Resources

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

4 alternativas ao Mercado Eletrônico para gerenciar seus fornecedores

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

January 9, 2023

January 9, 2023

January 9, 2023

Quem trabalha com fornecedores tem diversas opções de ferramentas que auxiliam o processo de gerenciamento, como o Mercado Eletrônico (ME). A plataforma conecta compradores aos parceiros por meio de uma comunidade, combinando tecnologia e serviços.

Por outro lado, existem alternativas ao Mercado Eletrônico, que têm funcionalidades distintas, mas o mesmo propósito: atender às necessidades do cliente que busca os melhores resultados para o gerenciamento de compras.

Nesse aspecto, podemos considerar a Linkana como uma das alternativas ao Mercado Eletrônico? Não! Logo adiante, vamos explicar o porquê!

A Linkana é o primeiro e maior software de gestão de terceiros em rede. Trata-se de um sistema completo que vai de ponta a ponta: do cadastro inicial para qualificação ao encerramento de contrato. Isso significa que nossa ferramenta serve como um enabler, ou seja, um facilitador que complementa o serviço realizado pelo ME.

Mesmo assim, se você está em busca de ferramentas para melhorar seus processos de gerenciamento de compras, está no lugar certo! 

Aqui, vamos mostrar alternativas ao Mercado Eletrônico e entender como a Linkana pode ser útil para seu negócio.

Continue com a gente e boa leitura!

O que é o Mercado Eletrônico (ME)? 

O Mercado Eletrônico é uma plataforma especializada em comércio B2B, cujo objetivo é desenvolver uma comunidade entre compradores e fornecedores, eliminando a necessidade de telefonemas, e-mails e outros meios de comunicação que dificultam o gerenciamento.

Os profissionais têm acesso ao portal para gerenciar as compras e vendas em qualquer lugar. Isso porque os dados ficam armazenados em uma única base, garantindo compliance e maior poder de decisão.

As soluções do Mercado Eletrônico são baseadas em tecnologia SaaS, Software as a Service, do mesmo modo que a Linkana. Portanto, não é necessário o uso de equipamentos e equipes de manutenção, apenas uma conexão segura com a internet.

As soluções disponibilizadas pelo ME são:

  • e-procurement: abrange todo o fluxo operacional de compras, como o Request to Pay, visando contribuir para diminuição de custos operacionais;

  • e-sourcing: contempla planejamento de demandas e etapas de negociação com terceiros;

  • e-marketplace: ambiente online em que fornecedores e compradores encontram boas oportunidades de negócios.

Além do mais, a plataforma do ME contempla:

  • suporte ao comprador e fornecedor;

  • diligenciamento de transações;

  • cotação de preços;

  • gestão de pedidos;

  • leilões reverso e direto;

  • padronização de materiais e serviços;

  • homologação de fornecedores;

  • gestão de catálogos. 


Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

4 alternativas ao Mercado Eletrônico 

Como o ME não é a única plataforma especializada na relação entre compradores e fornecedores, listamos 4 opções com funcionalidades idênticas e adicionais que podem servir para você. Confira: 

  1. SAP Ariba: oferece soluções para digitalização e integração do processo de prospecção de rede de negócios, facilitando a comunicação entre compradores e fornecedores;

  2. Neoway: esta ferramenta não é voltada exclusivamente ao gerenciamento de fornecedores. Ela foca em identificar fraudes por meio de análise de documentos de parceiros e clientes, faz análise jurídica e gestão de crédito;

  3. Coupa: diferente das demais, essa ferramenta busca aumentar a visibilidade e o controle de compras e despesas corporativas, ou seja, visa gerenciar os gastos com assertividade;

  4. Tally: faz o planejamento de recursos empresariais, cuja função é gerenciar a contabilidade de estoque, vendas, compras, fabricação e custo de trabalho, entre outras ações.

Por que a Linkana funciona como um enabler para o Mercado Eletrônico?

Como mencionamos, a Linkana é o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede. A solução otimiza sourcing, onboarding e análise de spend com uma base de dados unificada de perfis certificados para cadastro, risco, qualidade e diversidade.

Nós funcionamos como um enabler porque atuamos de ponta a ponta na gestão de fornecedores, isto é, desde o cadastro inicial até o encerramento do contrato. Assim, complementamos as funcionalidades não adquiridas em outras ferramentas, como o ME.

No caso, enquanto o Mercado Eletrônico contribui para a formação de uma comunidade entre compradores e fornecedores B2B, nossa ferramenta conta com Inteligência Artificial, facilitando a geração de informações para a tomada de decisão baseada em dados.

Diante disso, entre os diversos benefícios que podem ser obtidos com a Linkana, estão:

  • redução de gastos;

  • aumento da produtividade dos profissionais dessa área;

  • diminuição de falhas;

  • automatização dos processos;

  • redução do tempo de identificação, qualificação e contratação de terceiros.

Dica de leitura: Linkana + ME: qual o resultado dessas soluções?

Quais são as principais funcionalidades da Linkana? 

Percebeu como a Linkana não faz parte do ciclo de alternativas ao Mercado Eletrônico, e sim, soma para um processo de gerenciamento de fornecedores mais robusto?

Pois bem, não é só isso! Com a solução Linkana Network, você acessa uma base de dados para encontrar, analisar e se relacionar com fornecedores ativos e novos, em alguns cliques. Basicamente, esse software cria e gera valor com insights de informações comerciais, de risco, qualidade e diversidade.

Em paralelo, pode-se obter pontuações para os critérios socioambientais e de governança com o ESG Rating. Isto é, para cada fornecedor, atribui-se uma nota que indica o nível de comprometimento do fornecedor com os indicadores ESG.

Com a ajuda da Linkana, a Nivea, por exemplo, diminuiu 65% esse tempo e ainda aumentou em 70% o volume de coletas de informações. 

Além do mais, se você deseja fazer um monitoramento de fornecedores e descobrir quem possui certificados, nós também oferecemos outras funcionalidades, como:

São diversas aplicações que você pode ter com a Linkana. Nós deixamos de ser uma das alternativas ao Mercado Eletrônico e servimos como apoio para que você tenha o máximo de recursos disponíveis para aprimorar sua gestão de fornecedores.

Somos o #SRMDoFuturo, feito para o #CompradorDoFuturo.

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market