Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Como ser um CPO (Chief Procurement Officer) do futuro? Guia completo

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

13 de novembro de 2022

13 de novembro de 2022

13 de novembro de 2022

Para saber como ser um CPO (Chief Procurement Officer) do futuro, o primeiro passo é entender que o papel desse profissional dentro das empresas mudou

Se antes cabia ao Diretor de Compras, como também pode ser chamado esse cargo, apenas fazer uma gestão que garantisse que a companhia não tivesse seu fluxo de abastecimento interrompido, hoje, cabe à pessoa que ocupa essa função contribuir para que o negócio cresça e se torne mais rentável.

Um dos motivos dessa modificação —  a qual levou à necessidade de os profissionais da área descobrirem como ser um CPO (Chief Procurement Officer) do futuro —, é o fato do setor de compras e procurement ter se tornado um importante pilar de crescimento para as companhias.

Quanto a isso, é preciso considerar que, se o bom funcionamento de um negócio depende da obtenção de matéria-prima e insumos, e/ou da contratação de terceiros, significa que esses são seus pontos de partida.

Desse modo, se algum processo no início dessa cadeia não sair como esperado, ou gerar custos elevados, todo o fluxo da empresa é comprometido e, consequentemente, o relacionamento com os clientes finais e o faturamento.

Em resumo, se a relevância do setor de supply chain agora é outra, o papel dos colaboradores dessa área também. Por essa razão, é tão importante entender como ser um CPO (Chief Procurement Officer) do futuro.

Se você ainda não sabe como se tornar um profissional desse tipo, siga a leitura deste artigo e confira cinco dicas que ajudarão você!

Como ser um CPO (Chief Procurement Officer) do futuro?

Além das habilidades para ser o CPO do futuro, tais como perfil de liderança, adaptabilidade, flexibilidade, visão holística, entre outras, há algumas boas práticas para se preparar para o amanhã e, assim, conseguir enfrentar os novos desafios.

As sugestões que separamos para você quanto a isso são:



  • conheça bem o seu atual papel na empresa;


  • entende profundamente o funcionamento do negócio;


  • estruture bons relacionamentos;


  • fomente o crescimento profissional da equipe e o seu próprio;


  • gere impacto positivo para a organização.


Conheça bem o seu atual papel na empresa

Uma das responsabilidades do CPO (Chief Procurement Officer) é definir a estratégia e a cultura do setor de compras de uma empresa. Entretanto, como dissemos logo na abertura deste artigo, o papel desse profissional não se resume mais a essa atividade ou a alguma correlata.

Por exemplo, se um dos objetivos da empresa é reduzir gastos, ao estabelecer as diretrizes de gestão de fornecedores que serão seguidas é preciso orientar a equipe a buscar por parceiros de negócios que ajudem a atender esse critério, focando no crescimento da companhia.

No entanto, é fundamental deixar claro que, mesmo que essa seja uma das metas da companhia, a tentativa de saving de compras a qualquer custo pode impactar negativamente essa estratégia.

Ainda que se consigam preços menores, o resultado dessa insistência pode ser o comprometimento da qualidade dos produtos e/ou serviços adquiridos, ou até mesmo no relacionamento com os fornecedores.

Compradores do futuro não devem atuar dessa forma, logo, o Chief Procurement Officer também não.



Comprador do passadoComprador do futuroPrioridadesSaving a qualquer custo, com redução da base de fornecedores.Saving combinado com resiliência, inovação e diversificação da base de fornecedores.SistemaQuer um único sistema controlando tudo.Quer um hub central que se conecta com outros apps e sistemas facilmente.FornecedorESG não dá ROI.ESG, D&I, inovação e diversificação.

Entende profundamente o funcionamento do negócio

Todas as ações da empresa precisam estar em perfeita harmonia com o setor de compras. De forma prática, isso quer dizer que para saber como ser um CPO (Chief Procurement Officer) do futuro é preciso entender profundamente o funcionamento do negócio.

Esse "entender profundamente" contempla tanto o fluxo de funcionamento do negócio quanto conhecer os seus valores.

Ao entender como o negócio funciona, o CPO e sua equipe conseguem mitigar riscos e se preparam melhor para enfrentar cenários incertos, a exemplo da pandemia que mudou a cadeia de suprimento de diversos setores.

