supplier (KYS), que em português significa “Conheça seu Fornecedor", é um recurso que permite identificar e analisar os riscos da contratação de um parceiro comercial, a fim de proteger sua empresa de problemas como fraudes, lavagem de dinheiro e outros atos ilícitos.

Por que conhecer e aplicar o conceito de KYS é importante? Porque ter uma base de dados confiável para embasar um planejamento é essencial para montar estratégias corporativas bem-sucedidas. 

O mesmo pode ser dito sobre a formação de uma cadeia de suprimentos segura e promissora. E é justamente neste ponto que entra o conceito Know Your Supplier. 

Em resumo, podemos dizer que “conhecer seu fornecedor” é uma maneira de evitar que a companhia feche parceria com negócios não alinhados a boas práticas de conduta, compliance e ESG, por exemplo.

Aqui, vale destacar que relacionamentos desse tipo comprometem seriamente a reputação da sua empresa, afetando negativamente a percepção de clientes, investidores, parceiros de negócio, entre outros stakeholders.

A pergunta que muitos gestores têm quanto a isso é: “como fazer uma investigação de KYS e, com isso, proteger a companhia de transtornos?” 

Se esse também é o seu questionamento, siga a leitura deste artigo e confira o que é, a importância da aplicação de Know Your Supplier (KYS) em um negócio e como tornar a prática presente na sua gestão de fornecedores.

O que é Know Your Supplier (KYS) e qual seu objetivo?

Know Your Supplier (KYS) pode ser definido como uma prática administrativa que visa confirmar o compliance e a governança corporativa dos fornecedores que formam a cadeia de suprimentos da sua empresa. A verificação ocorre por meio da investigação sobre suas formas de trabalho, boas práticas adotadas e outros comportamentos e condutas.

É, basicamente, o que entendemos sobre um processo otimizado de qualificação e homologação de fornecedores, no qual busca-se adquirir a maior quantidade possível de informações relevantes sobre o potencial parceiro.

Objetivo do KYS

O objetivo do Know Your Supplier é conhecer profundamente a estrutura organizacional do fornecedor, incluindo dados sobre a gestão da empresa, quem são seus diretores, como estão as finanças e dados fiscais, sua capacidade de atendimento e o quadro de funcionários.

Dessa forma, é possível avaliar a qualidade e a aptidão de uma empresa fornecedora em potencial em relação à demanda proposta, além de gerar uma análise detalhada sobre os riscos e o impacto que essa contratação pode gerar para o seu negócio.

Vale destacar, ainda, que, de forma similar ao conceito Know Your Supplier (KYS), que pode ser traduzido como “conheça seu fornecedor”, temos o Know Your Partner (KYP), ou “conheça seu parceiro”. 

O primeiro é mais usado para fornecedores de suprimentos e prestação de serviços terceirizados, enquanto o segundo tem uma compreensão mais ampla, que abrange, mas não se limita, aos formatos citados.

De qualquer maneira, ambos podem ser entendidos como um processo de due diligence de terceiros. Ou seja, uma estratégia usada para levantar informações, conhecer a operação e avaliar o nível de confiabilidade e risco em um potencial fornecedor com foco na mitigação de riscos, sejam eles operacionais, financeiros, fiscais, reputacionais ou quaisquer outros.

Quais os benefícios do Know Your Supplier para sua empresa?

São vários os benefícios do Know Your Supplier para o seu negócio. Na lista dos mais relevantes que você precisa conhecer, estão:

  • mitigação de riscos operacionais, financeiros, jurídicos, reputacionais, de desabastecimento, entre diversos outros;

  • aumento da qualidade dos produtos e/ou serviços adquiridos, resultando na entrega de soluções melhores para os clientes finais;

  • potencial para elevar o faturamento, decorrente do benefício anterior;

  • diminuição de gastos por conta da chance da identificação dos melhores custos-benefícios;

  • estruturação de uma cadeia de suprimentos mais sólida, aderente, segura, precisa e devidamente alinhada às necessidades, valores e propósitos da sua empresa.

