5 ferramentas de strategic sourcing para aplicar no trabalho

Para fazer o melhor gerenciamento de custos com a contratação de fornecedores, sua empresa precisa de um bom planejamento e ferramentas de strategic sourcing como aliados nesse objetivo.

Os resultados das análises ajudam a direcionar melhor os gastos por meio da qualificação dos parceiros de negócio, o que garante que as relações comerciais sejam seguras e cumpram as regras que a empresa determina.

Com uma cultura de compliance estabelecida, a gestão de compras pode ser realmente estratégica, pois a empresa sabe quais são as características que o parceiro deve ter e do que não se pode abrir mão. 

As ferramentas de strategic sourcing são recursos auxiliares nesse processo, pois ajudam a obter respostas claras sobre o que a empresa precisa, ajudando a planejar ações para conduzir a cadeia de suprimentos.

Precisa melhorar esse fluxo de trabalho no seu negócio? Continue a leitura do artigo e conheça a metodologia e as ferramentas de strategic sourcing. 

Boa leitura!

O que é metodologia strategic sourcing?

A metodologia de strategic sourcing consiste em um planejamento estratégico dividido em etapas que orientam a realização das compras de suprimentos necessários para uma empresa.

O objetivo é selecionar e qualificar fornecedores que atendam as necessidades operacionais, permitindo negociar e fechar acordos comerciais seguros.

Para que um fornecedor seja considerado um bom parceiro, precisa ter uma boa avaliação em relação ao custo, risco e benefícios oferecidos.

A metodologia strategic sourcing é utilizada justamente para avaliar a eficiência e a qualidade de um parceiro em potencial, além de buscar a redução do custo

Dessa forma, a empresa consegue criar um modelo de gestão de compras moderno, versátil e inteligente, independentemente do mercado em que atua.

Por que fazer strategic sourcing?

Quando se trata da gestão de compras, existem vários fatores que garantem o sucesso das negociações. Fazendo o strategic sourcing, a equipe responsável consegue analisar todos antes de uma tomada de decisão.

Afinal, o barato pode sair caro, não é mesmo? Então, não adianta pesquisar apenas por fornecedores baratos. Se eles não oferecerem qualidade ou tiverem processos bem definidos, sua produção pode ficar sem os insumos necessários para a produção.

Por isso, é importante ter uma estratégia de aquisição que identifique a relevância de cada item dentro da cadeia de suprimentos, estabeleça as prioridades e encontre fornecedores qualificados disponíveis e com as melhores ofertas.

As ferramentas de strategic sourcing são as grandes aliadas na execução deste trabalho. Conheça algumas delas no próximo tópico.

Quais as ferramentas de Strategic Sourcing?

Para ter uma metodologia de sourcing realmente estratégica, é preciso ter objetivos bem definidos, demandas organizadas e uma equipe alinhada com as prioridades de trabalho.

Para desempenhar essa função com mais segurança, as principais ferramentas de strategic sourcing que podem ser utilizadas são:

  • Curva ABC
  • Análise SWOT
  • Matriz Kraljic
  • 5 forças de Porter
  • Homologação de fornecedor

Entenda como funciona cada uma a seguir:

1. Curva ABC

A curva ABC é a primeira das ferramentas de strategic sourcing da nossa lista e serve para classificar e ordenar informações de acordo com seu grau de importância.

No caso da compra de suprimentos, a equipe vai usar os critérios de produção para definir o que é mais e o que é menos importante para criar uma ordem de realização dos pedidos.

Dessa forma, todas as etapas da produção ou prestação de um serviço são atendidas, desde a mais importante até aquelas que dão suporte para as outras.

A classificação dos itens é dividida em três categorias — A, B e C — daí o nome da ferramenta.

2. Análise SWOT

Outra das ferramentas de strategic sourcing é a análise SWOT que é uma técnica utilizada em planejamento para identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Na gestão de compras, essa ferramenta ajuda a analisar o impacto que cada categoria de insumo e os diferentes fornecedores têm no processo produtivo.

