Sustentabilidade nunca esteve tão em alta como hoje. E o assunto da vez vem conquistando não só a atenção das pessoas, como também das empresas, que estão sob uma lupa de investidores, clientes e da sociedade como um todo.
A verdade é que os stakeholders olham para as empresas esperando mais que apenas números positivos, como também ações positivas, campanhas de conscientização e melhorias que ajudam o meio-ambiente.
Não é à toa que a Lego foi a empresa com a melhor reputação em 2019. Com a iniciativa de criar uma gama de peças feitas de plástico à base de cana-de-açúcar de origem sustentável, a empresa dinamarquesa conquistou o primeiro lugar no pódio do Reputation Institute.
Vamos olhar em mais detalhes o que é a sustentabilidade nas corporações e quais são os indicadores que podem ajudar a sua empresa a ser mais “verde”?
O que é sustentabilidade nas corporações?
Muitas pessoas associam a sustentabilidade a ações como reciclagem e economias de água e luz. Apesar desses serem pontos de importância dentro da sustentabilidade nas corporações, esse conceito é muito mais abrangente.
Mais que questões relacionadas ao meio ambiente, a sustentabilidade nas corporações visam o desenvolvimento sustentável da sociedade, também olhando para questões sociais e éticas que podem afetar os colaboradores, a comunidade em que a empresa está inserida ou a sociedade como um todo.
Um exemplo não tão óbvio de sustentabilidade nas corporações é a iniciativa da Ambev de adaptar uma de suas cervejarias em Ribeirão Preto (SP) para a produção de oxigênio hospitalar. Com uma ocupação acima de 90% nas UTIs, a doação de cilindros de oxigênio para hospitais e unidades de saúde do Estado de São Paulo foi uma alternativa de ajudar a sociedade em que a empresa está inserida – incluindo os colaboradores e seus familiares.
E se você vê esse investimento apenas como mais um gasto da empresa, saiba que existem vários benefícios em investir na sustentabilidade, como:
- Melhor reputação empresarial entre os stakeholders;
- Economia financeira através de ações como reciclagem, reaproveitamento de sobras de matéria-prima e reutilização de água;
- Colaboradores mais satisfeitos por trabalhar em uma empresa preocupada com o bem-estar deles e do mundo;
- Apoio ao meio ambiente;
- Ações valorizadas em bolsas de valores e prioridade em parcerias;
- Melhor índice de sustentabilidade ambiental.
O site de notícias Business Insider aborda em detalhes na entrevista abaixo o que é sustentabilidade nas corporações e a importância do ESG para as corporações (tópico que abordaremos em seguida):
Quais são os principais indicadores de sustentabilidade nas corporações?
Os indicadores de sustentabilidade nas organizações podem ser divididos em três grandes áreas: ambiental, social e governança corporativa.
Não é à toa que esses indicadores ganharam até uma sigla própria: ESG (Environmental, Social and Corporate Governance, em inglês). Já dentro dos indicadores ESG, os pontos de atenção são:
Ambiental
Nesse ponto, assim como o próprio nome diz, serão observados os indicadores relacionados aos cuidados com o meio ambiente com o objetivo de criar impactos positivos.
Mais que uma estratégia de marketing ou uma tentativa de realizar um greenwashing, a sustentabilidade ambiental deve ser encarada como um incentivo à inovação e resiliência da empresa.
Entre os exemplos de indicadores que podem ser utilizados para medir a sustentabilidade ambiental estão:
- Ciclo de vida dos produtos;
- Consumo de recursos naturais;
- Emissão de CO2 no transporte das matérias-primas e dos produtos;
- Quantidade média de matérias-primas descartadas ou perdidas;
- Quantidade média de matérias-primas reutilizadas ou recicladas;
- Quantidade média de água e energia elétrica usada na supply chain.
Aprenda como fazer uma gestão de fornecedores inteligente e guiada por dados na sua empresa.
Social
Dentre os três grandes indicadores de sustentabilidade, esse é o que vem conquistando cada vez mais espaço dentro das organizações. Nele são abordados os direitos humanos, desde a preocupação com os clientes e com a comunidade até ações de saúde e segurança dos colaboradores.
Isso porque, segundo o programa Global Compact das Nações Unidas, “direta ou indiretamente, as empresas afetam o que acontece aos funcionários, aos trabalhadores da cadeia de valor, clientes e comunidades locais, e é importante gerir estes impactos proativamente”.
Dentre os exemplos de indicadores de sustentabilidade social, são importantes:
- Diversidade das equipes;
- Grau de satisfação dos colaboradores;
- Investimentos destinados à educação dos colaboradores, como treinamentos e cursos;
- Iniciativas de apoio para a saúde e bem-estar dos colaboradores e suas famílias;
- Eventos e ações de voluntariado realizadas;
- Investimentos e programas de apoio à comunidade em que a empresa está inserida.
Governança empresarial
Sua empresa provavelmente já implementou alguns dos indicadores de sustentabilidade de governança empresarial na rotina de trabalho, já que eles são mais difundidos nas corporações.
É aqui que são observados pontos como a política empresarial da empresa, a transparência e o combate à corrupção. E isso significa a implementação de indicadores como:
- Políticas anticorrupção e antissuborno;
- Transparência na prestação de contas;
- Estabelecimento de conselho(s) administrativo(s);
- Delimitação da responsabilidade e direitos de gestores e acionistas;
- Saúde fiscal e financeira da organização;
- Respeito à legislação;
- Implementação da ética nos processos e na condução dos negócios;
- Criação e checagem do canal de denúncias;
- Criar um código de conduta formal.
Leve o ESG para as parcerias externas
Tão importante quanto olhar para a implementação dos indicadores ESG dentro da organização é garantir que eles também são igualmente importantes para os seus parceiros.
Fornecedores sustentáveis e éticos não só ajudam a melhorar o mundo, como também influenciam positivamente a sua reputação, levando mais sustentabilidade para a cadeia de fornecedores. Sem contar que dessa maneira sua empresa está incentivando o crescimento de parceiros responsáveis.
E a Linkana pode lhe ajudar a garantir a segurança dessa parceria. O nosso software de homologação de fornecedores e Compliance realiza um monitoramento constante dos fornecedores, com certidões, consultas e documentos renovadas automaticamente pelos nossos robôs.
Já em situações de inconsistências e irregularidades, definidas pela sua equipe de Procurement, o alerta chega para seus colaboradores o quanto antes para garantir uma mitigação desse risco.
E se você quiser entender um pouco mais sobre como a Linkana pode ajudar a sua organização, preencha os dados abaixo e receba uma análise de risco gratuita de um fornecedor.