Descubra problemas de Compliance em fornecedores que podem afetar sua empresa

Não é simples seguir todas as normas legais e regras estabelecidas no programa de Compliance corporativo. Para ser aplicado com rigor, esse programa deve cumprir uma série de responsabilidades que tem como objetivo a segurança corporativa.

Mas além de olharmos para as próprias responsabilidades, nós também somos responsáveis por garantir que nossos fornecedores possuam uma política de Compliance bem implementada. Sem esse cuidado, é possível que sua empresa seja prejudicada reputacional e financeiramente por erros de terceiros.

Quais são esses erros e quais os impactos para a sua corporação estão listados no texto abaixo. Confira!

4 problemas de Compliance comuns em fornecedores

Não estar em conformidade com a legislação

Uma das primeiras etapas durante a contratação de um fornecedor é a homologação do possível parceiro. Nela, são reunidos diferentes informações a fim de entender se uma empresa está apta a se tornar uma fornecedora contratada com segurança e qualidade.

Dentre os dados de um possível fornecedor que recomendamos a verificação estão os relacionados com as obrigações jurídicas de uma corporação. 

A aplicação do Compliance jurídico serve para alinhar a conduta de uma empresa ao que a lei permite em diferentes âmbitos, entre os quais podemos citar o compliance trabalhista, fiscal, tributário e ambiental. 

E caso não haja preocupação com a legislação em parte do fornecedor, é provável que ela enfrente riscos de diferentes níveis de gravidade, com uma frequência capaz de prejudicar sua rentabilidade, credibilidade e reputação.

Já para o contratante dessa corporação, isso pode significar desde atrasos nas entregas até mesmo a perda do fornecedor, que fechou as portas repentinamente por não conseguir atender todas as demandas jurídicas.

Sem contar que sua empresa pode ter a reputação prejudicada por trabalhar com um fornecedor que não busca conformidade. 

A rede de supermercados Carrefour, por exemplo, foi alvo de boicotes, protestos e depredações por todo o País após um evento de agressão e racismo com seguranças terceirizados que levou à morte de um homem em uma das unidades da rede. 

Ou seja, todo cuidado é pouco para garantir a saúde reputacional da sua corporação.

Falta de alinhamento de processos internos

A criação de processos internos alinhados e otimizados é essencial para os fornecedores conseguirem atender prazos de diferentes clientes com a mesma qualidade acordada no início do contrato.

A falta de comprometimento com os processos internos reflete uma falha de Compliance que pode afetar o processo produtivo, a venda ou prestação de serviços, que desencadeará um efeito dominó de atrasos até o consumidor final. 

Isso pode não só afetar a reputação corporativa, como gerar perdas significativas de vendas de produtos.

Não trabalhar com contratos completos e claros

Um contrato estabelece a cooperação entre empresas e seus contratados, o que permite uma produção conjunta entre as partes. Nesse documento, pressupõe um envolvimento entre ambas as partes, que formaliza e define pontos como:

  • preço;
  • quantidade;
  • prazo de entrega;
  • multas em atrasos e penalidades;
  • responsabilidades do contratado e do contratante.

Ou seja, os contratos têm a função de proteger as empresas legalmente e trazer mais clareza entre as partes. Entretanto, muitas empresas optam por usar contratos encontrados em sites questionáveis ou sequer criar uma documentação para oficializar a parceria. 

Essa falta de comprometimento pode deixar muitos pontos da parceria em aberto, o que prejudicará a objetividade e o atendimento do fornecedor. 

Ou seja, em uma situação delicada, não haverá uma verdade absoluta para se basear. Essa falha em Compliance deixará sua empresa aberta a prejuízos financeiros ou reputacionais pela falta de compromisso do fornecedor.

Por isso, não só é recomendado realizar um contrato, como também incluir regras de compliance. Além disso, não custa mencionar as exigências reguladoras que o seu fornecedor precisa ajudar a cumprir e as que você espera que ele cumpra.

Deixar de avaliar a segurança dos dados

De nada adianta avaliar diversas áreas da corporação se houverem falhas de Compliance na segurança dos dados internos e externos. Um vazamento de dados em 2018, fez com que o Facebook perdesse quase US$ 157 bilhões em valor de mercado.

E se esse foi o resultado de um vazamento em 2018, imagine o impacto que uma situação parecida teria hoje em uma grande corporação. Ou seja, os dados internos e de terceiros devem estar sempre sob a melhor vigilância possível – se não, as perdas podem ser catastróficas.

Tomando melhores decisões para gestão de fornecedores com uso de dados
A Mitre atualizou a sua gestão dos mais de 4.000 fornecedores com o Linkana e atingiu uma satisfação de 91% em toda a cadeia de fornecimento.

Encontrei o fornecedor ideal, mas ele possui problemas de Compliance. E agora?

Como você pôde ver, os prejuízos em arriscar uma parceria com um fornecedor com problemas de Compliance podem ser imensos. Entretanto, sabemos das dificuldades que muitas corporações passam para encontrar um parceiro de alta complexidade – o que pode fazer com que esses erros sejam ignorados a fim de garantir a parceria.

Se esse for o contexto no qual você se encontra, uma conversa com a equipe jurídica ou conselho administrativo pode ser suficiente para reorganizar os processos de Compliance e agregar mais segurança à rotina desse terceiro.

Já os fornecedores que atendam todos os requisitos de Compliance que sua empresa busca devem seguir em monitoramento para garantir que todos os processos são cumpridos com a mesma seriedade.

E a Linkana pode ajudar com a gestão de Compliance de fornecedores. Em uma única ferramenta, nós permitimos que você:

  • Adicione fornecedores preenchendo o mínimo de informações possíveis;
  • Consulte mais de 50 bases públicas automaticamente e conheça nosso algoritmo que te guia ao longo do processo;
  • Coletamos os demais documentos e questionários de checklists 100% customizados para você;
  • Mitigue riscos e acompanhe a performance de seu fornecedor de maneira simplificada e eficaz;
  • Todas as informações públicas ou privadas sempre atualizadas, sem complicação.

Se você se interessou pela Linkana, preencha o formulário abaixo para começar a sua jornada em direção de mais segurança e controle:

Leo Cavalcanti

Leo Cavalcanti

Advogado, especialista em Planejamento Tributário e Finanças, soma mais de 05 anos de experiência com rotinas de auditoria empresarial e tributária, além de conhecimento em controladoria e práticas de departamento jurídico corporativo. Atualmente é CEO e um dos co-fundadores da Linkana.
logo linkana

Ferramenta

Consulta de CNPJ

Encontre o CNPJ e mais 10 outros dados de fornecedores em segundos.

logo linkana

Podcast

Procurement Hero

Líderes e referências do mercado de procurement batem um papo sobre tecnologia, dados e tendências.

logo linkana

Ebook

Gestão de Fornecedores

Descubra como fazer um gestão de fornecedores inteligente e guiada por dados na sua empresa!