Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Vendor list x criticidade x valor do contrato: qual a melhor análise?

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

13 de março de 2023

13 de março de 2023

13 de março de 2023

Vendor list, criticidade e valor do contrato são três formas distintas de analisar fornecedores. Um dos principais objetivos dessas diretrizes é ajudar você a identificar quem tem mais potencial para atender às necessidades da cadeia de suprimentos da sua empresa.

Quando se fala em avaliação de desempenho de fornecedores, é fundamental considerar uma série de critérios. Por exemplo, você deve verificar pontos como:

  • capacidade produtiva;

  • desempenho operacional;

  • saúde financeira;

  • performance;

  • poder de entrega;

  • qualidade, entre outros pontos relacionados à atuação do outro negócio.

A junção de todas essas informações promove os parâmetros necessários para a sua tomada de decisão, especialmente quando há mais de uma opção de fornecedor para o mesmo tipo de produto, matéria-prima ou serviço, sendo preciso decidir entre eles.

Com isso, as diretrizes vendor list, criticidade e valor do contrato podem ser usadas como mais um ponto de análise, a fim de que você consiga fazer a melhor escolha de fornecedores para o seu negócio.

Entretanto, para decidir qual a mais adequada, o primeiro passo é conhecer cada uma dessas formas de análise. Inclusive, esse é o tema deste artigo. Por isso, siga a leitura e confira!

Qual a melhor análise: vendor list x criticidade x valor do contrato?

Para dizermos se a melhor análise é vendor list, criticidade ou valor do contrato, primeiro, explicaremos pontualmente cada uma delas.

O que é vendor list?

Vendor list pode ser definida como uma lista de fornecedores cadastrados para prestar serviços ou entregar insumos para uma empresa. Um dos principais propósitos dessa listagem é reunir todos os fornecedores já qualificados, garantindo que esses nomes atendam os padrões de qualidade exigidos pelo potencial contratante.

Em outras palavras, seria como se o seu negócio tivesse um cadastro de fornecedores devidamente aprovados, todos em conformidade com as suas regras de seu negócio e em compliance com as regulamentações pertinentes aos seus setores de atuação.

Ao precisar de um fornecedor, seja para uma demanda emergencial ou para uma contratação em longo prazo, você pode "resgatar" alguns desses nomes para compará-los e reavaliá-los, tendo como vantagem a certeza de que eles cumprem todas as diretrizes necessárias que ajudam a evitar que sua empresa seja exposta a riscos.

Dica de leitura: "Descubra problemas de Compliance em fornecedores que podem afetar sua empresa"

O que é a análise por criticidade?

A análise por criticidade tem como base a classificação de risco apresentada pelo potencial fornecedor.  Esse parâmetro aponta quais são os níveis de ameaça e perigos que a sua empresa pode ter que enfrentar ao concretizar um relacionamento com os fornecedores que pretende contratar.

Quando o assunto é risco na cadeia de suprimento, é fundamental ter em mente que existem vários que podem afetar o seu negócio — muitos em graus elevados. No caso, estamos falando sobre questões como:

  • risco reputacional;

  • riscos criminais e operacionais;

  • riscos regulatórios;

  • risco de crédito, entre outros similares.

Entre esses, há outro risco que precisa ser avaliado de perto, que é o relacionado aos indicadores ambientais (ESG). 

Quando a sua empresa contrata um fornecedor que atua em desacordo com boas práticas de ESG, a sua marca pode ser vinculada a esse comportamento. 

Desse modo, ainda que não contribua com essa falha, a imagem do seu negócio pode ser seriamente prejudicada perante seus stakeholders. Por isso, é fundamental fazer uma boa e precisa análise de criticidade para esse critério.  

O que é a análise por valor do contrato?

A análise por valor do contrato diz respeito aos preços praticados pelos fornecedores

Na tentativa de obter por um bom saving de compras, o valor final do contrato tende a se tornar um critério decisivo de contratação. Entretanto, esse não deve ser o único ponto de análise. 

Buscar saving a qualquer custo pode comprometer o relacionamento com os fornecedores, a qualidade dos produtos e/ou serviços adquiridos, bem como reduzir a sua base de negócios qualificados para atender a sua cadeia de suprimentos.

Por isso, no que se refere à análise por valor do contrato, é preciso ponderar também sobre quanto essa contratação pode agregar à sua empresa e, com isso, relacionar o melhor custo-benefício que for possível.

Vendor list, criticidade ou valor do contrato: qual o melhor?

Agora que você conhece mais sobre vendor list, criticidade e valor de contrato, deve estar pensando qual dessas três diretrizes é a mais indicada para analisar fornecedores, não é mesmo?

Como você pôde ver, cada uma aborda um cenário diferente, por isso, trazem respostas distintas. Por essa razão, é difícil precisar qual a melhor entre elas. Afinal, tudo depende do que você pretende avaliar.

Seguindo essa linha de raciocínio, você também tem a opção de usar as três paralelamente, lembrando que se contar com um software próprio para gestão de fornecedores, todos os processos voltadas para esse gerenciamento se tornarão muito mais dinâmicos, rápidos, otimizados e precisos.

Como a Linkana pode ajudar a analisar seus fornecedores?

A Linkana é a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores busquem, analisem e homologuem fornecedores em alguns cliques. 

Com isso aceleramos radicalmente processos de onboarding, análise e monitoramento de fornecedores, utilizando dados e insights compartilhados entre as maiores corporações do Brasil.

Lembra que falamos sobre a importância de analisar os indicadores ambientais dos seus fornecedores? 

Sobre isso, oferecemos a você o Linkana ESG Rating, uma ferramenta de análise de riscos ESG que identifica se o negócio que pretende contratar para a sua cadeia de suprimentos apresenta algum risco reputacional ou operacional que possa comprometer negativamente essa relação comercial.

Além dessa, nosso sistema também conta com as seguintes funcionalidades:

No que se refere aos nossos diferenciais em comparação a outros sistemas disponíveis no mercado, oferecemos:

  • PERFIL UNIVERSAL DO FORNECEDOR → Com os perfis de fornecedores compartilhados da Linkana, dados e documentos de fornecedores são reaproveitados em rede, compartilhando informações atualizadas entre múltiplos compradores e acelerando processos de forma automatizada e sem burocracia.

  • MELHORES INSIGHTS → Nossos scores, ratings e certificações proprietários são construídos e compartilhados com a inteligência das maiores corporações do Brasil, garantindo aderência às melhores práticas e exigências de mercado.

  • PLUG N' PLAY →  Conecte seu sistema legado, ERP ou e-procurement com nossa fundação de dados de fornecedores, tornando ela sua fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada em questão de minutos.

Não perca mais tempo! Preencha agora mesmo o formulário abaixo e tenha na sua empresa o melhor e mais completo software de gestão de fornecedores! 

Modernize ainda hoje sua gestão de fornecedores

Preencha o formulário abaixo e descubra a plataforma de SRM mais completa e integrada do Brasil.

Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores

Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores.

OUTROS CONTEÚDOS

Descubra mais novidades e tendências do mercado de procurement