Resources

Compras

Compras

Compras

O que é e-procurement? Vale a pena adotá-lo na sua empresa?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

March 23, 2023

March 23, 2023

March 23, 2023

Entender o que é e-procurement deve estar entre as prioridades de todo gestor dessa área. Afinal, esse setor, responsável pela aquisição de suprimentos e serviços necessários para a operação de uma empresa, está diretamente ligado à competitividade da organização. 

Por meio de uma conduta estrategicamente planejada, é possível gerar economia, valor e qualidade com o uso dessa solução.

No entanto, a relevância do departamento atualmente conta com novas formas de executar o seu papel. A transformação digital nas empresas, por exemplo, trouxe novas ferramentas, e é justamente sobre uma delas que falaremos neste artigo. 

Para iniciarmos, a primeira pergunta que faremos a você é: a partir da definição de procurement, você consegue entender o que é e-procurement?

A versão resumida diz que e-procurement — do inglês “electronic procurement” — diz respeito aos processos de negociação e aquisição de suprimentos ou serviços por meio da internet

Nesse caso, os ambientes digitais servem como um ponto de encontro para venda e compra entre empresas.

Parece interessante, não é? Então, conheça agora como funciona essa modalidade de gestão de compras, quais os principais tipos e os benefícios que ela oferece para companhias que adotam esse modelo sistema. Basta seguir a leitura!

O que é e-procurement e como ele funciona?

E-procurement é um sistema ou ambiente digital para contato, negociação e compra de suprimentos ou serviços. Essa modalidade foi desenvolvida com o objetivo de gerar mais praticidade e eficiência para as interações entre empresas e seus fornecedores

Também é possível enxergar esse tipo de sistema como um catálogo online para contratantes e fornecedores se encontrarem. Dessa forma, fica mais fácil localizar companhias que comercializam produtos necessários para as operações da sua empresa

A recíproca também é verdadeira, sendo que fornecedores ampliam seu alcance e têm a oportunidade de realizar negócios com uma variedade bem maior de clientes e parceiros comerciais. 

Algumas aplicações de um e-procurement

Outro ponto que vale a pena ser mencionado é a otimização de uma tarefa que costumava ser extremamente burocrática, repetitiva e ineficiente, que é o processo de qualificação de fornecedores. 

De modo geral, quando se pensa sobre o que é o e-procurement, ligamos principalmente a negociações entre empresas (B2B), mas elas também podem ocorrer com o setor público ou mesmo com o consumidor final, apesar de ser uma situação bem mais esporádica.

Usuários qualificados para utilização do sistema de e-procurement, representando tanto compradores quanto fornecedores, podem se registrar de acordo com sua posição, disponibilizando informações sobre a organização onde atuam, tipo de produtos ofertados ou de necessidade, entre outros dados.

É possível, então, consultar potenciais fornecedores, elaborar ordens de compra para receber propostas ou negociar diretamente com os parceiros que apresentam estrutura para atender sua demanda — os serviços disponibilizados pela plataforma ou software dependem do seu tipo. 

Nesse ponto, é importante lembrar que as boas práticas de compliance e os riscos envolvendo fornecedores também se aplicam ao ambiente virtual. 

Por isso, mesmo negociando pela internet, é essencial conduzir a checagem de reputação, verificação de capacidade produtiva e avaliação de conformidade em terceiros.

Extra! Como automatizar esses processos?

Muitas etapas da análise de compliance de potenciais parceiros podem ser automatizadas e geridas por meio de software de e-procurement e plataformas online, diminuindo a complexidade dessa atividade e permitindo máxima dedicação à execução estratégica da gestão de compras.

Essa é uma das ofertas da Linkana, plataforma de e-procurement voltada para a automação da consulta pública de compliance e gestão de fornecedores com praticidade, eficiência e segurança

Em um único lugar você tem a oportunidade de gerenciar e interagir com parceiros homologados, contando com uma série de vantagens exclusivas. Quer saber mais? Basta preencher o formulário abaixo!

Qual a diferença entre e-procurement e e-commerce?

Mesmo considerando que o e-commerce é o sistema de compra e venda pela internet que, por sua vez, também pode envolver negócios business-to-business (B2B), ele ainda é diferente do e-procurement. 

Na prática, isso ocorre por conta do conceito de e-procurement estar ligado à aplicação do pensamento corporativo ao ambiente da online

Isso significa que as negociações e interações comerciais seguem o padrão de ética e comprometimento exigidos para a atuação empresarial entre contratante e fornecedor.

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Quais são os tipos de e-procurement? 3 categorias!

Em geral, podemos classificar os sistemas de e-procurement em três categorias principais, que são:

  • ERPs;

  • e-sourcing;

  • e-informing. 

Veja um pouco mais sobre cada um deles a seguir!

