Resources

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Alternativas ao SAP Ariba: 4 plataformas de gestão de fornecedores

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

January 7, 2023

January 7, 2023

January 7, 2023

Quanto melhor o software de gestão de fornecedores, melhor será o fluxo da sua cadeia de suprimentos. Nesse aspecto, existem diversas alternativas ao SAP Ariba, um sistema americano que oferece ações que vão desde a prospecção de parceiros ao gerenciamento de pagamentos.

Se você busca uma solução completa, conheça a Linkana! O primeiro software de gestão de fornecedores em rede que visa otimizar o processo de sourcing, onboarding e gestão com base viva de dados de cadastro, risco, qualidade e diversidade.

A Linkana não é uma concorrente direta, mas sim um enabler, pois integra funcionalidades que o SAP Ariba não oferece aos compradores.

Porém, você deve estar se perguntando quais são as alternativas ao SAP Ariba, não é mesmo?

Pois bem, vamos mostrar ao longo deste artigo outras 4 soluções e, ainda, como a Linkana pode contribuir para uma gestão de fornecedores mais eficiente.

O que é SAP Ariba? 

SAP Ariba é uma empresa americana que visa facilitar a colaboração entre os compradores e seus fornecedores, de modo que isso contribua para o melhor controle de gastos e redução de custos do contratante da ferramenta.

Entre suas principais funcionalidades, estão:

  • gestão de fornecedores: administra as informações, o ciclo de vida e o desempenho dos parceiros;

  • strategic sourcing: focada em estratégias para melhores custos, redução de riscos e identificação de terceiros qualificados;

  • cadeia de suprimentos: funcionalidade voltada para gerenciamento de supply chain, incluindo cadastro e conexão com parceiros;

  • procurement: ajuda na garantia de compliance da cadeia de compras;

  • serviços para compradores: suporte para gestão de mudanças, conectividade e implementação.

A ferramenta do SAP Ariba tem por objetivo digitalizar e simplificar todos os processos de supply chain, dividindo em três momentos:

  1. abastecimento: solução voltada para strategic sourcing, redução de riscos e aceleração do ciclo de vida dos contratos;

  2. aquisição: garantia de compliance com utilidades específicas para procurement;

  3. pagamento: automação de coleta, workflow e aprovação, gerando mais visibilidade aos fornecedores quanto aos pagamentos feitos.

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Quais são as alternativas ao SAP Ariba? 

Como alternativas ao SAP Ariba, selecionamos 4 principais ferramentas de gestão de fornecedores do mercado. Confira!

  • Coupa: a plataforma foca no controle de compras e despesas corporativas. Ela tem aplicabilidades semelhantes ao SAP Ariba, como análise de gastos, strategic sourcing, gestão de contratos e solicitação de serviços.

  • Mercado Eletrônico: plataforma especializada em comércio B2B, que busca integrar compradores e fornecedores, evitando o uso de e-mails e telefonemas. Os dados ficam armazenados em uma única base.

  • HICX: essa plataforma básica tem recursos para gerenciar e consolidar as informações dos fornecedores.

O que a Linkana oferece? 

Na contramão das alternativas ao SAP Ariba, a Linkana é um software de gestão de fornecedores que oferece aos seus clientes um serviço completo, com funcionalidades para atender às expectativas dos contratantes.

Grandes companhias já tiveram resultados surpreendentes com o serviço da Linkana, gerando uma redução de 90% do tempo gasto para o cadastro e a homologação de terceiros. 

Em 2022, a plataforma conquistou a 148ª posição no ranking das 500 empresas SaaS (Software as a Service) que mais cresceram no mundo em 2021, de acordo com a Latka Magazine.

Funcionalidades da Linkana

A Linkana se destaca no mercado por conta dos seus recursos, como:

Por que a Linkana pode ser útil para o SAP Ariba? 

Ter a Linkana ligada ao SAP Ariba faz com que o software sirva como um potencializador na gestão de fornecedores.

Por exemplo, o SAP Ariba tem funções voltadas à transformação de contas a pagar em ativos estratégicos. Já a Linkana usa tecnologias automatizadas, como Inteligência Artificial e Machine Learning, para melhorar a coleta e análise de dados. Esse é um dos diferenciais que justifica o uso das ferramentas em conjunto.

Nosso software fortalece o Retorno do Investimento (ROI) de ferramentas de e-procurement, levando à centralização dos dados de fornecedores em uma fonte única, dinâmica e 100% integrada com todos os sistemas de gestão usados por sua empresa.

Outro ponto interessante é a solução Linkana Network, em que pode-se encontrar, analisar e se relacionar com fornecedores diversos.

Nessa linha, contamos com o modelo proprietário de ESG Rating criado para classificação e análise de fornecedores, com pontuações nos aspectos ambientais, sociais e de governança.


Adicionalmente, temos nossa própria certificação de diversidade e inclusão (D&I) para empresas pertencentes a mulheres, pretos, pardos, PcDs, indígenas e pessoas LGBTQIA+.

A Mondelez Brasil, por exemplo, recebeu a missão de implementar o Programa de Diversidade de Fornecedores, e, com isso, o Gerente de Procurement, Gilson Alencar, se tornou o Líder de Diversidade & Inclusão de Fornecedores.

Com o projeto Linkana Insights, nossa empresa foi aprovada pela auditoria global da Mondelez como plataforma oficial de identificação e certificação de fornecedores diversos e de economia inclusiva no Brasil.

Com isso, fornecedores diversos certificados contam oficialmente para a meta de spend diverso global da empresa, que pretende gastar um bilhão de dólares por ano com fornecedores diversos até 2024.

Percebeu a importância da Linkana para melhorar sua gestão de fornecedores?

Além das alternativas ao SAP Ariba, considere nossa plataforma como sua chance de elevar os resultados da empresa.

Somos o #SRMDoFuturo, feito para o #CompradorDoFuturo.

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market