Aproveite e confira também: "Onboarding de fornecedores: como automatizar o processo?"

Qual a importância do Know Your Supplier para a sua empresa?

O KYP se tornou um recurso importante para as empresas, pois ajuda, principalmente, a reduzir os riscos inerentes à contratação de fornecedores. Nesse cenário, alguns dos impactos positivos que podem ser obtidos com a prática são:

  • aumento da qualidade dos insumos, da matéria-prima e/ou dos serviços adquiridos de fornecedores;

  • menos chances de ter problemas com o descumprimento do prazo de entrega dos itens adquiridos;

  • garantia que leis e normas gerais e específicas do ramo de atuação do negócio estão sendo atendidas;

  • menos chances de sofrer penalidades legais e de comprometer a reputação da empresa.

Somado a esse ponto, o Know Your Supplier (KYP) faz parte das técnicas mais eficientes para garantir o compliance e executar uma boa gestão de riscos

A ideia é adotar uma prática que seja tão assertiva quanto flexível, permitindo um ajuste sob medida para o setor de compras, independentemente do mercado e do tipo de item de necessidade.

Como resultado, além de trazer para a sua base fornecedores mais confiáveis e realmente qualificados para atender às demandas do negócio, você tem a chance de melhorar a imagem da sua empresa. 

Isso acontece por conta da estruturação de parcerias com empresas fornecedoras transparentes, que seguem normas, princípios e valores esperados por clientes, investidores e demais stakeholders.

Qual a relação entre KYS e compliance?

O compliance está em foco no mercado brasileiro, e isso não é de hoje. Ao longo dos últimos anos, casos de fraudes e de corrupção, como o que tivemos na Petrobras, foram cruciais para que surgissem mecanismos de defesa.

De modo geral, compliance significa estar em conformidade com as normas da legislação vigente, além de adotar uma conduta ética e adequada ao que é exigido para cada setor. 

Para uma explicação mais detalhada sobre o conceito, confira este vídeo:

https://youtu.be/FLpEEY8v14I

Qual a origem do compliance?

O compliance é originário da Lei Anticorrupção, que serviu para criar parâmetros seguros e éticos nas relações entre estatais e suas parceiras, mas também trouxe uma base de referências úteis para a formação de um processo mais eficiente de gestão de riscos.

Uma fraude pode ocorrer, por exemplo, por fornecimento de informações erradas ou ocultação de dados sobre condenações e restrições aplicadas a uma organização. 

Aplicando o Know Your Supplier, é possível se desviar dessa ação desonesta, pois a técnica se baseia em dados reais, passíveis de comprovação e que apontam na mesma direção. 

Por meio desse cuidado na qualificação de fornecedores, obtém-se uma vantagem estratégica interessante. Recusando fornecedores inaptos, somente aqueles capazes de acompanhar e estimular a evolução da sua empresa terão espaço para aquisições.

Considerando a busca pelo melhor custo-benefício como uma das principais responsabilidades do departamento de compras, ter uma listagem de fornecedores homologados aumenta as chances de sucesso.

Mais que isso, ela evita que empresas com alto nível de risco, e que adotam práticas contrárias ao que exige uma conduta ética, tenham contato com a contratante.

Por fim, é possível recusar empresas candidatas que não tenham capacidade para atender a demanda exigida, seja por falta de pessoas, recursos, meios de produção, estrutura logística ou por sofrerem sanções e embargos por entidades reguladoras.



Exemplos práticos de aplicação do KYS

Como exemplo da relevância do Know Your Supplier (KYS) e até mesmo do Know Your Partner (KYP), podemos observar alguns mercados que enfrentam desafios para encontrar fornecedores de qualidade elevada e risco reduzido.

