Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Como convencer seu chefe a contratar a Linkana? 4 maneiras para motivá-lo

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

6 de outubro de 2022

6 de outubro de 2022

6 de outubro de 2022


Profissionais de compras sabem o trabalho que é gerenciar os fornecedores contratados para suprir produtos e serviços. Nos dias de hoje, esse processo não pode mais ser manual, uma vez que assim dá margem a muito mais erros. 

Por isso, vale a pena contar com um software de gestão de fornecedores automatizado. Sabendo disso, esse já representa um ótimo motivo para você convencer seu chefe a contratar a Linkana.

Mas o que significa Linkana?

Linkana é um software que automatiza os processos de gestão de dados e relacionamento com fornecedores de uma empresa, de forma a identificar os melhores tipos de fornecedores conforme sua confiabilidade, qualidade, segurança e custo-benefício.

Pois, então: imagine que você contratou um fornecedor que atrasou os prazos de entrega. Isso é horrível, já que essa situação ocasionará danos financeiros e sujará a imagem da empresa.

Se identificou? Percebeu a importância de ter um software de gerenciamento de parceiros? Não é por acaso que a Linkana é o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede, e você vai entender o porquê.

Quer saber como convencer seu chefe a contratar um software de gestão de fornecedores em rede? Então vem com a gente, que vamos te dar algumas dicas!

O que é um software de gestão de fornecedores? 

Um software de gestão de fornecedores é uma ferramenta digital que possibilita cadastrar e homologar possíveis parceiros de uma companhia, além de disponibilizar recursos para monitorar o desempenho e evitar riscos futuros.

Na prática, é uma plataforma de gerenciamento que reúne tudo sobre uma empresa candidata a participar da cadeia de suprimentos. Ela concentra desde informações básicas de contato a documentos que comprovem seu compliance e capacidade de atender a demanda exigida.

O objetivo desse serviço é diminuir os trâmites enfrentados pelo setor de procurement, preservando a estratégia adotada sem que custe tempo e recursos financeiros.


Modernize ainda hoje sua gestão de fornecedores

Preencha o formulário abaixo e descubra a plataforma de SRM mais completa e integrada do Brasil.

Conheça as funcionalidades do software de gestão de fornecedores da Linkana 

Veja 4 recursos que o nosso software de gestão de fornecedores oferece para a condução da cadeia de suprimentos:

1. Cadastro simplificado

Caso a empresa onde você trabalha não tenha informações suficientes sobre seus fornecedores, é possível registrá-los e analisar a operação com apenas um clique.

2. Consulta automatizada de compliance

O software de gestão de fornecedores da Linkana faz consulta automatizada de mais de 50 bases públicas, uma espécie de análise prévia de compliance que filtra os candidatos que não cumprem os requisitos solicitados.

3. Gestão de documentos simplificada

Todos os documentos e certificações levantados na pré-análise e posteriores são registrados pelo software e podem ser consultados pela equipe autorizada com praticidade e segurança.

4. Gestão de base ativa

Por meio do gerenciamento de base ativa, é possível monitorar a validade dos documentos e solicitar a atualização de certificados. Além disso, cria alertas personalizados e gatilhos direto na plataforma da Linkana.


As principais mudanças da área de compras

O mundo da área de compras mudou muito nos últimos tempos. O Procurement, por exemplo, se baseava no contexto das organizações de compras da década de 90, e início dos anos 2000. Os problemas e prioridades dessa época eram bem diferentes do nosso contexto atual, como, por exemplo:

  • a sociedade global vivenciava o fim das guerras, como a queda do muro de Berlim, o que marcou a vitória do capitalismo e dos avanços tecnológicos;

  • o mundo começava a avançar em direção ao online na comunicação pessoal e profissional;

  • ao mesmo tempo, os países não abraçavam ideias ambientais ou sociais como prioridades.


