Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE): guia completo!

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

15 de dezembro de 2021

15 de dezembro de 2021

15 de dezembro de 2021

O Índice de Sustentabilidade Empresarial, também conhecido por ISE B3, é uma ferramenta de análise comparativa, criada pela BM&FBovespa, para avaliar as empresas listadas na B3 sob a ótica da responsabilidade socioambiental.

Levando em conta fatores de sustentabilidade corporativa, como ações de preservação ambiental, justiça social, eficiência econômica e governança, o Índice de Sustentabilidade Corporativa (ISE) tem o ideal de estimular as empresas a desenvolverem iniciativas sustentáveis que levem progresso para diversas áreas da nossa sociedade.

Para compreender o que é Índice de Sustentabilidade Corporativa e as vantagens que as empresas listadas no indicador desfrutam por sua avaliação, confira agora mesmo este guia completo sobre o tema!

O que é Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE)?

O Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) é uma ferramenta que mensura a sustentabilidade das empresas listadas na B3, bolsa de valores oficial do Brasil.

Nas últimas décadas, vimos uma crescente na demanda por empresas comprometidas com o desenvolvimento das áreas onde estão alocadas. Foi desse ideal que surgiu o Índice de Sustentabilidade Ambiental ISE, em 2005.

Uma iniciativa pioneira na América Latina e financiada pelo International Finance Corporation, ligado ao Banco Mundial, o ISE utiliza questionários e critérios de avaliação para comparar o desempenho das empresas por suas ações de sustentabilidade organizacional.

Esse índice serve como referência para investidores que querem realizar investimentos socialmente responsáveis no nosso país e que, por esse motivo, buscam por empresas que adotam práticas sustentáveis em suas operações.


Qual o objetivo do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) de B3?

O objetivo do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 é criar um cenário de incentivo e comprometimento com o desenvolvimento sustentável

Com esse indicador, é possível comparar as iniciativas sustentáveis de diferentes empresas, a fim de aprimorar a reputação e valorizar as companhias que melhoraram a sua postura diante a sociedade e o meio ambiente.

Como resultado, investidores têm bons parâmetros de ESG sobre as companhias que pretendem investir antes de tomar suas decisões.

Leia também: "Entenda a importância do reconhecimento de riscos ambientais e como adotar esse processo na sua empresa"

Quais são os critérios avaliados no Índice de Sustentabilidade Empresarial?

A metodologia do Índice de Sustentabilidade Empresarial foi desenvolvida pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas. 

Esse método é colocado em prática e analisado pelo Conselho Deliberativo do ISE, formado por membros de diversas instituições, como Ministério da Economia, B3, ABRAPP e outros.

Conforme mencionado na introdução, os critérios avaliados são as ações que promovem eficiência econômica, governança corporativa, preservação ambiental e justiça social

Nesse contexto, os principais indicadores de sustentabilidade empresarial analisam os seguintes fatores de cada um desses critérios:


  • nível de comprometimento das políticas internas com cada iniciativa;


  • nível de monitoramento da gestão ao implementar programas, metas e ferramentas de acompanhamento;


  • desempenho real obtido com as ações da empresa;



As empresas interessadas ou convidadas a participar do ISE devem estar listadas na B3, 

a bolsa de valores brasileira, responder a uma série de questionários e apresentar documentação para comprovação das informações.

Após o processo, é montada uma carteira de ações de empresas que se destacaram, a qual tem vigência de 1 ano. A composição da carteira mais recente pode ser vista no próprio site da B3.

https://www.youtube.com/watch?v=_EAv9-UnqoQ


Como é calculado o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE)?

O cálculo do ISE da B3 é feito atribuindo um peso 100 a cada uma das dimensões do questionário aplicado às empresas. Essas dimensões são subdivididas em um conjunto de critérios e esses, por sua vez, em indicadores, da seguinte forma:


  • dimensões ambiental, social, econômico-financeira e mudanças climáticas: com base no mesmo padrão são subdivididas em:


  • política: indicadores de comprometimento;


  • gestão: indicadores de programas, metas e monitoramento; 


  • desempenho e cumprimento legal: reporte, no caso da dimensão climática.


São consideradas elegíveis a compor a carteira as companhias que detenham as 200 ações tidas com maior liquidez pela bolsa de valores brasileira.

