À procura de bons fornecedores: passo a passo completo

Falamos muito por aqui sobre como fazer a qualificação de fornecedores, ou seja, como garantir que os parceiros comerciais que formam sua cadeia de suprimentos sigam as regras de Compliance e governança corporativa. Mas e como iniciar a procura de fornecedores, você sabe como fazer?

Encontrar bons fornecedores pode ser uma tarefa difícil quando não se sabe por onde começar. Ainda assim, trata-se de uma etapa essencial para comprovar a viabilidade de um empreendimento, afinal de contas certamente será preciso suprir necessidades de produtos e serviços para a operação.

Eles irão fornecer prestadores de serviços para tarefas específicas, como segurança, transporte e contabilidade, também podem ser responsáveis pela instalação e manutenção de máquinas, equipamentos e sistemas

Além daqueles que fornecem matéria-prima ou produtos para revenda, que devem seguir um padrão de qualidade e preço atrativo, o chamado custo-benefício. Tudo isso precisa começar do zero, o que pode ser bem desafiador.

Esse será o assunto da vez, vamos mostrar um passo a passo simples para a procura de fornecedores. Mais do que isso, aqui você encontrará dicas e ferramentas que podem ser utilizadas para montar uma cadeia de suprimentos sólida, moderna e benéfica para a sua empresa.

Passo a passo da busca por fornecedores

Confira 8 passos para ir à procura de fornecedores e criar uma supply chain robusta, eficiente e promissora.

1. Analise suas necessidades

O primeiro passo para encontrar bons fornecedores está em saber quais necessidades de fornecimento sua empresa realmente apresenta. Para isso, a gestão empresarial precisa responder alguns questionamentos básicos, como:

  • Quais itens são necessários?
  • Qual a quantidade e quanto tempo ela dura?
  • Qual seu orçamento?
  • Qual padrão de qualidade você precisa atingir?
  • Possui estrutura para manter um estoque? Se sim, qual sua capacidade?

A partir desses dados, é possível obter um panorama mais completo de quais necessidades precisam ser atendidas, quais parâmetros devem ser seguidos e qual a estrutura física e financeira que irá dar suporte para a cadeia de suprimentos.

2. Conheça quem fornece para seus concorrentes

Uma etapa importante para qualquer empresa é fazer o mapeamento e análise de concorrentes diretos e indiretos. Para empreendimentos que estão à procura de fornecedores, esse esforço fica ainda mais valioso, uma vez que pode indicar fornecedores capazes de atender um padrão de qualidade específico.

Mesmo que você não faça negócios com o fornecedor do seu concorrente, essa informação pode auxiliar a encontrar o seu próprio parceiro comercial que faz frente a empresa que atende o seu adversário no mercado.

3. Procure fornecedores locais

A logística de fornecedores influencia muito na escolha de qual o melhor candidato para atender as necessidades de suprimentos da sua empresa. O fornecedor precisa ser capaz de entregar a quantidade desejada, no tempo ideal, com a qualidade certa e pelo menor preço, configurando o melhor custo-benefício.

Encontrar fornecedores locais, além de ser uma excelente forma de estimular o desenvolvimento econômico da região onde sua empresa está situada, garante que alguns desses fatores sejam atendidos com excelência.

Principalmente quando a procura por fornecedores locais resulta em empresas capazes de atender a sua demanda de quantidade e padrão de qualidade, a proximidade física provoca uma agilidade especial ao processo de entrega, dando ainda mais liberdade para o setor de compras programar suas aquisições.

4. Pesquise na internet

Quando o consumidor quer adquirir um produto novo, como um smartphone ou notebook, ele provavelmente irá pesquisar online antes de efetuar a compra, mesmo que eventualmente busque uma loja física.

Isso acontece pela grande quantidade de informações disponíveis na internet, permitindo comparar preços e conhecer mais sobre a classe de produtos de seu interesse, que irão atender uma necessidade dele.

O mesmo vale para empresas à procura de fornecedores. Ainda que o e-commerce B2B tenha pouca visibilidade no Brasil, a presença online do atacado é a nova tendência para conquistar clientes nesse ramo. A principal motivação vem do exterior, com a previsão de que o mercado B2B online movimente US$ 1,18 trilhão em 2021, nos EUA.

