ESG

ESG

ESG

ESG: como tornar esse conceito uma realidade no seu negócio?

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

13 de março de 2023

13 de março de 2023

13 de março de 2023

Nos últimos tempos, as empresas têm percebido que construir um mundo corporativo mais sustentável fortalece suas reputações e traz bons resultados financeiros. 

Esses são apenas alguns dos motivos que levaram ao aumento da adoção de boas práticas de ESG nos negócios — sigla que se refere à implementação de ações socioambientais e de governança nas companhias.

Quanto a esse comportamento, precisamos destacar que ele não reflete somente na visão do empreendedor, mas também na do consumidor. 

De acordo com o apontado um levantamento feito pela consultoria Nielsen em 60 países, 66% das pessoas estão dispostas a pagar mais por produtos e serviços de companhias comprometidas com ESG.

O fato é que esse conceito pode ser considerado como uma prática crescente e importante para as empresas. Mas será que todos os gestores sabem o que é, qual o objetivo do ESG, como ele surgiu e, o mais importante, como aplicar em seus negócios? 

Se você também tem essas dúvidas, siga a leitura deste artigo e obtenha as respostas para elas agora mesmo!

O que é ESG? 

ESG é a sigla em para os termos em inglês environmental, social and governance, que traduzindo para o português quer dizer ambiental, social e governança. 

Esse conceito alinha com as empresas formas de reduzir o impacto ambiental, buscar um mundo mais organizado, preservar os melhores processos de administração, além de ter grande utilidade para investimentos com critérios de sustentabilidade.

Isso porque os investidores também analisam aspectos ambientais, sociais e de governança, indo além dos índices financeiros.

Como surgiu o termo ESG?

A história da sigla ESG começou em 2004, quando  Kofi Annan, ex-secretário geral da ONU, Organização das Nações Unidas, reuniu mais de 50 CEOs do mundo para participarem de uma iniciativa intitulada “Who Cares Wins” — Ganham quem se importa, em português — iniciativa para integrar o ESG ao mercado de capitais.

O Brasil esteve presente na reunião que contou com 20 instituições financeiras de nove países diferentes.

Na época, a alegação era de que implementar práticas ambientais, sociais e de governança seria interessante para gerar um mercado mais sustentável que, consequentemente, melhoraria os resultados para a sociedade em geral, tornando-se também um ato de consciência ambiental.

Embora essa decisão virasse um ponto de reflexão, adotar práticas de ESG ainda é um processo lento e gradual. Por exemplo, temas como diversidade e relações de governança precisam ser mais bem trabalhadas para uma adoção mais ampla.

Modernize ainda hoje sua gestão de fornecedores

Preencha o formulário abaixo e descubra a plataforma de SRM mais completa e integrada do Brasil.

Qual o conceito de ESG e o que contempla seus pilares?

O conceito environmental, social and governance tem a premissa de detalhar quanto uma empresa busca formas de minimizar seus impactos ao meio ambiente, mostrando-se preocupada com as pessoas e com boas práticas administrativas.

Logo, o ESG define se as operações adotadas por uma companhia são socialmente responsáveis, sustentáveis e adequadamente regidas.

Os três pilares do ESG

Para se posicionar melhor no mercado, algumas empresas recorrem a estruturas que orientam seus processos de relatório, apresentando os pontos que merecem atenção. 

Com isso, existe o ESG Framework, que, à medida que os investidores aprimoram seu foco nas métricas ambientais, sociais e de governança, os níveis de avaliação se intensificam.

Desse modo, a sigla ESG se fortalece no mercado. Por isso, é tão importante entender o que representam esses três pilares:

  • environmental ou ambiental: refere-se às práticas corporativas voltadas ao meio ambiente, por exemplo, redução de gás carbono, desmatamento, gestão de resíduos, entre outros;

  • social: representa a responsabilidade social e a interferência da empresa em prol da comunidade como respeito aos direitos humanos e às leis trabalhistas, segurança no trabalho, proteção de dados e privacidade, investimento social privado, entre outros;

  • governance ou governança: está ligada às políticas de administração da empresa como a conduta corporativa, composição do conselho, práticas anticorrupção, importância de um canal de denúncias, auditorias, entre outras.

Dica! Aproveite e leia também este artigo: "Entenda a importância da governança ESG para a sua empresa"

Qual a importância do ESG?

