Compliance

Compliance

Compliance

O que é compliance em compras e como obter sucesso nesse conceito?

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

24 de março de 2023

24 de março de 2023

24 de março de 2023

Compliance em compras é um processo que tem como objetivo averiguar e garantir que todos os envolvidos na rede de abastecimento de uma empresa estejam em conformidade com as leis, normas e diretrizes que regem o mercado no qual estão atuando.

Seguindo esse princípio, vale destacar que o setor de compras de uma companhia é o responsável pela pesquisa, aquisição, negociação e tomada de decisões em relação às propostas de fornecedores, tarefa essencial para garantir a saúde da cadeia de suprimentos e qualidade do produto final.

Quando o assunto é procurement, que são um conjunto de estratégias implementadas na área de compras, é muito importante atuar ativamente na mitigação de riscos e redução dos custos. 

Portanto, para um negócio ser bem-sucedido, é fundamental que os gestores garantam o bom uso dos recursos obtidos — tanto financeiros quanto materiais — e que alcancem o compliance para dar estabilidade ao processo de gestão de suprimentos da companhia.

Apenas com essa explicação inicial já é possível entender que compliance em compras é um conceito de grande importância para o crescimento de um negócio, concorda? 

Se você ainda tem dúvidas sobre esse tema e quer dicas de como explorar esse caminho para levar sua empresa ao sucesso, confira todos os detalhes, agora, neste artigo!

Quais são as responsabilidades do setor de compras?

As engrenagens de uma empresa precisam se movimentar de maneira contínua e harmoniosa, mesmo em meio às movimentações naturais, a até mesmo imprevisíveis, do mercado. 

Entre os setores internos mais importantes para esse processo está o de compras e procurement.

As responsabilidades desses departamentos estão diretamente ligadas à decisão de quais fornecedores serão integrados à cadeia de suprimentos de insumos e serviços de uma empresa.

De modo geral, as etapas seguidas no ciclo de compras são:


  • analisar requisições de compras de materiais e serviços;


  • realizar a qualificação e homologação de fornecedores;


  • solicitar e avaliar cotações;


  • identificar o melhor fornecedor e negociar o valor ideal;


  • realizar a compra;


  • acompanhar e garantir o cumprimento dos prazos de entrega;


  • recebimento de nota fiscal e baixa do pedido de compra;


  • aprovar o pagamento do fornecedor.


Tais atividades devem seguir as políticas de compras e compliance, bem como os valores estabelecidos pela gestão da companhia em relação aos seus fornecedores. 

Importante destacar também que o responsável pelo procurement deve ter uma postura ativa e analítica. Isto é, não basta comparar números e presumir valores, é preciso analisar as informações e documentações de fornecedores para identificar falhas ou forças em cada proposta de negócio.

Com isso, é possível alcançar os principais objetivos da gestão de compras, que são:



  • manter a produção da empresa sempre alimentada por meio do fluxo ideal de suprimentos;


  • encontrar o balanço ideal de investimento mínimo, menor custo logístico e maior rentabilidade na cadeia de suprimentos;


  • garantir o menor custo de aquisição enquanto garante o padrão de qualidade e volume estabelecidos para a produção;


  • realizar a negociação de compras em um processo transparente, honesto e justo, que resulte nas melhores condições de pagamento.


O que é compliance em compras?

Para entender o conceito de compliance em compras, primeiro devemos relembrar a definição de compliance no que diz respeito a administração de uma empresa e gestão de fornecedores.

Compliance, vem do verbo inglês to comply, que se entende como a ideia de cumprir algo ou um requerimento preestabelecido. Assim, compliance em empresas significa que ela segue as normas e está em conformidade com os requerimentos do setor.

Por consequência, estar em compliance em compras significa que os fornecedores homologados e a gestão da cadeia de suprimentos estão de acordo com as regras de conduta definidas, seguindo os parâmetros quantitativos, qualitativos e de ética, estabelecidos na política de compras e compliance de uma empresa.

Para atingir excelência nesse conceito, as soluções de compliance devem estimular uma cultura de comprometimento, honestidade, ética e transparência nas relações com fornecedores.

Irregularidades, certificações expiradas e má reputação devem ser verificadas durante a qualificação do fornecedor e revisitadas na manutenção do fornecedor homologado, para garantir que o cumprimento das regras de conduta se mantenham por toda a interação da gestão de compras com o fornecedor.

Qual a importância do compliance em compras?

A importância do compliance em compras está principalmente ligada ao combate a fraudes, falhas de fornecimento e conservação de uma conduta ética pela contratante e seus fornecedores, mantendo a sua idoneidade e boa reputação.

As ameaças ocasionadas por fraudes e irregularidades no processo de compras são numerosas. Além do risco iminente de prejuízo financeiro, impacto na produção, perda de qualidade do produto final e outros fatores internos, existe o risco de consequências no âmbito legal.

Exemplo disso é a Lei 12.846, a lei anticorrupção, que determina que gestores e empresas envolvidas em práticas fraudulentas, com o intuito de lesar a administração pública para benefício próprio, poderão ser submetidos a consequências legais em diferentes esferas.

O risco aqui é manter um relacionamento com uma empresa fornecedora que opera em desacordo com a legislação. 

É responsabilidade do setor de compras aferir a conformidade de um fornecedor, já que contratar um fornecedor com pendências de qualquer esfera pode levar a empresa contratante a sofrer sanções, penalizações ou mesmo manchar a sua reputação.

