6 desafios da cadeia de suprimentos e como melhorar a supply chain da sua empresa

A gestão da cadeia de suprimentos é fundamental para a otimização constante de desafios logísticos que podem existir em suas diversas etapas, desde a entrada de insumos até a entrega de mercadorias para os clientes finais.

Saber quais são os desafios da cadeia de suprimentos é de grande valia para que os gestores consigam enxergar como melhorar a cadeia de suprimentos e, como consequência, aprimorar a operação e aumentar a lucratividade da empresa.

Portanto, conheça a seguir quais são os principais desafios da cadeia de suprimentos e o que você pode fazer para superá-los.

Quais são os desafios da cadeia de suprimentos?

1. Integração de equipes

A cadeia de suprimentos é composta por uma série de etapas que abrangem desde a compra de insumos até o envio dos produtos finalizados para os clientes finais, por isso a integração das equipes é um dos maiores desafios da cadeia de suprimentos. 

Nesse sentido é necessário um grande esforço para garantir que a gestão logística se integre ao setor de estoques e que esse esteja ligado com o setor de compras, criando uma cadeia de atividades. E claro, esses setores também devem estar em conversa com outras áreas, como administrativa, contabilidade e financeiro para garantir uma maior eficiência no trabalho.

Ademais, esse desafio se deve principalmente à falta de uma forma eficiente de comunicação.

Para ajudar com essa dificuldade estão soluções tecnológicas como softwares de gestão, que podem ajudar as diferentes áreas a conhecerem os resultados e necessidades umas das outras e se comunicar de mais maneira mais eficiente e focada.

2. Monitoramento dos resultados

Essa é outra grande dificuldade na cadeia de suprimentos, mas que também pode ser resolvida.

Apesar de ser essencial para os negócios por oferecer relevantes insights em momentos de decisão, medir os resultados nem sempre é uma tarefa fácil ou prioritária dentro de uma empresa.

Como mensurar, por exemplo, o impacto que um atraso na entrega de uma matéria-prima pode ter na entrega dele para o consumidor final? 

Para que sua empresa tenha uma melhor compreensão do que está acontecendo na cadeia de suprimentos, é importante olhar para as métricas existentes e quais medições adicionais poderiam ajudar a fazer uma mensuração com maior precisão.

Ferramentas que permitam monitorar de forma centralizada toda a operação, como mercadorias em estoque, previsões de entrada e saída, localização no estoque e outras informações que agilizem as atividades podem ajudar os gestores a resolver essa adversidade.

3. Complexidade da cadeia

O mercado globalizado tornou a cadeia de suprimentos mais complexa. Se antes a cadeia de suprimentos seguia uma linha reta entre dois pontos, agora ela conta com diferentes fatores de impacto e ramificações. 

Conseguir administrar esse ciclo e manter todos os elos em conformidade com as demandas não é fácil, já que grande parte das empresas encontra dificuldades no mapeamento de processos, alinhamento de atividades e na proteção desses processos para evitar problemas que possam afetar a cadeia.

Nesse sentido, a tecnologia é uma das principais responsáveis por assegurar uma visão sistêmica da cadeia através de um mapeamento de todos os processos, que aponta quais são os pontos essenciais de cada processo e elimina grande parte dessa complexidade.

4. Distribuição e transporte

É impossível falar sobre os desafios na cadeia de suprimentos sem abordar os relacionados com o transporte e distribuição de produtos. Não apenas uma das etapas que consome grande parte dos recursos de uma empresa, esse ponto pode ser de grande complexidade e dependente de uma gestão estratégica.

Um dos desafios ao falar da distribuição e transporte são as dificuldades que não estão diretamente relacionadas com as transportadores, como as várias estradas precárias no País, que são o principal meio de envio de mercadorias.

Por isso, as decisões de distribuição devem ser estratégicas e baseadas em dados. Realizar várias tentativas de entrega é obviamente mais custoso, de forma que os itinerários de entrega devem considerar distância e melhores percursos entre endereços e, preferencialmente, disponibilizar entrega agendada.

