Compartilhe essa história

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Sobre a Mondelez

Mondelēz International, Inc. é um conglomerado multinacional americano de alimentos. Foi fundado em outubro de 2012, após ser oficializado a mudança de nome da divisão de doces da Kraft Foods, que era apenas Kraft Foods para “Mondelēz International”. Combinou a energia e a paixão de uma nova empresa com a resiliência e a herança de marcas com mais de 100 anos e quase 100 000 funcionários que trabalham em 165 países.

No Brasil, eles são líderes ou co-líderes nas categorias que atuamos: Chocolates, Gomas, Balas, Biscoitos, Bebidas em Pó, Sobremesas em Pó e Queijos. Estão em mais de 700 mil pontos de vendas e, com investimentos significativos no país ao longo dos últimos anos, expandiram suas fábricas em Curitiba, no Paraná e em Vitória de Santo Antão, em Pernambuco.

Indústria: Alimentícia

Como o Gilson mapeou e certificou a diversidade de mais de 3.000 fornecedores ativos da Mondelez Brasil

Gilson Alencar é Gerente de Procurement da Mondelez Brasil. Há alguns meses, ele recebeu um desafio importante: implementar o Programa de Diversidade & Inclusão de Fornecedores da empresa no Brasil.

Fornecedores diversos são empresas de propriedade e controladas por grupos minoritários. A propriedade significa que mais de 51% das cotas ou ações pertencem a uma ou mais pessoas do grupo minoritário específico. O controle requer que essa pessoa ou grupo de pessoas diversas não possua qualquer restrição e não dependa de qualquer aprovação na realização de atos administrativos e empresariais.

Por conta deste projeto, Gilson se tornou Líder de Diversidade & Inclusão de Fornecedores, e foi incubido da missão identificar e criar metas de spend (gastos) com empresas diversas, criativas e inovadoras, que não possuem acesso a grandes corporações como a Mondelez Brasil devido a barreiras sociais e econômicas que esses grupos enfrentam em nosso país

Com o módulo do Linkana Insights, Gilson descobriu que a Mondelez Brasil atualmente já gasta mais de R$ 200 milhões dos seus gastos anuais com fornecedores diversos.

Porém, como foi o processo de identificação destes fornecedores? Como categorizá-los nos diferentes grupos minoritários, em uma base de milhares de fornecedores ativos? E, depois de identificá-los, como certificá-los e garantir a legitimidade e comprovação de tais informações para a auditoria global da Mondelez International?

Os principais desafios

  • Identificação e classificação de fornecedores diversos de acordo com seu grupo minoritário de propriedade e controle

    Como definir critérios para coletar, analisar e validar manualmente informações societárias, fiscais e de diversidade de mais de 3.000 fornecedores ativos?

  • Identificação e classificação de fornecedores de economia inclusiva de acordo com sua atividade, porte e faturamento

    Quais os critérios de classificação de um fornecedor de economia inclusiva? O que seria uma zona economicamente desfavorecida no Brasil? Como validar tais informações?

A solução

  • Criando inteligência a partir do Linkana Insights

    Em parceria com a Mondelez Brasil, nós criamos uma metodologia de identificação e certificação de fornecedores diversos e de economia inclusiva. Trouxemos, também, para a realidade do mercado nacional boas práticas e benchmarking do mercado internacional no trato legal e social.

  • Automação para coleta e validação de informações

    Com tecnologia própria, auxílio de machine learning e inteligência artificial automatizamos o processo de coleta de dados dos fornecedores para avaliar critérios de D&I pré definidos. Com isso, geramos dados inteligentes de identificação e certificação de mais de 3.000 empresas analisadas.

  • Critérios de avaliação pré definidos

    As análises e certificações foram criadas utilizando uma metodologia composta por níveis de certificação. Foram utilizados dados como situação cadastral da empresa, natureza jurídica, composição societária, gênero presumido, porte, cnae, dados de autodeclaração, e outros documentos comprobatórios.

Confira abaixo o relato do Gilson Alencar sobre como a Linkana possibilitou que ele mapeasse e certificasse seus mais de 3 mil fornecedores com o módulo da Linkana Insights:

Com o projeto, a Linkana foi aprovada pela auditoria global da Mondelez International como plataforma oficial de identificação e certificação de fornecedores diversos e de economia inclusiva no Brasil. Com isso, fornecedores diversos certificados pela Linkana contam oficialmente para a meta de spend diverso global da empresa, que pretende chegar a gastar um bilhão de dólares por ano com fornecedores diversos até 2024.

“A Linkana desenvolveu uma plataforma, onde eu consegui mapear os meus mais de 3.000 fornecedores e dentro desse mapeamento conseguimos classificar cada um deles de acordo com o grupo de diversidade que ele pertence ou não pertence.”

Gilson Alencar

Gerente de Procurement da Mondelez Brasil

Quer alcançar ganhos de eficiência incríveis com a automação de processos de procurement?

Continue aprendendo

Revolucione a sua gestão de dados de fornecedores

O seu time perde muito tempo com planilhas manuais, trocas de e-mails intermináveis, e/ou gasta muito dinheiro com sistemas caros e que não resolvem em nada sua dores?

Essa é a sua oportunidade de diminuir a burocracia no seu processo de compras, eliminar riscos e reduzir custos na gestão e busca de novos fornecedores.

Na Linkana você terá uma plataforma simples e intuitiva com todos os dados necessários para uma melhor tomada de decisão estratégica.

Preencha seus dados ao lado para falar com um dos nossos especialistas e venha ser um Comprador do Futuro!

Prêmios
Investidores