Por exemplo, empresas que precisam de serviços terceirizados, como limpeza e segurança, devem ficar atentas se os parceiros atuam de acordo com a nova lei da terceirização. 

No mesmo cenário, atos cometidos por fornecedores podem causar grandes impactos às finanças e à reputação, como podemos observar no caso do Carrefour, quando um homem morreu após ser vítima de agressão por parte de seguranças terceirizados.

Outro exemplo no qual a aplicação do KYS é relevante são os casos de fornecedores que fazem uso de mão de obra escrava, seja na agropecuária, indústria têxtil ou outras áreas.

Entenda mais sobre o assunto lendo o artigo: "Trabalho escravo na cadeia de fornecedores: como proteger sua empresa?"

3 dicas de como aplicar do Know Your Supplier

A aplicação do Know Your Supplier está diretamente ligada às boas práticas de compliance nas estratégias de procurement.

O objetivo é coletar e avaliar o maior número de dados relevantes sobre um potencial candidato, conhecê-lo a fundo e, assim, saber se ele vale o seu investimento.

Com base nisso, nossas dicas para colocar o conceito KYS em prática na sua empresa são:

  • realize um bom processo de qualificação de fornecedores;

  • use a tecnologia como aliada para qualificar empresas fornecedoras;

  • utilize também ferramentas de Big Data nesse processo.

1- Realize um bom processo de qualificação de fornecedores

O primeiro passo da lista de como aplicar o Know Your Supplier é seguir um processo de qualificação de fornecedores que seja assertivo, meticuloso e eficiente. 

A gestão de fornecedores deve contar com uma estrutura bem desenhada, contemplando as informações mais importantes sobre a empresa contratante e suas demandas.

Deve-se definir quais os suprimentos que serão adquiridos, as quantidades e como os itens se encaixam na linha produtiva. Em seguida, cada item de necessidade deve ser colocado na matriz de risco para criar uma lista de prioridades.

Por fim, com base no tipo de item necessitado, são definidos os parâmetros a serem buscados pelo setor de compras e seguidos pelos fornecedores, envolvendo tanto o desempenho nos KPI de compras (que indicam o cumprimento da expectativa a cada pedido), quanto o respeito às boas práticas de compliance do ramo de atuação em questão.

2- Use a tecnologia como aliada para qualificar empresas fornecedoras

O KYS envolve adquirir uma grande quantidade de dados para comprovar o compliance nos fornecedores da cadeia de suprimentos, além de analisar diversos candidatos ao mesmo tempo. Por isso, é preciso buscar alternativas inteligentes e modernas para o processo.

A transformação digital no setor empresarial trouxe diversas vantagens que auxiliaram na formação de uma cadeia de suprimentos moderna e eficiente. 

Entre as principais tecnologias do setor de compras, podemos citar software SRM (sigla para Supplier Relationship Management), um sistema para armazenar dados de fornecedores e monitorar as interações com cada um. 

Ainda nesse segmento, podemos indicar também ferramentas de e-procurement, como a oferecida pela Linkana.



3- Utilize também ferramentas de Big Data nesse processo

Big Data é o conceito de coletar e processar dados em uma escala grandiosa. Para se classificar como Big Data, é necessário obter um grande volume de dados — proveniente de diversas fontes e em variados formatos, estruturados e não-estruturados —, coletando e processando todos eles em altíssima velocidade.

A prática vai muito além da capacidade de softwares básicos e tradicionais para a coleta de dados, sendo necessário atrelar outras tecnologias de Business Intelligence e Machine Learning para a sua implementação. 

Apesar do desafio, o uso do Big Data na prática do KYS é muito indicado, uma vez que o sistema é desenhado para adquirir documentos de diferentes formatos e bancos de dados, sem demandar o tempo que uma pessoa precisaria para verificar e classificar cada um manualmente.

Dessa forma, a combinação de estratégias permite um aproveitamento elevado do tempo que se gasta com a verificação de compliance dos fornecedores, garantindo, assim, uma relação mais confiável e consolidada.  

