A meta de toda empresa é oferecer um produto ou serviço de qualidade. Para alcançar esse objetivo, é preciso de bastante organização no processo produtivo desde a aquisição de matéria-prima até o transporte. Os tipos de fornecedores fazem parte desse caminho e devem atender a política de compras da empresa.
Mas então quer dizer que a gestão de fornecedores envolve lidar com diferentes tipos de empresas e monitorar pedidos de acordo com a necessidade de abastecimento?
Exatamente. Toda empresa tem suas particularidades em relação ao que e quando precisa de determinados itens para funcionar. Dessa forma, é preciso saber a importância de cada insumo na cadeia produtiva e encontrar boas empresas que forneçam cada item.
O setor de compras tem um papel essencial no estudo dos tipos de fornecedores que a empresa precisa e os membros mantêm um relacionamento próximo, principalmente com aqueles que são os melhores do ramo.
Quer entender mais sobre os tipos de fornecedores para classificar os parceiros que atendem seu negócio e montar uma estratégia de compra eficiente? Continue a leitura e conheça cada tipo.
O que é um fornecedor?
O artigo terceiro do Código de Defesa do Consumidor, sancionado pela Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, define que:
Fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços.
Ou seja, é uma empresa externa com a qual um negócio pode estabelecer uma relação comercial contínua ou pontual para atender suas demandas.
Na dinâmica atual do mercado, as empresas trocam serviços entre si, já que é impossível um negócio ser autossuficiente em todas as áreas.
Então, é comum ver negócios terceirizando serviços como contabilidade, limpeza, compra de matéria-prima, serviços de transporte de carga, etc.
Essa relação com os fornecedores deve seguir critérios estabelecidos pelas empresas para que os padrões de qualidade que ela se propõe a oferecer sejam realmente percebidos pelos consumidores.
Quais são os 3 tipos de fornecedores?
Conhecer os tipos de fornecedores vai ajudar na análise de qual deles é mais utilizado e a organizar uma lista de fornecedores segura para cada um. Conheça a classificação existente a seguir.
1. Monopolistas
Os fornecedores monopolistas são aqueles que vendem produtos exclusivos e não possuem muitos concorrentes. Por isso, tem um controle maior do preço, definindo sua margem de acordo com suas intenções de lucro.
Por isso, se posicionam como fornecedores com alto valor agregado, o que aumenta o poder de barganha com os clientes que precisam do(s) seu(s) produto(s).
Como estão em um mercado específico, onde é difícil encontrar várias empresas que forneçam o insumo, a relação comercial gera uma certa dependência. Então, é preciso manter uma pesquisa constante para encontrar e ter, pelo menos, mais um ou dois fornecedores desse tipo.
2. Habituais
Já os fornecedores tradicionais são aqueles que comercializam produtos e insumos básicos de produção e que atendem a vários tipos de empresas.
Como é possível imaginar, a concorrência entre as empresas é maior, pois existem mais opções disponíveis. Isso permite que os contratantes façam cotações com diferentes fornecedores e consigam negociar preços e prazos com mais liberdade.
Com esse tipo de fornecedor, o poder de barganha está com os clientes que podem manter listas de contatos que atendem as estratégias de abastecimento de cada área e, assim, fechar compras sempre vantajosas.
3. Especiais
Por último, os fornecedores especiais ou ocasionais são aqueles que atendem demandas pontuais ou raras que precisam ser supridas em um determinado momento.
Um exemplo são as empresas automobilísticas e as metalúrgicas que precisam de matéria-prima bruta como metais raros usados na fabricação de peças ou carros. Outro exemplo são os restaurantes de comidas típicas ou que servem alimentos de regiões específicas.
Ou seja, são insumos que não são encontrados com os fornecedores habituais e, por isso, exigem que o setor de compras se empenhe bastante na pesquisa para encontrá-los ou conseguir indicações.
>>> Baixe nosso ebook gratuito sobre ‘Gestão de fornecedores’ e aprenda como estruturar um bom processo de gestão e outras questões sobre o assunto! <<<
Aprenda como fazer uma gestão de fornecedores inteligente e guiada por dados na sua empresa.
Como organizar a solicitação de compras
Dependendo do nicho de mercado da sua empresa, a equipe vai lidar com tipos de fornecedores diferentes rotineiramente. Para que o monitoramento dos fornecedores e pedidos dê certo e não haja desabastecimento, é preciso organizar a solicitação de compras.
Veja abaixo os principais passos para manter um processo de abastecimento eficiente:
Selecione os critérios para seleção de fornecedores
Estabelecer critérios de seleção de fornecedores é válido para todos os tipos de fornecedores, especialmente, para os habituais, um grupo com inúmeras opções. As regras vão orientar a equipe de compras na hora de verificar se o fornecedor é uma empresa confiável, legalizada e se realmente oferece aquilo que vende.
Confira no artigo ‘Critérios de seleção de fornecedores: 10 pontos essenciais’ o que deve estar na sua lista de critérios.
Mantenha um cadastro de fornecedores
Para ganhar tempo na hora de contatar os tipos de fornecedores, mantenha um cadastro atualizado de empresas homologadas e qualificadas com as quais já foram fechados negócios. Um software de gestão de fornecedores é bastante útil, pois automatiza esse processo e elimina o trabalho manual.
Faça a avaliação dos fornecedores
Encontrar entre os tipos de fornecedores aqueles que prestam o melhor serviço e entregam qualidade é uma informação que sua empresa não quer perder. Então, mantenha junto ao cadastro anotações com detalhes relevantes e a avaliação para serem relembrados a cada contrato.
Saiba como cada fornecedor trabalha
A periodicidade dos pedidos da sua empresa deve bater com a periodicidade de entrega do fornecedor. Então, saiba como cada um trabalha e o que é preciso fazer para garantir que a empresa seja abastecida no momento certo.
Tenha um cronograma de entrega e pagamento
Ter um cronograma de entrega é uma solução simples para garantir que cada um dos tipos de fornecedores que você precisa seja contatado no prazo exigido, o que também facilita a negociação de outros detalhes como preço e prazo de pagamento.
Leia também >>> Matriz de Kraljic: o que é, função e como aplicar nas compras.
Trabalhe apenas com fornecedores confiáveis
Os tipos de fornecedores exigem que as empresas se organizem para lidar com cada segmento de forma eficiente. Diante de um grande volume de contatos, é essencial contar com ferramentas que ajudem na consulta de dados e homologação dos parceiros.
A Linkana dá suporte para essa operação por meio de tecnologias inteligentes para combater a burocracia e aumentar a eficiência na gestão dos seus fornecedores.
Confira como pode ser fácil otimizar esse processo tornando automático e eficaz. Agende uma demonstração com um especialista e fortaleça a gestão de suprimentos da sua empresa.