Como melhorar a reputação da empresa: estratégias eficazes para fortalecer sua organização

Você sabia que 63% dos executivos de grandes empresas ao redor do mundo atribuem o valor de suas empresas à reputação que elas possuem? 

De acordo com Gail Heimann, presidente e CEO da Weber Shandwick, responsável pela pesquisa que levantou dados como o citado acima, já se tornou comum associar a reputação de uma empresa ao sucesso desse negócio.

Se a reputação corporativa ainda não era um foco da sua organização, chegou a hora de mudar esse pensamento – e esse é o artigo que lhe ajudará nesse processo. Continue a leitura e entenda como melhorar a reputação da empresa.

Qual a importância da reputação empresarial?

Você provavelmente associa a reputação empresarial à imagem da organização, não é mesmo? Apesar de você não estar necessariamente errado, é importante entender que a reputação da empresa vai muito além disso.

Além da imagem que ela possui, a reputação corporativa corresponde à conduta adotada pela organização durante sua história, resultando em uma visão formada a partir das percepções dessa pessoa, seja ela um colaborador, investidor, fornecedor ou consumidor.

E como o público costuma apoiar e consumir mais de empresas que possuem um histórico positivo, a reputação auxilia até mesmo na gestão estratégica do negócio. Com uma noção sobre a visão que o público tem da sua marca, as equipes podem traçar seus objetivos de acordo com o “apoio” externo que espera ter. 

Mas, assim como um fundo financeiro de emergência, a reputação não é construída do dia para a noite. Ela requer anos de trabalho e de esforço para permitir que a empresa tenha uma base sólida. Ademais, a reputação é muitas vezes a responsável por trazer calma e ordem em um momento negativo ou de muita pressão, como em uma crise.

E seguindo nessa linha de raciocínio está a autora Rachel Botsman, que em seu TED Talk afirma que a confiança em uma empresa é a moeda da nova economia. Confira a sua conferência abaixo:

Como melhorar a reputação da empresa?

Tenha um profissional ou equipe de Relações Públicas

De acordo com o pesquisador e escritor Manuel Marcondes Machado Neto, “nenhum outro perfil, além do relações-públicas, forma-se com a preocupação técnica em torno do tema “reputação”. Um relações-públicas bem formado é aquele que que foi educado e treinado para bem planejar intervenções sociais e estabelecer políticas, de médio e de longo prazo — para uma organização -, as quais farão a diferença na hora de uma crise”. 

Ou seja, esse é o profissional que possui um olhar treinado para saber como melhorar a reputação da empresa, como cuidar dessa reputação e como agir em momentos de crise.

Para reforçar esse ponto, vamos olhar para dois exemplos e entender como a maneira como agimos em um momento de crise pode atrapalhar ou melhorar a reputação da empresa.

Ryanair

Um caso reputacional que chamou a atenção no mercado nos últimos anos foi o da companhia aérea low cost Ryanair. Em um dos voos da empresa, um passageiro fez um comentário racista a outra passageira, de 77 anos. A empresa não só manteve o agressor no voo, como pediu para a vítima trocar de lugar.

Já no momento de se desculpar com o público, o posicionamento da empresa mostrou que ela não tinha dado a importância necessária ao caso, causando a criação da hashtag #ryanairracist (Ryanair Racista).

Petz

Agora vamos olhar para a Petz, que soube como melhorar sua reputação empresarial após um momento de crise.

Após um dos canis da marca, que abrigava mais de 1,7 mil animais de raça, ser fechado por suspeita de maus-tratos, a rede de pet shop anunciou que não venderia mais filhotes nas mais de 80 lojas espalhadas pelo país. Já nos espaços destinados para esses animais na loja, estariam apenas cães e gatos para adoção em parceria com ONGs do projeto Adote Petz.

Ter parceiros que agregam à sua reputação

Você notou que o problema reputacional da Petz ocorreu graças a um fornecedor da empresa? Então por que a Petz também foi responsabilizada pela situação?

Uma das mais importantes atribuições dos compradores é garantir que todos seus parceiros estejam em dia com todas as suas responsabilidades e que tenham uma boa gestão de Compliance para agregar reputação à empresa, ao invés de prejudicar a imagem dela por escândalos como esse.

Por isso, é essencial que as empresas tenham um contato aprofundado com novos fornecedores e uma monitoria constante desses parceiros para garantir que eles não estejam escondendo informações que podem ser prejudiciais ao seu negócio.

E existem empresas como a Linkana que estão no mercado para lhe ajudar a aprimorar os processos de Compliance. 

Usando tecnologia de processamento massificado de bases de dados e Robotic Process Automation (RPA), coletamos o máximo de informações públicas sobre um potencial fornecedor para ajudar não apenas na manutenção, mas também na constante melhoria dos resultados da empresa, influenciando o seu valor de mercado e deixando a sua empresa ainda melhor vista perante a concorrência.

Olhe constantemente para os stakeholders

Hoje, os stakeholders não são apenas os investidores da empresa, e sim todos os públicos que possuem algum interesse na organização – e eles são um elemento-chave para melhorar a reputação da empresa.

Por isso, é essencial ter um olhar constante para esse grupo para ajudar a desenvolver relações e até mesmo para antecipar e reagir rapidamente a eventuais crises.

Apesar de não ser possível controlar as percepções dos stakeholders, é importante trabalhar buscando engajar e influenciar de maneira positiva – que, por consequência, melhora a reputação da empresa.

Invista na governança corporativa

A estrutura da governança corporativa pode ser definida como um conjunto de mecanismos que traduzem a cultura e os valores da empresa em ações que possuem um impacto positivo na gestão da empresa.

Quando uma empresa adota uma boa governança e seus quatro pilares (transparência, prestação de contas, equidade e responsabilidade corporativa), ela aprimora seu valor de marca, se aproxima da comunidade, se torna mais responsável e consequentemente, melhora a reputação empresarial.

Entendeu como melhorar a reputação da empresa?

Não é fácil construir uma sólida reputação empresarial, mas existem medidas que podem ser tomadas para tornar o processo de melhorar a reputação da empresa mais simples e eficiente. Uma das mais importantes é garantir a parceria com fornecedores que estejam em dia com todas as suas responsabilidades e que tenham uma boa gestão de Compliance para agregar reputação à empresa.

E uma das ferramentas que serão aliadas da empresa nessa tarefa é a Linkana, que automatiza todo o processo de homologação e gestão de fornecedores a fim de agregar segurança e eficiência à sua gestão de Procurement.

Quer receber uma análise de risco gratuita de um fornecedor? Preencha o formulário abaixo e inicie seu processo de aprimoramento da reputação empresarial!

Leo Cavalcanti

Leo Cavalcanti

Advogado, especialista em Planejamento Tributário e Finanças, soma mais de 05 anos de experiência com rotinas de auditoria empresarial e tributária, além de conhecimento em controladoria e práticas de departamento jurídico corporativo. Atualmente é CEO e um dos co-fundadores da Linkana.