A adoção de boas práticas ESG é importante por inúmeros motivos. Por exemplo, elas ajudam na conscientização quanto ao cuidado com o meio ambiente, especialmente na época que estamos vivendo, na qual o tema sustentabilidade está ganhando cada vez mais força.

Essa percepção aciona uma alavanca de entendimento aos países e organizações que demonstram real preocupação em participarem de discussões sobre a preservação da natureza, melhorias de condições de vida e produção no futuro.

Todavia, falar sobre assunto ainda é bastante perturbador para os negócios, principalmente porque muitos se tornam alvo de críticas, visto que suas atividades principais ainda estão ligadas à destruição do biossistema.

Para reduzir esse impacto, diversas companhias realizam e/ou participam frequentemente de pesquisas e conferências que trazem uma visão mais positiva para suas marcas.

Somado a isso, ao identificar essas tendências, muitos investidores começam a dar importância para os critérios ESG e, em consequência, para o selo verde, certificação que destaca a responsabilidade ambiental das empresas.

Dessa forma, ao mesmo tempo em que a prática é executada, as organizações fortalecem suas imagens na sociedade e atraem mais consumidores. Em contrapartida, as que não se preocupam com esse conceito, tendem a perder mercado e se tornam alvo de polêmicas.

Em resumo, a adoção dos critérios ESG é fundamental para a valorização da pessoa jurídica, para o relacionamento com investidores e com outras empresas que seguem o mesmo conceito como perspectiva de futuro promissor.

Como funciona o ESG? 

O conceito ESG funciona a partir da implementação de práticas específicas para esses pilares

Em outras palavras, significa que cabe à cada empresa identificar suas necessidades e pontos de melhoria no que se refere a questões socioambientais e de governança e, a partir daí, adotar as medidas necessárias para torná-las realidade no negócio.

Quanto aos investimentos para essa área, eles podem vir de dois caminhos no mercado financeiro.

Quanto a isso, do mesmo modo que a existência desse conceito impulsiona para que empresas de capital aberto se preocupem com a sustentabilidade e os lucros que podem ser obtidos a partir da adoção dos critérios ESG, por outro lado, também se encaixa nos investimentos dos acionistas.

Apenas para você ter uma melhor visão quanto a isso, segundo um levantamento da Forbes, mais de 500 fundos de índice estão direcionados à prática de sustentabilidade somente nos Estados Unidos, o que corresponde a mais de US$250 bilhões em ativos.

Ou seja, as companhias podem utilizar recursos financeiros próprios, ou buscar aportes de entidades interessadas em promover boas práticas ambientais, sociais e de governança pelo mundo.

Não deixe de ler: Por que os Ratings ESG se tornaram tão importantes para as empresas?

Como aplicar ESG na sua empresa?

Para incluir o ESG na sua empresa, é relevante seguir as seguintes etapas de aplicação:

  • criação do conselho de ESG: criar essa comunidade pode preservar as estratégias na sua empresa, além de fortalecer valores como transparência e equidade;

  • definição de estratégia: é fundamental que, durante esta fase de planejamento, toda equipe esteja ciente sobre as práticas e políticas ESG impostas;

  • estruturação de análise de dados: utilizar a tecnologia a seu favor é a melhor coisa para incluir a prática de ESG. Invista em Big Data e automação para processar os dados e gerar insights relevantes;

  • alinhamento: as empresas que utilizam a estratégia ESG devem estar cientes que os resultados aparecem a longo prazo. Portanto, é importante adotar medidas para monitorar o desempenho e aprimorar ações que otimizem a performance nos indicadores.

O que são políticas ESG?

As políticas ESG são regras determinadas pelas empresas para implementar os princípios, critérios e práticas ESG em sua cultura. Logo, essas políticas dependem da missão, dos valores e objetivos da organização.

De modo geral, as companhias formalizam um manual com as políticas incorporadas. Comumente, as principais são:

  • objetivo;

  • âmbito de aplicação (deixar claro para quem se aplica as normas ESG);

  • considerações gerais;

  • vínculos (inclui metodologias e referências de mercado);

  • conceitos;

  • pilares estratégicos (propósitos e valores);

  • diretrizes

Quais são as vantagens de adotar as práticas ESG?

Inserir as estratégias ESG certamente traz muitos benefícios financeiros e comportamentais para sua empresa. 