Modernize ainda hoje sua gestão de fornecedores

Preencha o formulário abaixo e descubra a plataforma de SRM mais completa e integrada do Brasil.

Como elaborar uma política de compliance em compras?

Mesmo que compliance seja um conceito amplo e aplicável aos mais diversos setores internos de uma empresa, como compliance tributário ou trabalhista, ele tem um papel de destaque na política de compras de uma empresa.

Entre as ações mais importantes para implementar a política de compras e compliance, estão:



  • definição de critérios: essencial para o processo de seleção de fornecedores, definir os critérios e parâmetros relevantes que devem ser cumpridos pelos candidatos à parceria para garantir sua idoneidade;


  • processo de qualificação de fornecedores: etapa de verificação dos aspectos reputacionais, regulatórios e financeiros de um fornecedor em potencial; 


  • homologação: consiste em aferir a capacidade de entrega do fornecedor em relação ao objeto da contratação;


  • negociação e fechamento de contrato: são feitas propostas ao fornecedor, visando encontrar o menor custo, que seja um valor justo para o parceiro e que ofereça as condições ideais de fornecimento de insumos para a cadeia de produção;


  • monitoramento: a etapa de monitoramento consiste em avaliar se não houve mudança no status de qualificação e homologação técnica no decorrer do ciclo de vida do fornecedor;


  • investigação e correção: além da atuação preventiva a falhas por meio do monitoramento, é preciso definir ações de investigação e correção para enfrentar denúncias e corrigir falhas nas práticas adotadas por fornecedores terceirizados.


Com essas atividades, o setor de compras acaba otimizando sua atuação e tem um protocolo de atuação para todas as situações possíveis, permitindo que o trabalho analítico fique ainda mais ágil e eficaz.

Quais as melhores soluções para compliance?

A administração de grandes empresas ficou engessada em velhos hábitos por muito tempo, principalmente em países emergentes como o Brasil. 

Com a globalização, tivemos a entrada de organizações internacionais em nosso mercado, que aumentou a concorrência mas também provocou a busca por novas tecnologias e ferramentas que facilitam a gestão de compliance e aumentam nossa competitividade.

Vemos no perfil dos gestores uma maior abertura para a adoção de novas ferramentas, sobretudo quando o assunto é a digitalização das compras 4.0, o chamado e-procurement 4.0.

Para compreender o caminho que percorrido pelo setor de compras até o 4.0, veja o vídeo no qual Donald Neumann explica essa evolução:

https://www.youtube.com/watch?v=41Mdaghz6aU

Para o setor de compras, destacamos as novas soluções em compliance, que auxiliam a gestão de fornecedores desde sua qualificação e homologação, até a manutenção dos contratos firmados em sua decorrência.

Entre essas ferramentas, podemos citar o exemplo da Linkana, um serviço dedicado à mitigação de riscos e desburocratização do processo de qualificação de fornecedores em diversos setores, incluindo o compliance em compras.

Nossa solução funciona a partir da automatização da coleta de informações sobre fornecedores, criando uma rede acessível aos responsáveis por cada setor de uma empresa, identificando falhas, pendências e encurtando o processo de avaliação de fornecedores.

Os benefícios para o compliance em compras vão desde a maior assertividade, ganho organizacional, identificação de alertas, sistema de notificações e redução de tempo gasto. 

Como sabemos, tempo é dinheiro, e a tecnologia oferecida nesse investimento pode gerar grande economia e tranquilidade para a operação da sua empresa.

De quais outros modos a Linkana otimiza sua gestão de fornecedores?

A Linkana é a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores busquem, analisem e homologuem fornecedores em alguns cliques. 

Com isso, aceleramos radicalmente processos de onboarding, análise e monitoramento de fornecedores, utilizando dados e insights compartilhados entre as maiores corporações do Brasil.

Isso acontece porque os dados dos fornecedores já foram preenchidos anteriormente por outro setor de compras, permitindo serem reaproveitados a qualquer tempo. 

Aqui, vale destacarmos que somente o sistema da Linkana resolve o maior problema de procurement, que é a ausência de uma base de dados de fornecedores compartilhada.

Não ter acesso a um recurso desse tipo torna a gestão de fornecedores muito mais demorada, afetando diretamente a busca por empresas fornecedoras que atuem em compliance com as legislações do seu ramo de atuação.

Por outro lado, acessar uma fundação de dados compartilhados de fornecedores, como a oferecida pela Linkana, otimiza a atuação do time de compras e procurement, aumentando a produtividade e deixando-os com mais tempo para se dedicarem a outras tarefas tão importantes quanto.

Outras vantagens de contar com uma ferramenta como essa são:


  • acesso rápido, simples e fácil a cadastros de fornecedores devidamente preenchidos e atualizados;


  • redução do tempo necessário para encontrar fornecedores compatíveis com as necessidades do seu negócio;


  • verificação otimizada a documentos, dados e informações públicas dos fornecedores, potencializando as tomadas de decisão;


  • diminuição do prazo de realização de onboarding, possibilitando a estruturação de um relacionamento com os fornecedores mais rapidamente.


Conheça mais sobre o sistema de gestão de fornecedores da Linkana!

Além da base de dados de fornecedores compartilhada, que você encontra na funcionalidade Perfil Universal do Fornecedor, outras presentes no nosso sistema são:












Quer saber, em detalhes, como tudo isso pode ajudar seu negócio? Então preencha agora o formulário abaixo e converse com um dos nossos especialistas!

Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores

Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores.

OUTROS CONTEÚDOS

Descubra mais novidades e tendências do mercado de procurement