Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

KPI para compras: 9 indicadores essenciais para acompanhar

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

24 de outubro de 2020

24 de outubro de 2020

24 de outubro de 2020

KPI para compras são Key Performance Indicators (Indicadores-chave de performance) que fornecem dados sobre a qualidade dos insumos, produtos e serviços adquiridos pelo setor de compras e procurement de uma empresa, utilizados para avaliar se a relação com os fornecedores está sendo saudável para o negócio.

A partir disso, podemos entender a importância das KPI para compras nas atribuições do comprador, uma vez que elas indicam se o trabalho executado até o momento está realmente trazendo resultados esperados e contribuindo para a operação de uma empresa.

O fluxo de compras da empresa com os fornecedores precisa contar com agilidade, qualidade, comprometimento e custo adequado para maximizar lucro e eficiência. A partir dos indicadores essenciais de performance, temos os dados necessários para fazer esse checklist e avaliar os fornecedores ativos, bem como procurar novas tecnologias para a cadeia de suprimentos.

Veja quais são os principais KPI para compras e como incorporar essa metodologia de avaliação na gestão de risco de fornecedores para sua empresa.

9 principais KPI para compras

Os indicadores de desempenho para o setor de compras devem estar alinhados aos padrões de qualidade estabelecidos pela política da empresa, sempre claros para os fornecedores e equipes internas envolvidas.

O cuidado de instruir os colaboradores e fornecedores a respeito dos KPI para compras é relevante para facilitar a aquisição de informações para os medidores, visando ainda garantir a riqueza de detalhes desses dados.

Com isso, podemos estabelecer os 9 principais KPIs para compras, que são:

  1. Custo de produtos;

  2. Qualidade de produtos;

  3. Precisão da compra;

  4. Savings

  5. Lead time;

  6. Qualidade das entregas;

  7. Evolução de custo;

  8. Prazo de pagamento;

  9. Performance de fornecedores.

Custo dos produtos

O primeiro indicador a ser avaliado é o custo de cada pedido, seja para reposição de estoque, aquisição de insumos e matérias-primas ou mesmo valor cobrado por ordem de serviço. No fluxo de procurement, o custo do pedido é um dos primeiros comparativos, daí sua importância com KPI para compras.

Qualidade de produtos

Outro indicador de performance relevante é a qualidade dos produtos entregues. Para isso, avalia-se a manutenção de um padrão de qualidade pré-estabelecido, se os produtos entregues atendem as necessidades da empresa no período definido para um bom rendimento e se as entregas apresentam produtos rejeitados por não estarem em conformidade com os valores estabelecidos.

Precisão da compra

Produtos parados sem uso ou estoque esgotando mais rápido do que é reposto são problemas que podem indicar falta de precisão nas compras efetuadas. Por isso, aferir se a quantidade de produtos pedidos está atendendo a demanda em um fluxo contínuo é muito importante.

Modernize ainda hoje sua gestão de fornecedores

Preencha o formulário abaixo e descubra a plataforma de SRM mais completa e integrada do Brasil.

Savings

Savings em compras são as economias geradas pela compra em determinado fornecedor, quando comparada com o orçamento ou pedido feito em outra empresa de fornecimento. Dessa forma, busca indicar quais fornecedores têm melhores condições e merecem prioridade para investimento do capital da empresa.

Lead time

Representando o tempo que leva da conclusão do pedido a entrega das mercadorias na sua empresa, o lead time é um KPI para compras que merece muita atenção.

Principalmente para empresas que atuam com alternativas de armazenagem como o cross docking, onde a quantidade de produtos em estoque próprio é menor, avaliar a agilidade de fornecedores em entregar os produtos em um bom tempo hábil é essencial.

Qualidade nas entregas

Combinando alguns indicadores mencionados anteriormente com novos KPI para compras, o nível de qualidade das entregas avalia se o fornecedor escolhido mantém a assertividade e cumpre a sua parte do acordo, analisando ocorrências como atrasos, mercadorias que apresentam defeito e taxa geral de devolução.

Evolução de custo

É comum que os preços praticados pelos fornecedores tenham ajustes ao longo do tempo. Por isso, um importante indicador de performance é exatamente o acompanhamento da evolução de custo

Ele mostra o valor dos reajustes, impactos sofridos e pode levar a decisão de trocar de fornecedor que tinha uma proposta alta no início do projeto, mas que não teve tantos reajustes no orçamento posteriormente.

Prazo médio de pagamento

O prazo médio de pagamento é um KPI para compras que leva em conta a diluição do faturamento, comparando o valor e prazo pago aos fornecedores com o valor e prazo ofertado ao consumidor final.

Com esse indicador, podemos entender se o setor financeiro não será sobrecarregado pelos pagamentos de produtos e insumos, por não receber imediatamente o valor do que é vendido. 

O indicador é obtido ao dividir os pagamentos feitos a todos os fornecedores pelo total de compras, multiplicando posteriormente pelo número de dias do ano ou outro período estabelecido.

Performance de fornecedores

Analisar a performance de fornecedores é um importante passo para saber se o negócio está valendo a pena ou se precisa encontrar um novo fornecedor. Entre os itens avaliados temos prazos, condições de pagamento, custos, qualidade das entregas, capacidade de fornecimento e agilidade no controle de danos.

Para empresas que atuam simultaneamente com diferentes fornecedores ativos, vale a pena usar esse KPI de compras para comparar o desempenho de cada um deles. Assim, você pode buscar alternativas mais rentáveis e otimizadas.

Riscos do fornecedor e sua influência nos KPI para compras

É importante destacar que o sucesso dos indicadores acima dependem de uma gestão de riscos eficiente. Medindo o indicador de riscos do fornecedor, é possível antecipar pendências, mitigar ameaças e garantir que os KPI para compras tenham excelente desempenho.

Por exemplo, se durante a análise de riscos do fornecedor seja identificado uma capacidade de produção inferior à demanda ou mesmo problemas envolvendo a logística de entrega dos produtos solicitados, pode-se prever que indicadores como precisão da entrega e lead time estarão abaixo do esperado.

Identifique e monitore fornecedores saudáveis

Para mitigar riscos com eficiência e agilidade, conte com a Linkana. Nossa ferramenta de qualificação de fornecedores coleta dados vitais para identificar fornecedores saudáveis em Compliance e auxiliam o setor de compras a monitorar o seu desempenho e risco, ideais para diversas categorias de fornecimento e verticais de atuação.

Fale com nossos especialistas e veja como nossa tecnologia faz sua empresa ganhar tempo e conquistar uma rede de fornecedores mais saudável.

Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores

Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores.

OUTROS CONTEÚDOS

Descubra mais novidades e tendências do mercado de procurement