Como fazer sourcing? 4 dicas para aprimorar essa estratégia de compras

Para falarmos como fazer sourcing, o primeiro passo é explicarmos o que contempla esse conceito.

Sourcing consiste em um método usado na área de compras e procurement que permite aos gestores e profissionais dessa área realizarem aquisições de forma mais estratégica

O objetivo por trás de um processo de sourcing vai além de apenas garantir o abastecimento adequado para a continuidade do fluxo de atividades da empresa. Na prática, o strategic sourcing, como também é chamado, contempla:

  • avaliar o impacto do insumo nas atividades do negócio;

  • identificar a real necessidade de aquisição de produtos e serviços;

  • evitar ao máximo desperdícios;

  • garantir a qualidade e eficiência dos itens comprados;

  • buscar o melhor custo-benefício que for possível.

Considerando tudo isso, fica claro entender que para fazer sourcing é preciso considerar pontos como qualificação adequada de fornecedores, estabelecimento de um bom relacionamento com esses parceiros, entre outros pontos relacionados.

Se você precisa entender o que é processo de sourcing e como colocar essa estratégia em prática, então siga a leitura deste artigo!

O que é processo de sourcing?

Um processo de sourcing é a definição das etapas necessárias para a estruturação de uma strategic sourcing na empresa.

Quanto a isso, vale lembrar que a formatação de um processo de sourcing é uma atividade de média a longo prazo. Comumente, essa estratégia requer empenho entre três e seis meses para ser considerada pronta para ser implementada. 

Isso acontece porque é preciso realizar a coleta de inúmeros dados da área de compras da empresa. Somado a isso, são realizados estudos e análises que embasarão as boas práticas que serão adotadas pela companhia, a partir da implementação da strategic sourcing, para realização das compras.

Por isso, saber como fazer sourcing compreende em também conhecer quais são as etapas desse processo, as quais, em linha gerais, são:

  • analisar pontualmente as necessidades de compra do negócio;

  • identificar padrões de aquisição;

  • mapear os suprimentos adquiridos, especialmente considerando sua importância para a empresa;

  • encontrar bons fornecedores, compatíveis com as demandas da companhia;

  • realizar a cotação dos produtos e/ou serviços que serão comprados/contratados;

  • negociar com os fornecedores, a fim de buscar os melhores preços;

  • firmar contratos que beneficiem todos os envolvidos. 

Aproveite e confira: 

5 ferramentas de strategic sourcing para aplicar no trabalho;

RFX: conheça mais sobre a ferramenta que alavanca o Strategic Sourcing

eBook
Strategic Sourcing

Aprenda o que é, como implementar, conheça os erros mais comuns e mais.

Como fazer sourcing, na prática?

Com tudo isso em mente, fica mais fácil entender como fazer sourcing, concorda? Mas antes de falarmos sobre isso, vale salientar que as dicas a seguir não são sobre como devem ser as etapas de estratégia de sourcing, mas, sim, sobre como deixar esse processo melhor!

Seguindo esse contexto, nossas sugestões são:

  • trabalhe com dados para embasar as decisões;

  • automatize o fluxo de trabalho do setor de compras;

  • faça uma boa análise de fornecedores;

  • use boas práticas de negociação

Trabalhe com dados para embasar as decisões

Tomadas de decisão baseadas em dados geram resultados mais satisfatórias porque são frutos de embasamentos reais e concretos.

No caso da strategic sourcing, por exemplo, ter informações precisas sobre qual é o fluxo de compra de um determinado insumo e de quanto a empresa precisa desse item para manter as suas atividades, evita desperdício de matéria-prima e, principalmente, gastos financeiros desnecessários.

Aqui, é importante destacar que itens parados em estoque, ainda que sejam insumos e não produtos finalizados, é o mesmo que estar com dinheiro parado. Ou seja, impacta diretamente na gestão financeira e na rentabilidade do negócio.

Automatize o fluxo de trabalho do setor de compras

Processos manuais elevam as chances de erros e demandam muito mais tempo de execução. No caso de sourcing, há ainda mais um ponto que salienta a importância de automatizar os processos: a análise de dados é essencial, como acabamos de citar.

Por isso, adotar soluções com recursos tecnológicos como Inteligência Artificial, Big Data e Data Science fazem toda a diferença.  

Ao automatizar o fluxo de trabalho do setor de compras a empresa ganha em precisão, agilidade, produtividade, redução de custos operacionais, diminuição de retrabalho, entre diversos outros benefícios.