Com relação ao alinhamento de valores, estamos falando sobre a importância da sustentabilidade na cadeia de fornecedores (ESG) e da implementação de programa de diversidade de fornecedores, ambos conceitos que afetam a imagem e os resultados da empresa em curto, médio e longo prazo.  



Estruture bons relacionamentos

Um dos desafios do CPO é estabelecer um relacionamento estratégico com os fornecedores. Pensando no futuro da companhia, essa é uma maneira de contribuir para o seu crescimento e aumento de rentabilidade.

Entre os motivos pelos quais isso acontece é que ao formatar um relacionamento desse tipo com fornecedores se obtém fontes mais seguras de abastecimento, ajudando a evitar a quebra desse fluxo.

Porém, isso precisa ser benéfico para todos os envolvidos nessa cadeia. Por conta disso, para saber como ser um CPO (Chief Procurement Officer) do futuro, é bem importante alinhar interesses, identificar boas oportunidades de negócio, construir um modelo de colaboração mútua, entre outras ações semelhantes.


Modernize ainda hoje sua gestão de fornecedores

Preencha o formulário abaixo e descubra a plataforma de SRM mais completa e integrada do Brasil.


Fomente o crescimento profissional da equipe e o seu próprio

Mas o bom relacionamento deve focar não apenas nos agentes externos, mas também nos internos. Uma forma de colocar isso em prática é valorizar e impulsionar a atuação de cada membro do time.

Aqui, a atuação do CPO do futuro tem como propósito manter a equipe motivada e estimular o crescimento individual e coletivo dos colaboradores. 

O próprio Diretor de Compras também precisa fazer parte dessa estratégia, tendo em mente que um aprendizado contínuo é uma das melhores maneiras de se manter atualizado, por dentro do que acontece no mercado de procurement e, dessa forma, mais preparado para o futuro.

Treinamento para a equipe de compras e cursos de gestão de fornecedores são dois bons exemplos de como fomentar o crescimento profissional da equipe e o próprio.

Gere impacto positivo para a organização

O CPO do futuro não apenas segue e respeita os valores da empresa, ele também os cria. Isso se torna possível porque esse profissional pode elaborar processos mais modernos e dinâmicos que tragam mais e melhores resultados para a companhia.

Por exemplo, se identificar que os softwares de gestão de fornecedores que estão sendo utilizados estão obsoletos ou incompatíveis com a rotina da empresa, cabe a esse profissional pensar na dinâmica e na produtividade da equipe e em quanto soluções novas podem contribuir para respostas melhores.

Dica de leitura: "Como convencer seu chefe a contratar a Linkana? 4 maneiras para motivá-lo"

Sobre gerar impacto positivo para a organização, nós podemos ajudar!

A Linkana é o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede. Nossa base de dados de perfis compartilhados permite que compradores analisem fornecedores ativos e novos em alguns cliques. 

Com isso, criamos e geramos valor com insights de informações comerciais, de risco, qualidade e diversidade, utilizados em processos de cadastro, onboarding, sourcing e análise de spend.

Somos o #SRMDoFuturo, feito para o #CompradorDoFuturo

Nossos diferenciais são:




  • PERFIS DE FORNECEDORES CERTIFICADOS → O Supplier Open Profile da Linkana padroniza a definição de dados relevantes de fornecedores de acordo com as melhores práticas de mercado, trazendo efeito de rede para o envio e análise de dados entre vários compradores, com informações ESG e de D&I.


  • BASE DE DADOS VIVA E UNIFICADA → Devolvemos o controle dos dados para os fornecedores de maneira inteligente, onde dados públicos são atualizados automaticamente ou enviados uma única vez, evitando informações incompletas, obsoletas ou duplicadas.


  • FUNDAÇÃO DE DADOS INTEGRADA → Impulsionamos o retorno do investimento (ROI) de ferramentas de e-procurement, centralizando dados de fornecedores em uma fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada com todos os sistemas de gestão.


Preencha agora mesmo o formulário abaixo e descubra como ter a solução da Linkana na sua empresa!



Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores

Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores.

OUTROS CONTEÚDOS

Descubra mais novidades e tendências do mercado de procurement