Como fazer uma investigação de KYS?

Para fazer uma boa investigação de KYS, é preciso seguir alguns parâmetros, tais como:

  • definir quais critérios e perfis são esperados do fornecedor contratado;

  • analisar condutas éticas, comportamentais e de compliance do fornecedor;

  • levantar informações sobre processos, envolvimento em fraudes e outros problemas nos quais, possivelmente, a empresa a ser contratada pode estar envolvida;

  • verificar suas práticas trabalhistas e analisar o atendimento às leis pertinentes ao setor;

  • confirmar a capacidade de atendimento do fornecedor, considerando qualidade, quantidade, prazo de entrega, entre outros pontos relacionados.

Como automatizar as verificações de KYPs? 

Diversas soluções podem contribuir com a realização de uma investigação de KYS, a exemplo da oferecida pela Linkana, que realiza a consulta automatizada de documentos públicos por CNPJ.

Para isso, nosso sistema usa o recurso “Robot Process Automation”, que escaneia diversos bancos de dados e coleta informações para que o setor de compras possa se concentrar na análise prática das referências para conhecer o fornecedor.

Saiba ainda que a Linkana é a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores analisem e homologuem potenciais parceiros comerciais em alguns cliques. 

Com isso, aceleramos radicalmente os processos de onboarding, de análise e de monitoramento de fornecedores — graças aos dados dos fornecedores já preenchidos por eles ou por outra empresa —, permitindo o uso de informações e insights compartilhados entre as maiores corporações do nosso país.

No vídeo abaixo, Leo Cavalcanti, CEO e cofundador da Linkana, fala como nossas soluções ajudam sua empresa a aprimorar a gestão de fornecedores. Aproveite que está aqui e confira agora mesmo!

https://youtu.be/T4CMXDrgswQ?si=VfjVvWL31rKZoQ4Q

O que a Linkana oferece para sua empresa?

O sistema da Linkana conta com diferentes módulos e funcionalidades. Com os recursos disponíveis, você toma decisões de fornecimento da mesma maneira que as maiores corporações do Brasil: usando nossos Perfis Universais de Fornecedores e o Linkana Supplier Rating, que traz informações padronizadas de cadastro, risco, ESG e D&I.

Entre os recursos disponíveis estão:

Linkana Insights

Permite monitoramento, atualização de dados e acesso a informações da sua base de fornecedores de acordo com dados e insights universais da Linkana e dados customizados da sua empresa.

Linkana SRM

Solução que é um orquestrador de processos de homologação, qualificação, cadastro e avaliação de fornecedores, com interface para envio de mensagens, coleta de dados, revisões e aprovações.

Por que escolher a Linkana?

A Linkana se diferencia de outras soluções disponíveis no mercado por oferecer:

  • PERFIL UNIVERSAL DO FORNECEDOR → Com os perfis de fornecedores compartilhados da Linkana, dados e documentos de fornecedores são reaproveitados em rede, compartilhando informações atualizadas entre múltiplos compradores e acelerando processos de forma automatizada e sem burocracia.

  • MELHORES INSIGHTS → Nossos scores, ratings e certificações proprietários são construídos e compartilhados com a inteligência das maiores corporações do Brasil, garantindo aderência às melhores práticas e exigências de mercado.

  • PLUG N' PLAY →  Conecte seu sistema legado, ERP ou e-procurement com nossa fundação de dados de fornecedores, tornando-a sua fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada em questão de minutos.

Preencha agora o formulário abaixo e confira como ter a Linkana na sua empresa!


Modernize ainda hoje sua gestão de fornecedores

Preencha o formulário abaixo e descubra a plataforma de SRM mais completa e integrada do Brasil.

Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores

Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores.

OUTROS CONTEÚDOS

Descubra mais novidades e tendências do mercado de procurement