Entenda o que é SRM e conheça sua importância para a gestão de fornecedores

O que é SRM?

A sigla SRM significa Supplier Relationship Management, ou gestão de relacionamento com fornecedores. Trata-se de um sistema, muitas vezes gerenciado por meio de um software, que busca manter uma avaliação constante do relacionamento entre uma empresa e seus parceiros, coletando dados importantes, medindo desempenho e fornecendo valiosos insights para a organização.

Antigamente, a relação entre empresas e fornecedores se dava em ritmo e critérios diferentes do que temos hoje. Atualmente é necessário investir mais tempo e lidar com a burocracia constantemente, enquanto os de riscos de terceiros seguem aumentando.

Com o ganho de importância dos princípios de governança corporativa e compliance, junto de avanços tecnológicos que permitiram o impacto da transformação digital em empresas e o aumento da quantidade de dados que passaram a ser processados, essas relações demandam por mais eficiência.

É esse cenário que obriga a compreensão sobre o que é SRM e qual o seu papel para transformar a gestão de fornecedores em uma prática mais ágil, segura e otimizada para organizações empresariais e seus parceiros na cadeia de suprimentos, assim como a Linkana faz.

Continue lendo e entenda não só o que significa a sigla SRM, mas também como funcionam estes sistemas e como eles podem contribuir para aumentar o valor agregado da sua rede de fornecedores.

Como funciona um sistema SRM?

Após a explicação inicial sobre o que é SRM, vamos expandir esse conceito a partir da sua aplicação prática, sendo essencial entender como o setor funciona junto da gestão de fornecedores de uma empresa.

Na prática, SRM pode se referir tanto a práticas adotadas pela gestão de relacionamento com fornecedores quanto ao software utilizado para realizar suas tarefas mais importantes.

Enquanto setor da gestão de fornecedores, o SRM atua para facilitar a troca de informações entre a empresa contratante e a fornecedora, garantindo dados mais claros, organizados e confiáveis a respeito dos processos que ocorrem entre elas.

De modo geral, podemos entender que o SRM é um conjunto de estratégias e ferramentas voltadas para otimizar a comunicação da empresa com a supply chain, ao mesmo tempo que coleta dados para analisar a qualidade desses relacionamentos.

Entre as ferramentas disponíveis para o setor, temos então o software SRM, sistemas automatizados desenvolvidos para substituir processos manuais e torná-los assim mais ágeis, eficientes e seguros. 

Ao dispensar a intervenção de pessoas e boa parte da burocracia no setor, o índice de falhas é reduzido, a confiabilidade das informações é elevada e o fluxo de dados fica muito mais claro e acessível.

Assim, ao otimizar a comunicação e o fluxo de informações para a gestão de fornecedores, é possível manter um controle mais eficiente sobre a cadeia de suprimentos, monitorar as interações com fornecedores, analisar o desempenho e tomar decisões estratégicas de forma mais assertiva.

Quais são as principais funções de sistemas SRM em empresas?

Se ainda está com dúvidas sobre o que é SRM e como ele funciona, reunimos a seguir algumas das principais funções desempenhadas por sistemas de supplier relationship management. Com isso, acreditamos que fique mais claro como atua esse tipo de gestão.

Dessa forma, conseguimos observar As funcionalidades e parâmetros presentes em softwares e sistemas SRM são:

  • painel de gerenciamento informatizado;
  • consulta pública automatizada;
  • sistema de qualificação e homologação de fornecedores;
  • banco de dados de certificados e documentos;
  • monitoramento de prazos e validade;
  • avaliação de indicadores de performance.


Tudo começa no painel de gerenciamento, que costuma consistir em uma área administrativa acessada pela gestão de fornecedores, onde é possível obter uma visão ampla das interações entre o departamento de compras e os fornecedores da cadeia de suprimentos.

Por meio  desse painel informatizado, a ferramenta de SRM permite que o gestor acesse informações mais detalhadas sobre cada fornecedor e cada compra

Esses dados podem indicar se a negociação foi bem-sucedida na aquisição de suprimentos com o melhor custo-benefício, se ela ocorreu dentro dos parâmetros estabelecidos nas políticas institucionais e ainda fornecer dados sobre indicadores de desempenho, como KPIs de compras.

Outro ponto muito importante é a atuação de sistemas SRM para a homologação de fornecedores

Por se tratar de um sistema informatizado, a consulta pública de fornecedores pode ser totalmente automatizada com essa ferramenta, coletando documentos e certidões que atestam o compliance de possíveis parceiros.

Além disso, a própria ferramenta idealmente mantém um banco de dados dessas certidões e documentos, permitindo o acesso facilitado e o monitoramento do seu prazo de validade.

Qual a importância do Supplier Relationship Management?

O conceito de SRM, Supplier Relationship Management, é voltado para organização, automatização e otimização das tarefas relacionadas a interação entre uma empresa e seus fornecedores, principalmente no que está diretamente ligado à coleta de dados e gerenciamento de informações.

A partir dessas funcionalidades, a gestão de fornecedores tem a oportunidade de otimizar os processos envolvendo sua cadeia de suprimentos. 

Com uma base de dados mais sólida e sem o peso de demandas manuais e burocráticas, o relacionamento com os parceiros da organização tendem a ser mais produtivos, permitindo até mesmo a fidelização de fornecedores.

Ao compreender o que é SRM, podemos estabelecer também o seu papel na gestão de fornecedores e os benefícios que ele proporciona, sendo os seguintes:

  • maior eficiência em processos rotineiros;
  • diminuição do custo da gestão de fornecedores;
  • foco total em decisões estratégicas;
  • otimização das estratégias de compliance e mitigação de riscos;
  • maior controle de desempenho;
  • acesso facilitado a informações relevantes;
  • relacionamento otimizado com fornecedores.

Faça seu SRM com a Linkana!

A Linkana é especialista no processo de gestão de fornecedores, emitindo consultas públicas automatizadas, reunindo de forma automática e muito eficiente uma grande quantidade de dados essenciais para processo de qualificação e homologação de fornecedores.

Além disso, nossa plataforma conta com recursos adicionais para Supplier Relationship Management, sendo assim uma grande aliada para adoção do SRM no seu gerenciamento de fornecedores.

Conheça nossos serviços por meio de uma demonstração gratuita. Basta preencher o formulário a seguir e você receberá um diagnóstico de CNPJ produzido pela Linkana. Confira!

Leo Cavalcanti

Leo Cavalcanti

Advogado, especialista em Planejamento Tributário e Finanças, soma mais de 05 anos de experiência com rotinas de auditoria empresarial e tributária, além de conhecimento em controladoria e práticas de departamento jurídico corporativo. Atualmente é CEO e um dos co-fundadores da Linkana.