Entenda o que é onboarding de fornecedores e a importância da prática

O onboarding de fornecedores é um processo estratégico que visa à integração de novos fornecedores ou prestadores de serviço à estrutura operacional de uma empresa. 

Deixado de lado por muitas empresas, essa etapa de introdução e adaptação é tão estratégica quanto o onboarding de novos clientes e colaboradores. 

Isso porque o trabalho do fornecedor é crucial para a eficiência operacional e bom andamento de processos. 

Imagine, por exemplo, um novo fornecedor que não cumpre prazos e não conhece a dinâmica de funcionamento do seu negócio? 

Isso pode acarretar em impactos muito negativos tanto na eficiência da estrutura interna, como também na entrega de sucesso à jornada de compra do cliente.

Visto esse panorama, que tal aprender um pouco mais sobre o que é onboarding de fornecedores, sua importância e como implementá-lo na sua empresa? Leia o conteúdo até o fim para mais!

O que é onboarding de fornecedores?

Toda empresa precisa de uma cultura organizacional sólida e uma dinâmica bem definida de processos para que garanta o padrão e a excelência diária na performance e nos resultados.

Tendo em vista a rotação constante de novos clientes, colaboradores e até fornecedores, o onboarding acaba por tornar-se uma atividade estratégica no cotidiano empresarial. Mas, afinal, o que é onboarding?

Em tradução livre, o termo significa “a bordo”. Isso é, ele foi utilizado como uma comparação simbólica do ato de colocar um novo integrante a bordo. 

Isso pode ser feito tanto com o objetivo orientar novos clientes ou usuários de uma serviço prestado pelo seu negócio para que consiga usufruir da solução da melhor maneira possível.

Já no caso de novos colaboradores, essa ação é fundamental para a perfeita integração deles com o novo ambiente de trabalho, o que facilita a adaptação e impacta positivamente nos índices de retenção.

Por fim, chegamos ao tema do nosso conteúdo, que é o onboarding de fornecedores. Assim como nos dois casos anteriores, essa prática também é bastante estratégica para a melhor coordenação entre os dois entes da relação e para uma parceria eficiente e duradoura.

Em suma, o onboarding de fornecedores tem como objetivo garantir uma integração minuciosa da nova empresa prestadora de serviço com o seu negócio. Além da avaliação de elementos de conformidade legal, esse é o momento também de apresentação.

O novo fornecedor vai conhecer todos os detalhes de funcionamento e dinâmica da empresa para que a relação comercial entre as duas partes esteja sempre alinhada e funcionando corretamente.

Qual a importância do onboarding de fornecedores?

Realizar um minucioso onboarding de fornecedores, mais do que um evento de integração, é também uma prática de governança que visa à criação de protocolos de atuação do novo cliente comercial. 

Além disso, esse “embarque” também tem o objetivo de garantir que o início dos trabalhos ocorra com adaptação rápida e performance eficiente.

O segmento da área comercial que lida com a contratação de novos fornecedores usa essa prática como aliada para mitigar erros, como:

  • inconformidades legislativas;
  • conhecimento das normas do contrato comercial acordado;
  • detalhes da cultura organizacional e valores da empresa contratante;
  • e treinamento EAD ou presencial para execução das tarefas.

O valor estratégico dessas ações, por sua vez, está relacionado com o fato de que parceiros comerciais são uma modalidade de negociação B2B em que o cliente praticamente vira um integrante da organização.

Isso acontece porque o fornecimento de materiais e serviços para a cadeia de suprimentos é fundamental para o bom andamento dos processos internos, desde a atuação do setor produtivo até a performance da equipe de Vendas.

Dessa forma, com o onboarding de fornecedores, é possível executar governança, controle e treinamento para que a atuação do parceiro comercial seja eficiente e produtiva.

Resultados impressionantes através da automação de processos
Descubra como a Nivea, a Mitre e outras grandes empresas revolucionaram seus processos de gestão de fornecedores com a plataforma da Linkana.

Como implementar o onboarding de novos fornecedores?

Uma primeira dica na implementação do onboarding de fornecedores na empresa é investir em uma plataforma de automação de dados

Em especial, quando há um grande volume de fornecedores em ramificações setoriais diversas, essa prática é excelente para evitar repetições, definir padrões, mitigar erros e agilizar a execução da contratação e integração de novos parceiros comerciais.

Outro mecanismo eficiente é o auxílio de uma plataforma EAD completa e acessível. Com um baixo custo, as empresas podem contar com uma estrutura completa de hospedagem de vídeos e métodos de treinamento à distância personalizados com o tipo de onboarding e de acordo com as características do parceiro comercial.

Dessa forma, é possível desenvolver um treinamento padrão que pode ser direcionado automaticamente a evento de integração de novos fornecedores. Isso também evita repetição de processos e ajuda a reduzir os custos operacionais.

Incrível, não é verdade?  Mostramos dois tipos diversos de inovações tecnológicas que podem auxiliar qualquer negócio a fazer um onboarding digital assertivo e eficaz. 

Nos dias de hoje, apostar em inovação é um caminho imprescindível que todo empreendedor deve seguir para se manter competitivo e eficiente no seu segmento de mercado.

Esperamos que tenham gostado do conteúdo que ele tenha servido de inspiração para que mais gestores possam destravar seu mindset para novas ideias! Até a próxima!

Este conteúdo foi escrito pela equipe da EAD Plataforma, uma plataforma online de ensino a distância que te permite criar e vender cursos na internet. Simples, intuitiva e com preço acessível, a EAD Plataforma atua no mercado desde 2014 e já conta com mais de 1200 clientes.

Leo Cavalcanti

Leo Cavalcanti

Advogado, especialista em Planejamento Tributário e Finanças, soma mais de 05 anos de experiência com rotinas de auditoria empresarial e tributária, além de conhecimento em controladoria e práticas de departamento jurídico corporativo. Atualmente é CEO e um dos co-fundadores da Linkana.
logo linkana

Ferramenta

Consulta de CNPJ

Encontre o CNPJ e mais 10 outros dados de fornecedores em segundos.

logo linkana

Podcast

Procurement Hero

Líderes e referências do mercado de procurement batem um papo sobre tecnologia, dados e tendências.

logo linkana

Ebook

Gestão de Fornecedores

Descubra como fazer um gestão de fornecedores inteligente e guiada por dados na sua empresa!