Monte uma lista de fornecedores de sucesso!

O setor de compras de um e-commerce √© extremamente importante para a sa√ļde dos neg√≥cios e para a manuten√ß√£o da estrat√©gia de aquisi√ß√£o de produtos, mat√©rias-primas e servi√ßos. Logo, ter uma boa lista de fornecedores √© essencial para que tudo d√™ certo.

No entanto, nem sempre é uma tarefa fácil encontrar um distribuidor competente, comprometido e que mantenha um bom relacionamento. Pensando nisso, criamos esse guia especial para facilitar sua vida.

Por meio dele, você conhecerá dicas simples e práticas para montar uma lista de fornecedores sem dor de cabeça. Confira!

Como criar uma lista de fornecedores?

Um dos grandes desafios dos jovens lojistas √© conseguir seus fornecedores e fazer a gest√£o de compras. A primeira barreira est√° na nomenclatura: fornecedores, distribuidores, importadores, fabricantes ou confec√ß√Ķes?

Todos esses nomes significam absolutamente a mesma coisa, mas cada um tem a sua particularidade, dependendo do nicho de com√©rcio. Ou seja, se o seu e-commerce trabalha com roupas, √© indicado que voc√™ v√° atr√°s de confec√ß√Ķes ou at√© mesmo de algum fabricante de tecido.

Agora, se a sua √°rea √© de produtos eletr√īnicos, gadgets e similares, √© recomendado procurar uma importadora. Falando em procurar, voc√™ sabe onde encontr√°-los?

Fornecedores: onde habitam, do que se alimentam e como encontr√°-los?

Montar a sua pr√≥pria lista de fornecedores √© um desafio, ainda mais quando voc√™ n√£o sabe onde os encontrar. √Č fato que muitos fornecedores n√£o t√™m site ou pouco se importam em apresentar uma interface agrad√°vel.

Isso acontece pelo simples fato de lidarem diretamente com seus consumidores, que, por sua vez, acabam fazendo a melhor propaganda: a boca a boca. Ou seja, investir em um site é algo mais comum no comércio varejista.

Os melhores fornecedores geralmente são ocultos e difíceis de achar por meio de pesquisas no Google. Por isso, é necessário um esforço adicional para chegar até eles.

Ent√£o, onde encontr√°-los?

Quem tem boca vai a Roma

Pergunte e converse com seus colegas de e-commerce. Lembre-se: o não você já tem. O que custa tentar?

Manter contato com pessoas na √°rea faz com que voc√™ amplie o seu networking, e isso facilita as rela√ß√Ķes. Al√©m do mais, √© poss√≠vel extrair informa√ß√Ķes valiosas como, por exemplo:

  • Quais fornecedores s√£o confi√°veis
  • Quais despacham rapidamente logo ap√≥s o pedido
  • Se h√° problemas com RMA (Return Merchandise Authorization ou Autoriza√ß√£o de Devolu√ß√£o de Mercadoria)
  • Custo X Benef√≠cio

Do mundo virtual para o real

N√£o consegue montar sua lista de fornecedores pois n√£o os encontra na internet? Saia da frente do computador e d√™ uma volta. V√° at√© lojas que forne√ßam o mesmo produto que voc√™ quer vender. Olhe as embalagens e colete informa√ß√Ķes.

Com o CNPJ do fornecedor em m√£os, voc√™ consegue descobrir telefone e endere√ßo. N√£o tenha vergonha, ligue e busque mais informa√ß√Ķes de como voc√™s podem ser parceiros. Se poss√≠vel, agende uma visita, saiba como √© a din√Ęmica de fornecimento e o que √© necess√°rio.

Eventos, feiras e congressos

Eventos, feiras e congressos não são perda de tempo ou dinheiro, são investimentos valiosíssimos para quem quer ter sucesso no e-commerce.

Nesses locais, é possível ampliar sua rede de networking, conhecer outros fornecedores (aqueles que não têm site), encontrar novos produtos e fechar parcerias. Em muitos casos, você falará diretamente com o dono ou alguém de grande influência dentro daquele nicho.

Como validar a lista de fornecedores montada?

Você foi para rua, participou de eventos e buscou orientação com lojistas mais experientes. A partir de agora a sua lista de fornecedores está ganhando forma, mas você precisa de segurança.

Nesse contexto, como avaliar fornecedores? Acompanhe abaixo o passo a passo para você não errar na hora de fechar uma parceria!

A reposição é rápida?

Procure saber se o fornecedor consegue uma reposição rápida do produto que você fornece. De nada adianta bom preço, se a entrega é demorada.

Por exemplo, imagine que você tenha adquirido 1.000 unidades de produtos de um determinado fornecedor. As vendas foram um sucesso e se esgotaram rapidamente. Você solicita reposição, mas isso levaria em torno de um mês.

Para o seu negócio (e muitos outros) esse é um tempo impraticável, visto que seus clientes querem agora a mercadoria. Você deixa de ganhar dinheiro se isso acontecer.

RMA não deve ser uma dor de cabeça

Para os novos lojistas, talvez o termo RMA seja desconhecido. Trata-se de uma transação na qual o lojista abre um chamado com o fornecedor para que ele troque, repare ou reembolse produtos avariados.

Por vezes você encontrará fornecedores com preços muito competitivos e atraentes, mas que não realizam RMA. Ou seja, se chegar mercadoria avariada, é você quem ficará com prejuízo.

Por isso é importante conversar com colegas e, até mesmo, pesquisar na internet para descobrir como esse fornecedor se comporta perante esse tipo de problema.

Teste o produto

A reposi√ß√£o √© r√°pida, o pre√ßo √© competitivo, mas a taxa de RMA √© alta. Ou seja, muitos produtos voltam para a f√°brica devido a algum problema. Isso √© duplamente ruim: voc√™ perde tempo com esse ‚Äúvai e vem de mercadorias‚ÄĚ e desgasta a sua rela√ß√£o com os clientes.

Esse processo é cansativo tanto para você quanto para o seu comprador. Além do mais, pode ser prejudicial para sua reputação como lojista.

Qual o melhor fornecedor para quem está começando?

Por fim, mas não menos importante, uma dica valiosa para os inexperientes. Qual o melhor fornecedor nesse caso? Já adiantamos que a sua preocupação principal não deve ser o preço. Você conseguirá melhores ofertas à medida que ganhar mais experiência.

Inicialmente, voc√™ deve montar sua lista de fornecedores com quem tem disponibilidade de estoque, reposi√ß√£o r√°pida e que ofere√ßa consigna√ß√£o ou cr√©dito para voc√™. 

Al√©m disso, fa√ßa uma r√°pida pesquisa e veja como √© o hist√≥rico dessa empresa e como anda a sa√ļde financeira deles.

E aí, agora está pronto para montar sua lista de fornecedores e colocar a mão na massa?
Este post foi escrito pela equipe do olist, uma solução completa para lojas que querem vender online de forma prática e profissional. Com milhares de lojas parceiras em mais de 180 países, o olist tem ferramentas que facilitam a criação de loja virtual, a venda em marketplaces e a operação logística no e-commerce. Conheça o olist.

Redação Papoca

Redação Papoca