O vídeo abaixo, do Digitalizando, fala sobre os 4 principais desafios do atacado online no Brasil, é muito útil para compreender o panorama do e-commerce B2B no Brasil:

Dessa forma, vale a pena realizar uma pesquisa online no segmento de sua necessidade para encontrar possíveis candidatos para sua rede de fornecedores.

5. Fique atento à portais online do segmento de interesse

Na mesma pegada que a pesquisa online, onde sua empresa irá procurar fornecedores diretamente em seus canais de atendimento, utilizar portais de notícias e que abordam o segmento de interesse para encontrar empresas em destaque é uma excelente aposta.

Através de relatórios, pesquisas e novidades que surgem em diferentes nichos de mercado, é possível conhecer potenciais fornecedores para a sua empresa, muitas vezes através de notícias sobre tendências, inovações e outros fatores promissores.

6. Participe de eventos e feiras de negócio

Talvez a medida mais tradicional a ser adotada pelas empresas que estão à procura de fornecedores, a participação em eventos do ramo e feiras de negócios, para promover o networking, é uma estratégia que se mantém válida e promissora.

Na busca por bons parceiros comerciais, uma forma de encontrar, conhecer e iniciar um relacionamento com fornecedores se encontra nesse ambiente propício, desenhado totalmente para interagir com aqueles que partilham do seu interesse.

Por isso, não deixe de fazer sua marca presente nos principais eventos do ramo. Além de conhecer possíveis parceiros comerciais, essa atividade também projeta a imagem da sua empresa no mercado e atrai a atenção de fornecedores e investidores.

7. Monte uma lista de CNPJs

Depois de toda essa pesquisa, o resultado esperado é uma lista de CNPJs dos possíveis parceiros para o seu negócio. Essa informação será crucial para seguir a etapa seguinte da procura de fornecedores, que consiste no processo de qualificação e homologação.

8. Comece o processo de qualificação de fornecedores

Quem procura, acha. Mas o que fazer depois da procura de fornecedores encontrar potenciais candidatos? 

Aqui o setor de compras da sua empresa dará início à qualificação de fornecedores, promovendo análises de informações públicas e privadas das empresas candidatas para enfim filtrar os resultados e encontrar os fornecedores de maior potencial para atender suas necessidades com o melhor custo-benefício, de acordo com as diretrizes de Compliance e governança corporativa.

De forma resumida, o processo de qualificação de fornecedores conta com 5 etapas, sendo elas:

  1. Cadastro de fornecedores a partir do CNPJ;
  2. Coleta e análise pública de Compliance;
  3. Avaliação de informações e documentos coletados;
  4. Relatório de histórico do fornecedor e notificação sobre pendências e irregularidades;
  5. Avaliação final do candidato, que pode ser reprovado ou convidado a participar da homologação de fornecedores (análise de informações privadas).

Depois disso, a análise de informações privadas é essencial para a gestão de riscos dos fornecedores. Nessa etapa, que pode ser identificada pela homologação de fornecedores aprovados, a análise de Compliance irá se aprofundar, bem como a avaliação de porte, capacidade de fornecimento e o alinhamento institucional da empresa que busca atuar de forma terceirizada.

Todo esse processo que irá garantir que a procura por fornecedores deu resultado e encontrou os melhores parceiros para a sua empresa. Lembre-se de montar uma rede de fornecedores, para que sua operação tenha alternativas de qualidade e não dependa de apenas um.

Ferramentas que auxiliam na procura por fornecedores

Garantir que a procura de fornecedores traga resultados satisfatórios depende de conduzir o processo com as ferramentas certas. Entre as opções mais interessantes, a Linkana se destaca ao simplificar a qualificação de fornecedores, com agilidade, eficiência e sem burocracia.

Com uma inteligência voltada para automação das análises públicas de Compliance, os robôs da plataforma coletam uma grande quantidade de documentos dos bancos de dados disponíveis no mercado, servindo de base para filtrar os candidatos e encontrar os fornecedores ideais.

Reforce o processo de qualificação com uma análise gratuita de CNPJ e veja como podemos ajudar o seu processo de compras. Basta preencher o formulário abaixo:

Leo Cavalcanti

Leo Cavalcanti

Advogado, especialista em Planejamento Tributário e Finanças, soma mais de 05 anos de experiência com rotinas de auditoria empresarial e tributária, além de conhecimento em controladoria e práticas de departamento jurídico corporativo. Atualmente é CEO e um dos co-fundadores da Linkana.