Dessa forma, a empresa pode traçar ações para driblar as fraquezas e ameaças, além de investir nas oportunidades e valorizar as características que são fortes.

3. Matriz Kraljic

A Matriz Kraljic é uma das ferramentas de strategic sourcing mais importantes. Seu objetivo é definir um modelo de estratégia de compras, classificando os insumos que precisam ser comprados de acordo com seu impacto financeiro e risco de abastecimento.

As quatro classificações da matriz estratégica de Kraljic são:

  • Itens não críticos: são encontrados facilmente no mercado e existem muitos fornecedores disponíveis;
  • Itens de gargalo: são fornecidos por poucas empresas e é preciso planejar a compra, apesar de não impactarem na lucratividade do negócio;
  • Itens de alavancagem: tem um grande impacto no financeiro, por isso, é recomendado ter uma programação de compra para conseguir preços vantajosos;
  • Itens estratégicos: são fornecidos por poucas empresas, por isso, tem alto risco de abastecimento e impacto financeiro.

Seguindo a orientação da matriz de Kraljic, a empresa pode organizar com mais precisão cada uma das categorias de demanda, controlando os custos e o abastecimento.

Leia mais: O que é matriz estratégica de compras? Quais benefícios? 4 dicas para aplicar.

4. 5 forças de Porter

As 5 forças de Porter é uma ferramenta de strategic sourcing que ajuda as empresas a avaliarem as dificuldades e as facilidades de relacionamento dentro dos seus mercados. 

Para orientar essa análise, Porter definiu cinco forças que devem ser analisadas para definir o posicionamento da empresa. São elas:

  1. Ameaça de produtos substitutos; 
  2. Ameaça de entrada de novos concorrentes; 
  3. Poder de negociação dos clientes; 
  4. Poder de negociação dos fornecedores;
  5. Rivalidade entre os concorrentes. 

Depois de avaliar cada força, a equipe de gestão de compras consegue saber qual dessas forças predominam e como acompanhar o mercado com mais atenção.

5. Homologação de fornecedor

Fechando nossa lista de ferramentas de strategic sourcing temos a homologação de fornecedor.

Esse método mostra se um fornecedor atende as demandas da empresa, as regras de compliance, qual sua influência na cadeia de suprimentos, se está regularizado e tem saúde financeira e se pode agregar formas inovadoras de trabalhar.

Se um fornecedor passar pela homologação, as chances de firmar uma parceria vantajosa são grandes.

Aprenda a otimizar suas análises de compliance

As ferramentas de strategic sourcing são grandes aliadas da gestão de compras. Em paralelo, sua empresa também pode implementar soluções de automação para facilitar a consulta de dados.

Automatizar análises públicas de compliance e governança, assim como investir em ferramentas de e-procurement, são ótimas formas de agilizar a sua execução. 

Tudo isso você encontra na Linkana, uma plataforma completa para qualificação, homologação e gestão de fornecedores.

Quer conhecer mais sobre os nossos serviços? Preencha o formulário abaixo e um de nossos consultores irá tirar todas suas dúvidas.

Leo Cavalcanti

Leo Cavalcanti

Advogado, especialista em Planejamento Tributário e Finanças, soma mais de 05 anos de experiência com rotinas de auditoria empresarial e tributária, além de conhecimento em controladoria e práticas de departamento jurídico corporativo. Atualmente é CEO e um dos co-fundadores da Linkana.
logo linkana

Ferramenta

Consulta de CNPJ

Encontre o CNPJ e mais 10 outros dados de fornecedores em segundos.

logo linkana

Podcast

Procurement Hero

Líderes e referências do mercado de procurement batem um papo sobre tecnologia, dados e tendências.

logo linkana

Ebook

Gestão de Fornecedores

Descubra como fazer um gestão de fornecedores inteligente e guiada por dados na sua empresa!