Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de fornecedores para a construção civil: como superar os riscos?

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

21 de setembro de 2022

21 de setembro de 2022

21 de setembro de 2022

Para a realização de uma boa gestão de fornecedores para a construção civil, há uma série de critérios que precisam ser avaliados, tais como verificar se o terceiro atende às exigências legais e normas técnicas e quais certificações possui.

Um dos motivos de direcionar o olhar para pontos como esses é que o compliance na construção civil é uma forma de garantir a compra de produtos e/ou serviços de qualidade.

Adquirir suprimentos de baixa qualidade, por exemplo, coloca em risco a segurança da obra durante e após a sua execução, podendo gerar sérios transtornos aos proprietários, o que também compromete a imagem da construtora.

Falhas como a não entrega de materiais no prazo estabelecido levam ao atraso da construção, o que tende a elevar os gastos operacionais e o nível de insatisfação do cliente final, que demorará mais tempo para tomar posse do seu imóvel.

Caso o fornecedor apresente algum problema de relacionamento durante o contrato, dependendo da gravidade da falha, pode até ser necessário que o time de compras e procurement da construtora precise buscar, de forma emergencial, outro terceiro.

Como você deve ter percebido apenas com essa informação inicial, a gestão de fornecedores para a construção civil tem desafios e riscos bem particulares que precisam ser superados para que a empresa alcance os resultados esperados.

Você sabe quais são esses obstáculos e como resolvê-los? Então siga a leitura deste artigo e descubra!

Os 3 principais riscos da gestão de fornecedores para a construção civil

Dos riscos pertinentes a uma gestão de fornecedores para construção civil, os três que mais se destacam e, por isso, requerem atenção maior, são:

  • riscos de mão de obra terceirizada;

  • riscos trabalhistas de passivos;

  • riscos de saúde e segurança do trabalho dos terceiros.


Riscos de mão de obra terceirizada

Contratar mão de obra terceirizada é uma prática bastante comum no ramo de construção civil. Entre as principais vantagens desse recurso estão o fato de que não é preciso se preocupar com gestão de pessoas — incluindo contratação e demissão, por exemplo —, o que leva à diminuição dos gastos com folha de pagamento.

Porém, é preciso ter em mente que existem alguns riscos de terceirizar serviços da empresa, e um deles é de reputação.

Trabalhadores terceirizados trazem a imagem da empresa para a qual originalmente trabalham. Dependendo de como é a visão dessa companhia no mercado, a contratante pode ter impactos positivos ou negativos.

Ou seja, se o nome da terceirizada estiver relacionado à manipulação de resultados ESG, trabalho escravo, ou outras práticas ilegais e a sua empresa a contratar, há grandes chances de o nome do seu negócio ser vinculado a essas práticas. 

Isso tende a levar ao comprometimento do relacionamento com clientes, investidores, e até mesmo outros fornecedores.

Riscos trabalhistas de passivos

Ainda que a contratação de terceiros desonere a sua empresa de práticas trabalhistas, ela pode ser citada em ações que, porventura, sejam abertas por ex-trabalhadores da terceirizada.

Os riscos trabalhistas passivos aos quais estamos nos referindo aqui são aqueles que afetam diretamente o cumprimento das leis voltadas para esse setor, por exemplo:

  • exigência do cumprimento de horas extras;

  • descumprimento do intervalo de descanso exigido;

  • não fornecimento de equipamentos de segurança individuais (EPIs).


Uma boa gestão de fornecedores para a construção civil precisa garantir que problemas como esses não acontecerão. Para isso, é fundamental qualificar corretamente os fornecedores, por meio de uma análise criteriosa de documentos e da adoção do conceito Know You Supplier (KYS).


Riscos de saúde e segurança do trabalho dos terceiros

Seguindo essa linha de raciocínio, é primordial que durante a gestão de fornecedores para a construção civil o cuidado com a saúde e segurança dos terceirizados seja considerado e garantido.

Falta de treinamento adequado para operar maquinários, e não fornecimento de EPIs, são apenas alguns exemplos de ações que podem resultar em acidentes de trabalho, alguns inclusive graves.

Quando situações como essas acontecem, além comprometer a saúde do trabalhador e de colocar a sua vida em risco, o fluxo de trabalho do seu negócio pode ser afetado. Isso leva a outras consequências, tais como o atraso na entrega da obra.

O gerenciamento de fornecedores para a construção civil precisa abranger também a fiscalização de pontos como esses, os quais podem ser considerados critérios para a avaliação de performance desses parceiros. 


Modernize ainda hoje sua gestão de fornecedores

Preencha o formulário abaixo e descubra a plataforma de SRM mais completa e integrada do Brasil.

Como a Linkana ajuda a mitigar esses riscos?

A Linkana é o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede. Nossa base de dados de perfis compartilhados permite que compradores analisem fornecedores ativos e novos em alguns cliques. 

Com isso, criamos e geramos valor com insights de informações comerciais, de risco, qualidade e diversidade, utilizados em processos de cadastro, onboarding, sourcing e análise de spend.

Diferenciais

Um dos grandes diferenciais da Linkana é o conceito Supplier Open Profile, que padroniza a definição de dados relevantes de terceiros de acordo com as melhores práticas de mercado, trazendo efeito de rede para o envio e análise de dados entre vários compradores, com informações ESG e de D&I.

Outros pontos que destacam a solução da Linkana das demais disponíveis no mercado são:

  • base de dados viva e unificada: nesse sistema, o controle dos dados para os fornecedores é feito de maneira inteligente, com dados públicos atualizados automaticamente e enviados uma única vez, evitando informações incompletas, obsoletas ou duplicadas;

  • fundação de dados integrada: impulso do retorno do investimento (ROI) de ferramentas de e-procurement, por meio da centralização dos dados de fornecedores em uma fonte única de verdade, dinâmica e que pode ser 100% integrada com outros sistemas de gestão utilizados pela empresa.

Funcionalidades

No sistema de gestão de fornecedores da Linkana você encontra diversas funcionalidades, por exemplo:


Somos o #SRMDoFuturo, feito para o #CompradorDoFuturo

A Tecnisa, uma das maiores construtoras do Brasil, é uma das histórias de sucesso da Linkana. Para revolucionar também a sua gestão de fornecedores para a construção civil, preencha agora mesmo o formulário abaixo:


Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores

Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores.

OUTROS CONTEÚDOS

Descubra mais novidades e tendências do mercado de procurement