Entre as principais vantagens, esse conceito:

  • valoriza a imagem institucional;

  • aumenta a confiança dos investidores;

  • gera envolvimento e fidelização de clientes;

  • fortalece a gestão de riscos ESG;

  • desenvolve uma gestão mais planejada;

  • atrai profissionais mais qualificados;

  • melhora os resultados financeiros

Como medir os padrões ESG?

Os padrões ESG são medidos a partir dos indicadores ESG de desempenho. Nesse caso, são os pilares ambiental, social e de governança.

  • environmental (ambiente): confere a atuação da empresa em relação às questões ambientais e de qualidade da empresa;

  • social: esse indicador analisa os direitos humanos, passando pelas ações de saúde e segurança dos colaboradores, até a preocupação com os clientes e a sociedade;

  • governance (governança empresarial): esse indicador pondera as políticas adotadas pela empresa, como também os direitos dos acionistas, ética, transparência e de combate à corrupção.

Extra! Confira o bate-papo de Leo Cavalcanti, CEO da Linkana, com Renan Rosauro, Head de Procurement da BASF, que compartilha seus desafios de sourcing, risco e sustentabilidade na cadeia de fornecedores no Episódio #1 do podcast Procurement Hero.

Quais soluções a Linkana oferece para aplicar a estratégia ESG?

Para começar a adotar o ESG, é preciso recorrer a ferramentas que potencializam a elaboração e implementação de práticas sustentáveis. Nesse sentido, a Linkana pode ajudá-lo a potencializar tais temas em sua cadeia de fornecimento.

O software da Linkana ajuda a identificar e dar mais oportunidades para fornecedores que fazem parte do chamado grupo minoritário, tais como negros, mulheres, indígenas e LGBTQIA+.

Contar com fornecedores diversos e de economia inclusiva melhora a reputação de qualquer marca, bem como apoia a expansão e o crescimento de negócios historicamente economicamente desfavorecidos.

Para você entender mais a importância da Linkana em práticas ESG, ela foi uma das 20 startups brasileiras escolhidas que participaram do programa “Aceleradora 100+” da Ambev, cujo objetivo era impulsionar empreendimentos que impactam positivamente o meio ambiente e a sociedade.

A Linkana foi selecionada para a categoria ecossistema empreendedor que tem como temáticas:

  • valorização de produtos gerados no processo de produção da cerveja;

  • rastreabilidade da cadeia produtiva e fornecimento responsável;

  • incentivo a cadeias produtivas locais e regionais;

  • diversidade e inclusão na cadeia produtiva (foco da Linkana).

Diferenciais do software da Linkana

A Linkana é a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores busquem, analisem e homologuem fornecedores em alguns cliques. 

Um dos grandes diferenciais, em comparação a outros sistemas disponíveis no mercado, é o Linkana ESG Rating, ferramenta de análise de riscos dos indicadores ambientais ESG.

Por meio de pontuações atribuídas aos documentos e informações apresentadas, essa funcionalidade revela quais riscos relacionados a esses critérios um potencial fornecedor apresenta para a sua empresa.

Somado a esse diferencial, somente a Linkana resolve uma das principais falhas de procurement, que é a ausência de uma base de dados de fornecedores compartilhados nas soluções de e-procurement.

Na função PERFIL UNIVERSAL DO FORNECEDOR, os perfis de fornecedores compartilhados da Linkana, dados e documentos de fornecedores são reaproveitados em rede, compartilhando informações atualizadas entre múltiplos compradores e acelerando processos de forma automatizada e sem burocracia.

Com isso, você tem acesso ao cadastro validado de mais de 90 mil fornecedores, otimizando consideravelmente o tempo necessário para essa tarefa.

Outros dos nossos diferenciais são:

  • MELHORES INSIGHTS → Nossos scores, ratings e certificações proprietários são construídos e compartilhados com a inteligência das maiores corporações do Brasil, garantindo aderência às melhores práticas e exigências de mercado.

  • PLUG N' PLAY →  Conecte seu sistema legado, ERP ou e-procurement com nossa fundação de dados de fornecedores, tornando-a sua fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada em questão de minutos.

Para levar tudo isso para a sua empresa, basta preencher agora mesmo o formulário abaixo e conversar com um dos nossos especialistas!

Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores

Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores.

OUTROS CONTEÚDOS

Descubra mais novidades e tendências do mercado de procurement