Além disso, o comprador do passado tinha uma mentalidade atrasada, focada em premissas do antigo mundo de Procurement. Entre suas características:

  • pressionava fornecedores para reduzir custos, o que acabava diminuindo sua base de fornecimento;

  • não aceitava usar outros sistemas para otimizar o processo de compras;

  • acreditava que governança e compliance em compras são uma grande perda de tempo.


Tratando-se de SRM (Supplier Risk Management), foi a solução criada para os problemas das organizações de compras, mas:

  • a digitalização dos processos de compras e do relacionamento com fornecedores acontecia de forma isolada;

  • a tecnologia disponível para a maioria dos ERPs e e-procurements ainda vinha de um mundo em que não existia a facilidade e a escalabilidade das soluções em nuvem (cloud);

  • as análises de fornecedores focavam na saúde financeira da empresa, ou no desempenho do produto ou serviço.


As mudanças atuais e como a Linkana ajuda este processo

Hoje o comprador do futuro representa uma mudança em Procurement que vai possibilitar uma transformação digital. Isso é possível pelas seguintes características:

  • não olha apenas para saving, pois acredita na necessidade de resiliência de sua cadeia de fornecimento;

  • tem maturidade para analisar os dados de forma rápida;

  • abraça temas como causas ambientais e igualidade social.


Com tudo isso, é possível perceber que o nosso contexto é bem diferente do cenário tecnológico, econômico e social que tínhamos ao final do século XX. O grande problema do comprador e do SRM do passado é não ter percebido as mudanças do mundo.

Nesse aspecto, a Linkana é a ferramenta cujas funcionalidades vão garantir que o SRM enfrente e vença os problemas e necessidades do mundo atual de Procurement.

E quais são nossas qualidades?

  • Perfis certificados de fornecedores - Visualizamos o Procurement como ecossistema por meio do compartilhamento inteligente de informações universais de fornecedores. Com o Supplier Open Profile (SOP) da Linkana, os fornecedores ganham controle de sua carteira digital de dados, levando seu histórico para outros compradores de forma automatizada e sem burocracia;

  • Base de dados integrada - dados públicos são atualizados automaticamente ou enviados uma única vez pelo fornecedor, centralizando todos os dados de fornecimento em uma fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada com o ERP ou e-procurement, impulsionando e garantindo o retorno do alto investimento (ROI) desses sistemas;

  • Certificação D&I e ESG Rating - certificamos e classificamos fornecedores de acordo com boas práticas internacionais e modelos proprietários, em temas como diversidade, inclusão, sustentabilidade, social e governança corporativa, permitindo o controle e o atingimento de metas relacionadas a tais indicadores na cadeia de fornecimento.


Então, como convencer seu chefe a contratar a Linkana? 

Em primeiro lugar, a Linkana se diferencia dos seus concorrentes porque reúne todas as informações e processos para cadastro e homologação em um único lugar.

Esse é um contraponto da maioria dos outros serviços, que precisa fragmentar o processo em diversas ferramentas, como:

  • Ferramenta para coleta de dados de homologação;

  • Procurement para cadastro;

  • Bureau de due diligence para compliance;

  • Planilha para documentos com vencimento, entre outros.


Além disso, o sistema tem como grandes vantagens a redução de burocracia, automação de processos, redução de riscos e de custos, ganho de agilidade e eficiência na gestão de fornecedores.

A Linkana traz fornecedores mais confiáveis, com 70% de acréscimo em dados qualificados, 83% de aumento da velocidade em onboarding e 100% de sucesso em auditorias de fornecedores.

Grandes nomes como a Nívea e a Mitre, entre outros, revolucionaram seus processos de gestão de fornecedores com a plataforma da Linkana.

Entendeu como convencer seu chefe a contratar a Linkana? Chegou a hora de garantir maior eficiência para sua operação contando com o maior software de fornecedores!

Em caso de dúvida, entre em contato com a gente. Teremos o maior prazer em respondê-lo.

Somos o #SRMDoFuturo, feito para o #CompradorDoFuturo.


Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores

Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores.

OUTROS CONTEÚDOS

Descubra mais novidades e tendências do mercado de procurement