Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Linkana + SAP Ariba: por que usar essas duas soluções simultaneamente?

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

23 de setembro de 2022

23 de setembro de 2022

23 de setembro de 2022

Já pensou em utilizar dois softwares de gestão de fornecedores simultaneamente? Um bom exemplo pode ser a junção entre Linkana + SAP Ariba que, apesar de serem ferramentas distintas, têm objetivo similar:  ajudar a melhorar o gerenciamento de terceiros.

A Linkana é o primeiro software de gestão de fornecedores em rede, que contribui para a otimização de processos de sourcing, onboarding e gestão de fornecedores com uma base viva de dados de cadastro, risco, qualidade e diversidade, de maneira automatizada e simples.

O SAP Ariba oferece soluções em nuvem para cadeia de suprimentos e e-procurement, que vai da prospecção ao pagamento.

Ambas as soluções funcionam na nuvem e contam com diversos pontos positivos distintos. Por exemplo, o SAP Ariba inclui uma funcionalidade voltada para a transformação de contas a pagar em ativos estratégicos, que contempla todo esse fluxo de recebimento de valores da cadeia de suprimentos.

Já a Linkana usa tecnologias modernas e atualizadas, tais como Inteligência Artificial e Machine Learning, para aprimorar a coleta e análise de dados — e é justamente esse diferencial que justifica o uso das duas ferramentas juntas.

Isto é, agora você já sabe o que é cada um desses softwares de gestão de fornecedores, certo?

Porém, deve estar se perguntando se há outros serviços que esse softwares oferece, não é mesmo? 

Para descobrir essas respostas e entender melhor como pode ser a junção entre Linkana + SAP Ariba? Então siga a leitura deste artigo para conferir agora mesmo!

Quais são os diferenciais da Linkana e do SAP Ariba?

Para falarmos sobre Linkana + SAP Ariba, o primeiro passo é entender o que contempla cada uma dessas soluções. Por isso, falaremos individualmente sobre essas duas soluções. 

Linkana

A Linkana, startup fundada em 2019, oferece aos seus clientes um software de gestão de fornecedores em rede completo, com funcionalidades que vão de ponta a ponta  nesse processo.

Entre as grandes companhias que já utilizam essa solução, houve a redução de 90% do tempo gasto para cadastro e homologação de terceiros

Outro diferencial da Linkana está na análise de Fornecedores Diversos. A Mondelez, por exemplo, conseguiu mapear e certificar a diversidade de mais de 3.000 fornecedores ativos da sua base com o nosso sistema.

Entre as soluções presentes no software da Linkana estão:


Vale destacar ainda que, em 2022, a Linkana conquistou a 148ª posição no ranking das 500 empresas SaaS (Software as a Service) que mais cresceram no mundo no ano de 2021, de acordo com a Latka Magazine.

A startup também ficou entre as três primeiras colocadas no Prêmio Inbrasc 2021 com seu projeto de Supply Chain


SAP Ariba

O SAP Ariba é uma empresa americana que se descreve como uma companhia que oferece soluções para digitalização e integração, total ou parcial, do processo de prospecção de rede de negócios, chegando até a etapa do pagamento.

A proposta da ferramenta é facilitar a colaboração entre compradores e fornecedores, de modo que isso também contribua com o controle de gastos e a redução de custos do contratante do software.

É interessante que você saiba também que a Ariba foi adquirida pelo SAP em 2012, que é uma das maiores companhias de software empresarial do mundo. Em 2016 foi lançada a nova identidade da marca: SAP Ariba.

Entre as funcionalidades encontradas no software dessa empresa estão:

  • gestão de fornecedores: ferramenta para gerenciamento de informações de terceiros, ciclo de vida, desempenho, entre outras relacionadas;

  • strategic sourcing: identificação de terceiros qualificados, criação de acordos competitivos, e mais;

  • cadeia de suprimentos: funcionalidade voltada para gerenciamento de supply chain, incluindo cadastro, conexão com parceiros etc; 

  • procurement: ajuda na garantia de compliance da cadeia de compras; 

  • serviços para compradores: suporte para gestão de mudanças, conectividade e implementação.


A ferramenta da SAP Ariba tem por objetivo digitalizar e simplificar todos os processos de supply chain, dividindo em três momentos distintos:

  • abastecimento: solução voltada para sourcing estratégico, para redução de riscos e aceleração do ciclo de vida dos contratos;

  • aquisição: garantia de compliance com funcionalidades específicas para procurement;

  • pagamento: automação de coleta, workflow e aprovação, gerando mais visibilidade aos fornecedores quanto aos pagamentos realizados.


Não deixe de ler este artigo: "Supply Chain Management: 4 etapas para fazer uma gestão de suprimentos eficiente"


Modernize ainda hoje sua gestão de fornecedores

Preencha o formulário abaixo e descubra a plataforma de SRM mais completa e integrada do Brasil.

Por que usar Linkana + SAP Ariba?

O objetivo por trás da ideia de usar Linkana + SAP Ariba é utilizar esse primeiro software de gestão de fornecedores como um power up, ou seja, um potencializador que traz recursos de Inteligência Artificial e que tornam a análise de dados muito mais completa, dinâmica, precisa e eficiente.

Isso é possível porque a solução da Linkana atua na fundação de dados de maneira integrada. 

Nosso software impulsiona o Retorno do Investimento (ROI) de ferramentas de e-procurement, promovendo a centralização dos dados de fornecedores em uma fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada com todos os sistemas de gestão usados por sua empresa.

Mas, por quais razões é tão importante para o crescimento de um negócio centralizar  essas informações e tomar decisões baseada em dados? Um dos principais motivos é que isso permite aos gestores deliberarem com base em fatos, não em achismos.

Por meio da coleta de informações geradas pelo próprio negócio, as chances de decisões erradas diminuem, já que os dados são algo concreto, real, sem influência de opiniões ou mesmo emoções.

Além disso, o uso de dados na gestão de fornecedores é uma forma mais confiável de definir estratégias, elevando as chances de os resultados alcançados serem mais satisfatórios, pelos mesmos motivos que acabamos de citar.

Mas, para isso, o uso de ferramentas adequadas é essencial, como na sugestão que demos de utilizar Linkana + SAP Ariba.

Dica! Não deixe de ler este artigo: "Por que o ecossistema de procurement passa pela digitalização e análise de dados?"

Conheça mais sobre a Linkana!

A Linkana é o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede. Nossa base de dados de perfis compartilhados permite que compradores analisem fornecedores ativos e novos em alguns cliques. 

Com isso, criamos e geramos valor com insights de informações comerciais, de risco, qualidade e diversidade, utilizados em processos de cadastro, onboarding, sourcing e análise de spend.

Grandes empresas como Cervejaria Ambev, Nu, L'Oreal, Mitre, Johnson & Johnson, Porto Seguro, entre muitas outras, resolveram seus problemas de compras e procurement com a solução da Linkana!

Somos o #SRMDoFuturo, feito para o #CompradorDoFuturo.

Não perca mais tempo! Preencha o formulário abaixo agora mesmo e tenha todos os recursos do software de gestão de fornecedores da Linkana na sua empresa!


Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores

Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores.

OUTROS CONTEÚDOS

Descubra mais novidades e tendências do mercado de procurement