Somado ao peso conferido ao questionário, também são analisados diversos documentos que fundamentam e comprovam as informações fornecidas pelas empresas avaliadas.

Por conta de cenários como esse é que não se deve manipular resultados ESG, visto que são esses números que comprovam o comprometimento da organização com questões socioambientais e de governança.


Modernize ainda hoje sua gestão de fornecedores

Preencha o formulário abaixo e descubra a plataforma de SRM mais completa e integrada do Brasil.

7 benefícios de empresas listadas na carteira do ISE

Empresas participantes da carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) devem aplicar um grande esforço para implementar ações éticas, responsáveis e conscientizadoras.

Todo esse empenho não ocorre apenas para devolver parte do seu lucro e sucesso à sociedade ou ao meio ambiente. Ter sua empresa na carteira do ISE confere diversas vantagens para a instituição, entre elas:


  • reputação melhorada;


  • vantagem competitiva;


  • influência sobre regulamentação;


  • aumento de conhecimento;


  • alinhamento a tendências e demandas;


  • aumento do nível de confiança dos investidores;


  • valor e prioridade na cadeia de suprimentos.


Reputação melhorada

O primeiro benefício claro do ISE é o ganho de boa reputação no mercado. Empresas presentes nas listas da B3 com boa avaliação nos principais indicadores de sustentabilidade empresarial são comprovadas como transparentes, éticas e responsáveis com meio ambiente, sociedade, legislação e tributação.

Como resultado, obtêm uma imagem mais consolidada e positiva no mercado de atuação.

Vantagem competitiva

Empresas listadas no ISE da B3 têm uma vantagem considerável em relação aos concorrentes que não conseguiram esse feito. Não só pela atenção obtida junto ao mercado e investidores, mas também por estarem mais preparadas e alinhadas às inovações da legislação.


Influência sobre regulamentação

O que hoje é uma recomendação, amanhã pode se tornar uma exigência. Isso significa que certas regras são implementadas gradativamente, assim, empresas que as adotam ou mesmo antecipam, ganham vantagem de mercado e podem até mesmo acelerar a obrigatoriedade de uma norma.

Aumento de conhecimento

Ações que realmente contêm valor de sustentabilidade promovem a aquisição de novas técnicas e conhecimento sobre questões socioambientais, financeiras ou de governança corporativa. Isso aumenta a base de informações que uma empresa tem acesso para tomar suas decisões estratégicas.

Alinhamento a tendências e demandas

Da mesma forma, o conhecimento adquirido por essas atitudes dá uma noção melhor para a empresa sobre as tendências e preferências do mercado consumidor, aumentando o pioneirismo e preparando-a mais adequadamente para atender os seus clientes.

Aumento do nível de confiança de investidores

Empresas com ética comprovada e ações de sustentabilidade com alta relevância são um investimento com mais garantias de sucesso. 

A confiança de investidores e parceiros comerciais aumenta, dando mais estabilidade e aporte financeiro à operação.

Valor e prioridade na cadeia de suprimentos

Para companhias fornecedoras na cadeia de suprimentos do mercado, ter o nome presente na carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial garante prioridade e valorização na hora de negociar com contratantes. 

Do ponto de vista do contratante, essas empresas são mais confiáveis e seguras de se investir. Isso é especialmente relevante para processos de qualificação de fornecedores com análise de compliance e governança corporativa, uma vez que os principais indicadores de sustentabilidade empresarial já consideram esses critérios.

Análise de compliance e governança descomplicada com a Linkana!

Indicadores de desempenho são muito relevantes e o Índice de Sustentabilidade Empresarial é um dos mais importantes do mercado, especialmente considerando que avalia empresas listadas na bolsa de valores.

Mas existe um modo muito mais simples de fazer a análise de compliance e governança corporativa, que é utilizar a Linkana no processo de qualificação de fornecedores.

Com tecnologia de ponta e um sistema eficiente que avalia a conformidade de potenciais fornecedores, com a Linkana, a gestão de compras ganha tempo e pode se concentrar nas decisões estratégicas do seu negócio.

Quer entender como a Linkana pode impactar positivamente a sua rotina corporativa? Preencha os dados abaixo e confira!


Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores

Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores.

OUTROS CONTEÚDOS

Descubra mais novidades e tendências do mercado de procurement