Faça uma boa análise de fornecedores

O uso da tecnologia também é um recurso importante na gestão de fornecedores, aplicável desde a hora de encontrar boas empresas para abastecer o seu negócio, passando pelo processo de homologação, chegando até o encerramento do contrato, caso aconteça.

Na identificação de fornecedores, ferramentas que ajudam a analisar dados e informações são imprescindíveis para evitar que seja firmado parceria com empresas que podem gerar riscos reputacionais para o seu negócio.

A ferramenta de consulta de CNPJ da Linkana, por exemplo, permite a realização de diversas pesquisas gratuitamente e em poucos segundos.

Com essa solução da Linkana você tem acesso rápido a informações como:

  • cartão CNPJ do fornecedor, com todos dados de cadastrado;

  • nomes das pessoas que formam o quadro societário;

  • identificação do CNAE da empresa;

  • Consulta do Sintegra;

  • Consulta de Inscrição Estadual;

  • Certidão Negativa de Tributos Federais;

  • Certificado de Regularidade do FGTS;

  • Cadastro de Empresas Inidôneas e Suspensas (CEIS);

  • Cadastro de Entidades Privadas Sem Fins Lucrativos Impedidas (CEPIM);

  • Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas (CND).

Mas caso não tenha o CNPJ do fornecedor para realizar essa consulta, a ferramenta de consulta de CNPJ da Linkana permite que essa pesquisa seja feita apenas com o nome da pessoa jurídica (nome da empresa).

Esse recurso também conta com indicação de um ESG Rating e indicação de fornecedores diversos, e toda a base de dados é proveniente da Receita Federal. Ou seja, é uma solução precisa e segura.

Use boas práticas de negociação

Boas práticas de negociação também fazem parte das dicas de como fazer sourcing.  Porém, é preciso chamar a atenção para o risco de buscar por saving de compra a qualquer custo.

Essa prática pode gerar sérios impactos no relacionamento com os fornecedores, assim como comprometer a qualidade dos produtos e/ou serviços entregues.

Compradores do futuro entendem a importância de reduzir preços sem desconsiderar a inovação, a resiliência e a diversificação da base de fornecedores.

Comprador do passadoComprador do futuro
PrioridadesSaving a qualquer custo, com redução da base de fornecedores.Saving combinado com resiliência, inovação e diversificação da base de fornecedores.
SistemaQuer um único sistema controlando tudo.Quer um hub central que se conecta com outros apps e sistemas facilmente.
FornecedorESG não dá ROI.ESG, D&I, inovação e diversificação.

Como a Linkana pode ajudar na sua estratégia de sourcing?

Além da ferramenta de consulta de CNPJ que citamos, a Linkana pode ajudar na sua estratégia de sourcing com as funcionalidades disponíveis no seu software de gestão de fornecedores.

A Linkana é o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede. Nossa base de dados de perfis compartilhados permite que compradores analisem fornecedores ativos e novos em alguns cliques. 

Com isso, criamos e geramos valor com insights de informações comerciais, de risco, qualidade e diversidade, utilizados em processos de cadastro, onboarding, sourcing e análise de spend.

As funcionalidades presentes no nosso sistema são:

Temos também o Linkana ESG Rating, ferramenta que analisa riscos socioambientais e de governança dos fornecedores atribuindo pontuações a cada um dos pilares ESG.

Somos o #SRMDoFuturo, feito para o #CompradorDoFuturo

Quer ter a Linkana na sua empresa? Então preencha agora mesmo este formulário:

Leo Cavalcanti

Leo Cavalcanti

Advogado, especialista em Planejamento Tributário e Finanças, soma mais de 05 anos de experiência com rotinas de auditoria empresarial e tributária, além de conhecimento em controladoria e práticas de departamento jurídico corporativo. Atualmente é CEO e um dos co-fundadores da Linkana.

Ebook

Diversidade de Fornecedores

Tenha acesso a um guia completo de como estruturar o seu programa de diversidade de fornecedores. Veja erros, acertos, cases de sucesso e boas práticas do mercado!

logo linkana

Podcast

Procurement Hero

Líderes e referências do mercado de procurement batem um papo sobre tecnologia, dados e tendências.

Teste
Descubra se você é um comprador do futuro!

Tenha acesso a um guia completo de como estruturar o seu programa de diversidade de fornecedores.Veja erros, acertos, cases de sucesso e boas práticas do mercado!

logo linkana

Ferramenta

Consulta de CNPJ

Encontre o CNPJ e mais 10 outros dados de fornecedores em segundos.

logo linkana

Ebook

Gestão de Fornecedores

Descubra como fazer um gestão de fornecedores inteligente e guiada por dados na sua empresa!