Resources

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Alternativas a G-Certifica: 5 softwares de gestão de fornecedores

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

January 10, 2023

January 10, 2023

January 10, 2023

Está buscando um software de gestão de fornecedores? A G-Certifica, por exemplo, é um sistema que tem contribuído para um processo mais preciso de administração. No entanto, existem alternativas a G-Certifica semelhantes ou melhores, como é o caso da Linkana.

A Linkana é o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede. A plataforma se destaca por sua inteligência artificial, além de trazer uma tecnologia rápida, que entrega aos usuários uma análise de dados completa e otimizada.

Adicionalmente, existem opções no mercado que podem substituir ou agregar recursos ao trabalho da G-Certifica.

E é isso que mostraremos ao longo deste artigo, as alternativas a G-Certifica, trazendo para você, gestor, as características dos principais correntes para que possa escolher qual deles atende às suas necessidades.

Continue com a gente e boa leitura!

O que é a Linkana? E por que é uma alternativa a G-Certifica?

A Linkana é uma plataforma que possibilita ao usuário realizar toda a gestão de terceiros em um único espaço e em qualquer lugar.

Por meio da Linkana, é possível otimizar processos de sourcing, onboarding e gestão de fornecedores com base viva de dados comerciais, de risco, qualidade e diversidade.

Uma das maiores vantagens da Linkana é que ela funciona em modelo SaaS, Software as a Service, ou seja, o fornecedor se responsabiliza por toda a estrutura do sistema, sendo que o cliente usa o software via internet.

Com a solução Linkana Network, pode-se encontrar, analisar e se conectar com múltiplos fornecedores. Por exemplo, a base de dados traz informações sobre diversidade e ESG, que evidenciam o comprometimento com os aspectos socioambientais e de governança. 

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Quais são as funcionalidades da Linkana? 

Fundada em 2019, a Linkana tem desenvolvido seu processo de cadastro e homologação de fornecedores, consolidando-se no mercado como um dos mais potentes softwares de gestão, se diferenciando das demais pela tecnologia machine learning e armazenamento em nuvem.

Além do mais, ela identifica os possíveis riscos, coleta e analisa os dados fiscais, trabalhistas e ambientais de futuros parceiros.

Entre suas principais funcionalidades, estão as listadas abaixo. Confira!

  • Portal de fornecedores: viabiliza a definição de política de risco, aceite de políticas externas e preenchimento de formulários.

  • Monitoramento e alertas: acompanhamento de alteração de quaisquer informações dos fornecedores em tempo real.

  • Avaliação de performance: checagem do desempenho dos terceiros, a fim de constatar se as entregas estão realmente compatíveis com o definido em contrato.

  • Análise de fornecedores ativos: identificação e controle de fornecedores dos grupos minoritários e empresas economicamente desfavorecidas.

  • Verificações automáticas: consulta de bases públicas e cruzamento de informações entre fontes de dados internas e externas.

Em linhas gerais, entre as alternativas ao G-Certifica, a Linkana é mais completa, pois agrupa funções em um único sistema, sendo nutrida por informações precisas, que podem ser acessadas por qualquer usuário que tenha acesso liberado.

O que a G-Certifica oferece? 

Antes de mostrarmos as demais alternativas ao G-Certifica, vale conhecer melhor esta plataforma e o que ela propicia aos compradores e fornecedores.

Pois bem, trata-se de um sistema especialista no processo de onboarding, avaliação e gerenciamento de riscos.

Ele tem ajudado grandes empresas a minimizar os riscos e a burocracia em seus relacionamentos comerciais, além de flexibilizar os processos ao padrão mundial.

Isso porque ele se divide em duas frentes: compradores e fornecedores.

Em se tratando de compradores, o G-Certifica:

  • mitiga riscos financeiros e de imagem;

  • diminui o tempo gasto com homologação de fornecedores;

  • cria uma comunidade que integra as áreas de compras e compliance da empresa.

Já ao falar de fornecedores, o sistema:

  • eleva a notoriedade a grandes empresas;

  • centraliza documentos de vendas;

  • atualiza certidões governamentais.

Dica de leitura: Os 5 melhores softwares de gestão de fornecedores

Quais são as alternativas ao G-Certifica?

Além da Linkana que já citamos, conheça mais quatro alternativas ao G-Certifica, com foco em gestão de fornecedores. 

  1. SAP Ariba: é uma plataforma americana que permite gerenciar, de forma simplificada, os dados, o ciclo de vida, o desempenho e os riscos dos fornecedores.

  2. HICX: a proposta desta ferramenta é facilitar a vida dos usuários que buscam boas práticas de gerenciamento de fornecedores. Entre suas vantagens, há o fácil alinhamento a outros aplicativos, a configuração de acordo com as necessidades da empresa e a integração dos parceiros em um único sistema;

  3. Kodiak Hub: o Kodiak Hub é um Supplier Relationship Management (SRM), um mecanismo que busca fortalecer o relacionamento dos compradores com seus fornecedores. Nesse sentido, o foco está na análise de desempenho dos parceiros, no gerenciamento de contratos e na identificação de risco da cadeia de suprimentos;

  4. Achilles: desde 1990 no mercado, a empresa tem buscado viabilizar relações focadas em diversidade. Sendo assim, ela tem se preocupado em integrar compradores a fornecedores sustentáveis, dentro dos padrões ESG.

Por que escolher a Linkana como alternativa ao G-Certifica?

Depois de verificar as alternativas ao G-Certifica, podemos perceber que a Linkana é uma das melhores plataformas de gestão de fornecedores, justamente por ser completa. 

Em linhas gerais, as plataformas atendem às demandas de fornecedores da empresa, de acordo com suas prioridades. Mas por que procurar o recurso desejado em uma plataforma específica se você pode ter todas as ações em um único lugar?

A Linkana se torna a melhor opção porque entrega todas as funcionalidades encontradas nos concorrentes no mesmo ambiente.

Quer entender mais por que a Linkana é a melhor alternativa ao G-Certifica?

Entre as diversas histórias de sucesso, destacam-se:

  • a Nivea, marca pertencente ao grupo alemão Beiersdorf, que conseguiu diminuir em 80% o tempo de homologação dos fornecedores;

  • a CBA, Companhia Brasileira de Alumínio, pertencente ao grupo Votorantim, que reduziu de 30 para 6 dias o período necessário para fazer a homologação dos terceiros;

  • a Mondelez Brasil, que implantou o Programa de Diversidade de Fornecedores, ocasião em que o Gerente de Procurement, Gilson Alencar, tornou-se o Líder de Diversidade & Inclusão de Fornecedores. Com o projeto Linkana Insights, fomos aprovados pela auditoria global da Mondelez como plataforma oficial de identificação e certificação de fornecedores diversos e de economia inclusiva no Brasil.

Percebeu a nossa importância no mercado?

Somos o #SRMDoFuturo, feito para o #CompradorDoFuturo.

Quer conhecer melhor a Linkana? Entre em contato com um dos nossos especialistas. Estamos esperando para ajudá-lo no que precisar.

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market