Esse tipo de recurso minimiza a possibilidade de problemas na entrega, que a torna mais custosa à distribuidora.

eBook
Gestão de Fornecedores

Aprenda como fazer uma gestão de fornecedores inteligente e guiada por dados na sua empresa.

5. Parceria com os fornecedores

Os fornecedores aparecem no início da cadeia de suprimentos e, por isso, são um dos elementos mais relevantes da cadeia. Com a ajuda deles, sua empresa pode chegar muito mais longe enquanto que, com a falta de empenho por parte deles na parceria, seu negócio pode sofrer grandes impactos.

Portanto, é essencial que sua empresa leve essa parceria à sério desde o início: na homologação de fornecedores. É nessa primeira etapa que você saberá se uma empresa está apta a se tornar uma fornecedora contratada e se ela conseguirá atender suas demandas sem prejudicar seu negócio financeiramente ou reputacionalmente.

Por isso, essa área não só pode, como deve receber investimentos para aprimorar esse processo que só trará ganhos ao seu negócio. Um dos investimentos possíveis é investir em softwares que conseguem automatizar esse processo.

Ferramentas como a Linkana oferecem soluções simplificadas de qualificação de fornecedores, com consulta e análise automática de documentos públicos e um portal interativo para coleta e processamento de dados privados. 

Também é recomendado que a parceria esteja sob constante monitoramento e contato para evitar riscos de inconsistências durante a execução do contrato, desde o acompanhamento da entrega dessas mercadorias até as documentações e certidões desse parceiro.

6. Administração do estoque

Quando pensamos em que áreas em que é importante melhorar a cadeia de suprimentos, muitos pensam no estoque, um dos ambientes mais significativos desse ciclo. 

Erros no equilíbrio do estoque, por exemplo, podem ter um impacto direto na produção e nos custos da cadeia de suprimentos – seja no armazenamento desses produtos, no desperdício de mercadorias com um curto período de uso e na compra duplicada de insumos.

É impossível ter uma administração eficiente do estoque sem um levantamento de todos os insumos armazenados e processos rígidos de entrada e de saída de insumos.

Duas tecnologias que podem ajudar a coletar todos esses dados são a Inteligência Artificial e a Internet das Coisas. A IA ajuda a empresa a coletar e processar um enorme volume de dados, gerando intuições úteis, por exemplo, na reposição de estoque de matérias-primas e ajustes que podem ser feitos na variedade de produtos oferecidos aos compradores.

Já quando falamos da Internet das Coisas, estamos citando objetos físicos que estão interconectados digitalmente por meio da internet, conseguindo reunir e transmitir dados. Com as etiquetas inteligentes com a tecnologia RFID (Radio Frequency Identification), por exemplo, é possível saber a localização, a data de compra e outros dados importantes.

No vídeo abaixo você pode conferir uma explicação completa sobre o que é a Internet das Coisas:

Agora que você já sabe quais são os principais desafios da cadeia de suprimentos e como superá-los, que tal continuar aperfeiçoando seu aprendizado com o artigo Gerente de Supply Chain: 6 dicas para evoluir na função?

Leo Cavalcanti

Leo Cavalcanti

Advogado, especialista em Planejamento Tributário e Finanças, soma mais de 05 anos de experiência com rotinas de auditoria empresarial e tributária, além de conhecimento em controladoria e práticas de departamento jurídico corporativo. Atualmente é CEO e um dos co-fundadores da Linkana.

Ebook

Diversidade de Fornecedores

Tenha acesso a um guia completo de como estruturar o seu programa de diversidade de fornecedores. Veja erros, acertos, cases de sucesso e boas práticas do mercado!

logo linkana

Podcast

Procurement Hero

Líderes e referências do mercado de procurement batem um papo sobre tecnologia, dados e tendências.

Teste
Descubra se você é um comprador do futuro!

Tenha acesso a um guia completo de como estruturar o seu programa de diversidade de fornecedores.Veja erros, acertos, cases de sucesso e boas práticas do mercado!

logo linkana

Ferramenta

Consulta de CNPJ

Encontre o CNPJ e mais 10 outros dados de fornecedores em segundos.

logo linkana

Ebook

Gestão de Fornecedores

Descubra como fazer um gestão de fornecedores inteligente e guiada por dados na sua empresa!