Software SRM: o que é + principais funções + 5 motivos para adotar

O que é Software SRM?

SRM significa Supplier Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com Fornecedores. Envolve todas as ações relacionadas a administração de uma rede de fornecedores eficiente e qualificada a atender a empresa. Dessa forma, um Software SRM é um programa que auxilia na execução dessa gestão.

Sabendo disso, se entende a relevância do SRM para a gestão de compras. Aqui incluímos as análises de Compliance e governança corporativa, homologação de fornecedores, manutenção de certificados e muitas outras práticas.

A tarefa em si não é fácil, com a globalização e aumento significativo no número de fornecedores no mercado fica ainda mais complexa.

Buscar alternativas para agilizar o processo, mitigar riscos e manter a alta eficiência é um desafio. No entanto, os administradores do setor de compras têm a tecnologia como uma importante aliada.

Entenda o que faz um Software SRM e conheça os 5 principais motivos para adotar esse sistema na sua empresa e garantir ótimos resultados nos seus indicadores de performance. Basta continuar a leitura.

O que faz um Software SRM? Principais funções

Software SRM são ótimas ferramentas para otimizar a performance da gestão de fornecedores. Eles são capazes de automatizar uma série de processos manuais e são desenvolvidos especificamente para facilitar a visualização da cadeia de suprimentos em todas as etapas.

Com isso, a gestão de compras tem a possibilidade de focar seus principais esforços no que realmente importa, ou seja, na avaliação e manutenção de bons fornecedores, enquanto toda a coleta de dados e burocracia fica para trás.

Veja as funções mais importantes que o seu Software SRM deve apresentar:

Painel de gerenciamento

Primeiramente, o painel de gerenciamento é um ponto-chave de qualquer software de gestão de relacionamento com fornecedores. 

Possibilitando enxergar o panorama geral da cadeia de suprimentos e acessar todos os dados de fornecedores, o painel de gestão deve apresentar uma usabilidade primorosa e oferecer recursos que atendam a necessidade da gestão de compras.

Consulta pública automatizada e integrada

Uma das funções mais importantes para o Software SRM é realizar a consulta de dados públicos de fornecedores potenciais de forma automatizada. Com uma tecnologia cada vez mais avançada, esse processo é muito mais rápido e eficiente do que o realizado de forma manual.

Além disso, o sistema deve ser integrado aos bancos de dados de órgãos regulamentadores, agilizando a consulta de Compliance e governança corporativa.

Qualificação e homologação de fornecedores

Após a consulta de informações públicas de fornecedores, softwares SRM auxiliam durante todo o processo de qualificação e homologação de fornecedores. As informações públicas são exibidas no painel e o fornecedor pode ser convidado a compartilhar documentos privados.

Tudo isso é facilmente acessado através do painel do software e permite ao setor de compras avaliar os riscos e encontrar os melhores fornecedores. Ao finalizar o processo de homologação de fornecedores, o programa de SRM permite emitir certificados e criar a supply chain mais segura e eficiente.

Painel de gerenciamento Linkana no processo de qualificação de fornecedores
Painel de gerenciamento Linkana no processo de qualificação de fornecedores

Banco de dados e documentos

No tópico anterior, foi mencionado que toda a documentação e relatórios gerados na qualificação de fornecedores é acessada via painel de gerenciamento.

Isso acontece por conta do software SRM manter o banco de dados de documentos virtuais armazenados, sempre à disposição do setor de procurement. Isso facilita a consulta em qualquer etapa.

Este armazenamento pode ser feito de diversas formas, mas o mais indicado e seguro é o armazenamento em nuvem, como o utilizado pela Linkana. Dessa forma, todo o custo de servidores locais ou alugados é facilmente dispensado.

Monitoramento de certidões

Certidões e documentos de fornecedores homologados têm prazo de validade e precisam de renovação periódica. Através do software SRM é possível monitorar essas certidões, criar alertas e notificar fornecedores para renovar a documentação fornecida, tudo em poucos cliques e sem perder tempo com telefonemas e e-mails.

Avaliação de desempenho

Por fim, podemos citar que o software SRM é muito útil para realizar a avaliação dos KPIs para compras. Além de acompanhar o desempenho, é possível comunicar para a empresa fornecedora sobre como ela está se saindo em relação às metas estabelecidas.

5 motivos para adotar software SRM na sua empresa

Bons administradores estão sempre à procura de maneiras de otimizar os resultados e fazer mais com menos consumo de recursos. É exatamente esse o foco do software de SRM, que aumenta a eficiência do setor de compras ao agilizar diversas etapas do processo com uma mesma ferramenta.

Para deixar bem claro como isso funciona, listamos aqui 5 principais motivos para implementar um SRM na sua empresa e desfrutar de todas suas funções. Confira:

1. Tudo em um só lugar

O primeiro motivo para adotar um software SRM na sua empresa é a possibilidade de reunir todos os dados e sistemas de gerenciamento de fornecedores em um ambiente digital único. 

Sem a necessidade de buscar dados em diferentes arquivos, planilhas e data centers, o uso de tempo e mão de obra fica otimizado e muito mais concentrado, garantindo também sua eficiência.

2. Segurança garantida

Implementar um software SRM confiável é perfeito para garantir a proteção dos dados coletados e manter a privacidade da rede de fornecedores. Tudo isso é essencial para conquistar a confiança da cadeia de suprimentos e obter prioridade junto aos parceiros comerciais mais qualificados.

3. Foco em decisões estratégicas

Ao automatizar processos e quebrar paradigmas relativos a execução manual, o software SRM permite que o setor de compras tenha foco total na tomada de decisões em acordo às diretrizes da política da empresa, regras de Compliance e governança.

4. Resultados consolidados

Através da implementação de uma tecnologia de SRM, sua empresa dispõe de monitoramento facilitado e resultados consolidados. Todos os indicadores de performance podem ser consultados e comprovados no painel de gestão, fornecendo dados reais para avaliar a qualidade da rede de suprimentos.

5. Diminuição de custos

Diminuir custos é algo que todo gestor procura e também é um dos motivos para utilizar software de gestão de relacionamento com fornecedores. Ao agilizar as consultas, automatizar processos e aumentar a eficiência da gestão de fornecedores, o setor de compras gera uma economia significativa para a empresa.

Que tal simplificar a gestão de compras?

Com todos esses benefícios, o próximo passo é encontrar um Software SRM que atenda as necessidades da sua empresa e simplifique a gestão de compras.

Para isso, pode contar com a Linkana. Especializada na automatização de qualificação de fornecedores e análise de Compliance, nossa tecnologia trabalha a mitigação de riscos sem burocracia

Quer saber como podemos ajudar sua empresa? Preencha o formulário e entraremos em contato:

Leo Cavalcanti

Leo Cavalcanti

Advogado, especialista em Planejamento Tributário e Finanças, soma mais de 05 anos de experiência com rotinas de auditoria empresarial e tributária, além de conhecimento em controladoria e práticas de departamento jurídico corporativo. Atualmente é CEO e um dos co-fundadores da Linkana.
logo linkana

Ferramenta

Consulta de CNPJ

Encontre o CNPJ e mais 10 outros dados de fornecedores em segundos.

logo linkana

Podcast

Procurement Hero

Líderes e referências do mercado de procurement batem um papo sobre tecnologia, dados e tendências.

logo linkana

Ebook

Gestão de Fornecedores

Descubra como fazer um gestão de fornecedores inteligente e guiada por dados na sua empresa!