Enterprise Resource Planning (ERP)

A sigla ERP pode ser traduzida como planejamento de recursos do empreendimento, se tratando de um sistema mais completo e voltado para a gestão geral dos investimentos de uma organização.

Comumente, um software ERP engloba informações de vários setores internos, com o objetivo de tornar o acesso a esses dados uma atividade mais ágil e também segura. 

Com esse recurso, os gestores têm a chance de elaborar estratégias mais assertivas para o setor de compras, gestão de riscos e gestão de fornecedores.

E-sourcing

Também chamado de leilão reverso, o sistema de e-sourcing é muito utilizado para estabelecer contatos iniciais com fornecedores e obter o maior número de ofertas possível

Após uma primeira interação, o fornecedor contatado pode participar de processos licitatórios, ou enviar ofertas para atender uma proposta de demanda da empresa, que avaliará os custos de cada uma delas, a fim de escolher a mais vantajosa para fechar negócio.

E-informing

Esse tipo de sistema é uma variante mais simples do e-procurement, servindo basicamente como um banco de dados de fornecedores. Nele, o departamento de compras pode obter dados iniciais e utilizar ferramentas externas, como e-mail e telefone, para conduzir o restante da negociação.

5 benefícios do e-procurement para gestão de compras

Agora que já sabe o que é e-procurement, consegue dizer quais vantagens essa modalidade de compras oferece? 

A lista é bastante extensa, mas podemos nos concentrar em cinco benefícios principais. São eles:

  • mais agilidade na gestão de compras: ao substituir processos manuais, repetitivos e estressantes, o e-procurement permite economizar tempo e aproveitar mais agilidade nas aquisições de suprimentos, automatizando tarefas cruciais, sem aumentar o risco por isso;

  • custos reduzidos: automatizando etapas da qualificação de fornecedores, e conduzindo esses processos no ambiente digital, economiza-se tempo e recursos, desde a verba do setor até o custo das horas trabalhadas pelo comprador;

  • foco total na estratégia: eliminar tarefas de baixa importância permite foco total na execução do planejamento estratégico, tornando a operação da área de compras uma prática com mais capacidade de agregar valor à organização;

  • aumento da concorrência: o ganho de tempo permite considerar um número muito maior de candidatos antes de escolher os seus fornecedores, diminuindo fatores como dependência e dificuldade de abastecimento;

  • consolidação da cadeia de suprimentos: permite gerar uma cadeia de suprimentos mais forte e otimizada, capaz de dar suporte a evolução das metas de uma companhia ao longo do tempo.

Qual o melhor e-procurement do mercado?

O melhor e-procurement do mercado é aquele que oferece funcionalidades robustas, seguras, fáceis de serem usadas, e que tornam seu dia a dia, e dos seus colaboradores, muito mais prático, rápido e eficiente.

Por exemplo, todos os benefícios do e-procurement que acabamos de citar podem ser obtidos com a solução da Linkana, plataforma completa para análise automatizada de compliance, homologação e gestão de fornecedores.

Com o sistema da Linkana você economiza tempo, realizando consultas públicas de compliance com o auxílio das tecnologias de Robot Process Automation (RPA) e Machine Learning

Além disso, é possível cadastrar fornecedores com apenas um clique, gerenciar documentos sem burocracia e monitorar a base ativa em uma única plataforma.

O que mais a Linkana oferece para sua empresa?

A Linkana é a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores busquem, analisem e homologuem fornecedores em alguns cliques. 

Com isso, aceleramos radicalmente processos de onboarding, análise e monitoramento de fornecedores, utilizando dados e insights compartilhados entre as maiores corporações do Brasil.

As funcionalidades que você encontra no nosso sistema são:

Além de todas essas funções, nosso sistema é o único do mercado que resolve uma das maiores falhas de procurement, que é a ausência de uma base de dados de fornecedores compartilhada.

Com o Linkana Network você tem acesso à primeira solução de fundação de dados de fornecedores do Brasil, com mais de 6 mil perfis já devidamente preenchidos.

Entre as diversas vantagens de contar com um recurso como esse, estão:

  • padronização dos dados dos fornecedores, evitando que alguma informação importante seja deixada de lado;

  • redução do tempo necessário para encontrar fornecedores qualificados e do processo de onboarding;

  • diminuição da carga de trabalho da equipe de compras e procurement, bem como da necessidade de os potenciais fornecedores preencherem diversos cadastros;

  • aumento da produtividade dos times;

  • gestão de riscos otimizada e muito mais precisa;

  • obtenção de insights que ajudam nas tomadas de decisão de contratação de fornecedores, e muito mais!

Aprimore todos os pontos da gestão de fornecedores do seu negócio com a Linkana. Confira como preenchendo agora mesmo o formulário abaixo.

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market