Compras

Compras

Compras

Descubra o que é e-sourcing, suas vantagens e como aplicar na empresa

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

11 de fevereiro de 2021

11 de fevereiro de 2021

11 de fevereiro de 2021

Não é nenhum segredo que as tecnologias chegaram para ficar. Agora mais do que nunca, as chances de uma empresa encontrar um software que resolva uma de suas dores são altas. 

O e-sourcing, por exemplo, se tornou uma ferramenta-chave na área de Procurement por facilitar a conexão e a compra de insumos de fornecedores.

Se essa é a principal preocupação da sua empresa atualmente, entenda nesse texto o que é e-sourcing e quais são os benefícios de investir nessa inovação.

Entendendo o que é e-sourcing

Claro que não podemos continuar esse artigo sem explicar o que é e-sourcing, uma excelente adição ao processo de strategic sourcing, que você pode conhecer mais sobre no vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=BaZ1PlfWhfI

Ferramenta ideal para reduzir o custo total das compras de insumos, o e-sourcing pode ser descrito como uma plataforma que possibilita levar o processo de compras para um ambiente online. 

Através dessa ferramenta, é possível obter propostas de diferentes fornecedores, possibilitando a comparação de informações para selecionar o parceiro que melhor se encaixa nos requisitos da empresa.

Vale também afirmar que empresas de todos os portes e segmentos podem adicionar essa ferramenta para garantir mais agilidade e economia nas compras de insumos e matérias-primas.

Quais são as etapas do processo de e-sourcing?

Criação de questionário

O preço deixou de se tornar o principal fator de decisão na contratação de um novo fornecedor. Atualmente, é igualmente importante conhecer a situação financeira, fiscal, de conformidade e reputacional de uma empresa antes de iniciar uma parceria.

Por isso, o processo começa com um questionário, onde serão adicionadas as perguntas que responderão tudo que você precisa saber de uma empresa parceira logo no início do processo. 

Durante o texto, vamos utilizar o cenário de uma empresa automobilística, que está em busca de um novo fornecedor de vidros.

Levantamento de cotações

As informações sobre a empresa estão ok? Vamos para o próximo passo, quando os fornecedores aprovados na primeira etapa são convidados a realizar uma cotação dos tipos de vidros que a empresa automobilística utiliza nos seus veículos.

Antigamente, as respostas e cotações eram todas respondidas em documentos do Microsoft Word e Excel. Por que levantamos esse ponto? Pois, com o sistema de e-sourcing, todos os dados são adicionados direto na plataforma, possibilitando uma comparação mais rápida e eficiente.

Avaliação dos fornecedores

Com todas as informações recebidas de todos os possíveis parceiros, esse é o momento em que será avaliado a viabilidade deles. Essa etapa é uma das quais a empresa contratante sentirá na rotina o que é e-sourcing, pois ela se tornará muito mais rápida com a padronização e agrupamento das respostas.

Competição de preços

De cinco fornecedores avaliados, três tiveram seus “perfis” e preços aprovados. O que a empresa automobilística terá que fazer em seguida? Uma competição de preços. 

Esses leilões são a alternativa encontrada por muitas empresas para incentivar a competição entre fornecedores, já que esse processo é feito de maneira transparente, e conseguir o melhor negócio possível na compra de insumos e matérias-primas. 

Seleção do(s) vencedor(es)

Com o leilão encerrado, a empresa tem a tarefa de selecionar o(s) vencedor(es) e iniciar a parceria. Entretanto, antes de fechar o contrato entre as partes, é imprescindível a realização de uma homologação do fornecedor para garantir que todas as informações passadas são verídicas e que essa será uma parceria saudável.

E de novo a tecnologia pode ajudar. Existem softwares que automatizam todo o processo de qualificação de fornecedores e Compliance, permitindo que sua empresa mitigue riscos e reduza a burocracia, que muitas vezes atrapalha a rotina da equipe de Procurement.

Já o uso de robôs para consultas públicas e Machine Learning na análise de informações privadas, a emissão, organização e análise de consultas com um software intuitivo se torna mais ágil e simples.


Modernize ainda hoje sua gestão de fornecedores

Preencha o formulário abaixo e descubra a plataforma de SRM mais completa e integrada do Brasil.

Quais são os benefícios do e-sourcing?

Redução de custos e tempo

Trouxemos esse ponto apenas para reforçar o que foi ilustrado durante todo o texto. Com um software que possibilita uma amplitude maior nas licitações, a garantia de um contrato com preços mais atraentes é quase certa.

Ademais, esse sistema também possibilita um processo de aquisição mais rápido, pois não apenas a licitação é simplificada, como também as horas gastas na avaliação dos dados são reduzidas drasticamente - aumentando a quantidade de tempo disponível para um olhar mais estratégico no negócio.

Relação mais transparente com fornecedores

Os principais sistemas de e-sourcing possibilitam aos fornecedores verificar todas as oportunidades de licitações, como prazos, status, concorrentes e resultados finais, de maneira clara e simples. Isso significa mais transparência e confiança entre as partes.

Além disso, com a transparência do e-sourcing, são criadas mais oportunidades de parcerias já que podem ser criados relacionamentos que antes não eram possíveis por percalços como tamanho das empresas ou proximidade geográfica entre as partes.

Redução de riscos e conformidade

Com todos os documentos relacionados às compras reunidos em um único ambiente e um sistema transparente que apresenta as razões e o processo pelo qual um fornecedor foi selecionado, a auditoria é simplificada e assim a conformidade com procedimentos regulatórios.

O que é e-sourcing? Agilidade e economia!

Esperamos que nesse artigo você tenha entendido o que é e-sourcing e como ele pode beneficiar a sua empresa com um processo mais simplificado, ágil e econômico. A tecnologia chegou para ajudar as pessoas e as empresas, portanto, porque não abraçar essa oportunidade e aprimorar os processos da sua organização?

Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores

Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores.

OUTROS CONTEÚDOS

Descubra mais novidades e tendências do mercado de procurement