ESG

ESG

ESG

Sustentabilidade nas corporações: entenda como e porquê se preocupar com o assunto do momento

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

26 de maio de 2021

26 de maio de 2021

26 de maio de 2021

Sustentabilidade nunca esteve tão em alta como hoje. E o assunto da vez vem conquistando não só a atenção das pessoas, como também das empresas, que estão sob uma lupa de investidores, clientes e da sociedade como um todo.

A verdade é que os stakeholders olham para as empresas esperando mais que apenas números positivos, como também ações positivas, campanhas de conscientização e melhorias que ajudam o meio-ambiente.

Não é à toa que a Lego foi a empresa com a melhor reputação em 2019. Com a iniciativa de criar uma gama de peças feitas de plástico à base de cana-de-açúcar de origem sustentável, a empresa dinamarquesa conquistou o primeiro lugar no pódio do Reputation Institute.

Vamos olhar em mais detalhes o que é a sustentabilidade nas corporações e quais são os indicadores que podem ajudar a sua empresa a ser mais “verde”?

O que é sustentabilidade nas corporações?

Muitas pessoas associam a sustentabilidade a ações como reciclagem e economias de água e luz. Apesar desses serem pontos de importância dentro da sustentabilidade nas corporações, esse conceito é muito mais abrangente.

Mais que questões relacionadas ao meio ambiente, a sustentabilidade nas corporações visam o desenvolvimento sustentável da sociedade, também olhando para questões sociais e éticas que podem afetar os colaboradores, a comunidade em que a empresa está inserida ou a sociedade como um todo.

Um exemplo não tão óbvio de sustentabilidade nas corporações é a iniciativa da Ambev de adaptar uma de suas cervejarias em Ribeirão Preto (SP) para a produção de oxigênio hospitalar. Com uma ocupação acima de 90% nas UTIs, a doação de cilindros de oxigênio para hospitais e unidades de saúde do Estado de São Paulo foi uma alternativa de ajudar a sociedade em que a empresa está inserida - incluindo os colaboradores e seus familiares.

E se você vê esse investimento apenas como mais um gasto da empresa, saiba que existem vários benefícios em investir na sustentabilidade, como:

  • Melhor reputação empresarial entre os stakeholders;

  • Economia financeira através de ações como reciclagem, reaproveitamento de sobras de matéria-prima e reutilização de água;

  • Colaboradores mais satisfeitos por trabalhar em uma empresa preocupada com o bem-estar deles e do mundo;

  • Apoio ao meio ambiente;

  • Ações valorizadas em bolsas de valores e prioridade em parcerias;

  • Melhor índice de sustentabilidade ambiental.

O site de notícias Business Insider aborda em detalhes na entrevista abaixo o que é sustentabilidade nas corporações e a importância do ESG para as corporações (tópico que abordaremos em seguida):

https://www.youtube.com/watch?v=4LPRQaG83Ls

Quais são os principais indicadores de sustentabilidade nas corporações?

Os indicadores de sustentabilidade nas organizações podem ser divididos em três grandes áreas: ambiental, social e governança corporativa. 

Não é à toa que esses indicadores ganharam até uma sigla própria: ESG (Environmental, Social and Corporate Governance, em inglês). Já dentro dos indicadores ESG, os pontos de atenção são:

Ambiental

Nesse ponto, assim como o próprio nome diz, serão observados os indicadores relacionados aos cuidados com o meio ambiente com o objetivo de criar impactos positivos. 

Mais que uma estratégia de marketing ou uma tentativa de realizar um greenwashing, a sustentabilidade ambiental deve ser encarada como um incentivo à inovação e resiliência da empresa. 

Entre os exemplos de indicadores que podem ser utilizados para medir a sustentabilidade ambiental estão:

  • Ciclo de vida dos produtos;

  • Consumo de recursos naturais;

  • Emissão de CO2 no transporte das matérias-primas e dos produtos;

  • Quantidade média de matérias-primas descartadas ou perdidas;

  • Quantidade média de matérias-primas reutilizadas ou recicladas;

  • Quantidade média de água e energia elétrica usada na supply chain.


Social

Dentre os três grandes indicadores de sustentabilidade, esse é o que vem conquistando cada vez mais espaço dentro das organizações. Nele são abordados os direitos humanos, desde a preocupação com os clientes e com a comunidade até ações de saúde e segurança dos colaboradores.

Isso porque, segundo o programa Global Compact das Nações Unidas, “direta ou indiretamente, as empresas afetam o que acontece aos funcionários, aos trabalhadores da cadeia de valor, clientes e comunidades locais, e é importante gerir estes impactos proativamente”.

Dentre os exemplos de indicadores de sustentabilidade social, são importantes:

  • Diversidade das equipes;

  • Grau de satisfação dos colaboradores;

  • Investimentos destinados à educação dos colaboradores, como treinamentos e cursos;

  • Iniciativas de apoio para a saúde e bem-estar dos colaboradores e suas famílias;

  • Eventos e ações de voluntariado realizadas;

  • Investimentos e programas de apoio à comunidade em que a empresa está inserida.


Modernize ainda hoje sua gestão de fornecedores

Preencha o formulário abaixo e descubra a plataforma de SRM mais completa e integrada do Brasil.

Governança empresarial 

Sua empresa provavelmente já implementou alguns dos indicadores de sustentabilidade de governança empresarial na rotina de trabalho, já que eles são mais difundidos nas corporações.

É aqui que são observados pontos como a política empresarial da empresa, a transparência e o combate à corrupção. E isso significa a implementação de indicadores como:

  • Políticas anticorrupção e antissuborno;

  • Transparência na prestação de contas;

  • Estabelecimento de conselho(s) administrativo(s);

  • Delimitação da responsabilidade e direitos de gestores e acionistas;

  • Saúde fiscal e financeira da organização;

  • Respeito à legislação;

  • Implementação da ética nos processos e na condução dos negócios;

  • Criação e checagem do canal de denúncias;

  • Criar um código de conduta formal.

Leve o ESG para as parcerias externas

Tão importante quanto olhar para a implementação dos indicadores ESG dentro da organização é garantir que eles também são igualmente importantes para os seus parceiros.

Fornecedores sustentáveis e éticos não só ajudam a melhorar o mundo, como também influenciam positivamente a sua reputação, levando mais sustentabilidade para a cadeia de fornecedores. Sem contar que dessa maneira sua empresa está incentivando o crescimento de parceiros responsáveis.

E a Linkana pode lhe ajudar a garantir a segurança dessa parceria. O nosso software de homologação de fornecedores e Compliance realiza um monitoramento constante dos fornecedores, com certidões, consultas e documentos renovadas automaticamente pelos nossos robôs.

Já em situações de inconsistências e irregularidades, definidas pela sua equipe de Procurement, o alerta chega para seus colaboradores o quanto antes para garantir uma mitigação desse risco.

E se você quiser entender um pouco mais sobre como a Linkana pode ajudar a sua organização, preencha os dados abaixo e receba uma análise de risco gratuita de um fornecedor.

Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores

Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores.

OUTROS CONTEÚDOS

Descubra mais novidades e tendências do mercado de procurement