Veja 7 habilidades de um gerente de compras de sucesso

O gerente de compras é um profissional fundamental para o sucesso de uma empresa. Essa função, até então não muito conhecida, vem assumindo um papel de destaque pela importância que oferece aos negócios. 

Se antes as empresas buscavam um profissional capaz de realizar tarefas burocráticas, agora procuram alguém com perfil dinâmico, que consegue trazer vantagens financeiras buscando sempre o melhor custo-benefício.

Quer saber quais são as principais habilidades de um gerente de compras para que ele possa ser um profissional de alto desempenho? Veja, a seguir, 7 requisitos para um gerente de compras ser bem-sucedido no seu trabalho.

Quais são as principais habilidades de um gerente de compras?

1. Dominar estratégias de negociação e economia

Esse primeiro item da lista não deve ser uma grande surpresa para você, mas vale ser abordado. Como o gestor de compras está com um foco constante na redução de custos, ele precisa ter a habilidade de negociar e tomar decisões olhando para as possíveis economias.

Ter uma boa comunicação e conseguir mirar ao mesmo tempo, na qualidade e na economia, é um dos grandes diferenciais dos melhores profissionais de Procurement.

2. Trabalhar com ética, sempre

Um dos requisitos para um gerente de compras é o olhar constante para a ética em seu trabalho

Quando falamos de uma possível parceria com um fornecedor, por exemplo, é relevante que ele informe de maneira simples e precisa as etapas do seu processo de cotação, quais são as necessidades da empresa e, claro, seguir à risca as regras que ele mesmo definiu para os processos de cotação e negociação.

A ética não só ajuda na construção de uma parceria de sucesso com fornecedores como também permite que o gestor seja respeitado por sua equipe e outros colegas de trabalho.

3. Criar e manter bons relacionamentos

O relacionamento é uma das palavras-chave quando pensamos nas características de um gerente de compras. Um gerente de compras está em constante contato com diversas pessoas ao longo do dia, seja dentro da própria empresa como com os parceiros externos.

E criar uma parceria de sucesso é possível quando o profissional é transparente, cooperativo e ético nas suas negociações. 

Olhando para os relacionamentos com os fornecedores, cujos quais o gerente de compras está em constante contato, é essencial respeitar acordos, contratos, prazos e pagamentos para o fortalecimento desse vínculo.

Mas além de confiar, é importante pensar na saúde da sua empresa e, portanto, no monitoramento dos fornecedores. E para ajudar os gerente de compras nesse processo existem tecnologias como a da Linkana

Por meio do nosso software, que automatiza o processo de Compliance e governança de fornecedores, sua gestão de Procurement pode ter mais segurança e eficiência.

Consultas públicas, emissão de certidões e documentos, além de análises inteligentes são apenas alguns dos processos que nossos robôs farão por você, mitigando riscos e permitindo que o gerente de compras não perca tempo nem atenção na parte burocrática do seu trabalho.

4. Elaborar e acompanhar indicadores de performance

O fornecedor A está cumprindo os prazos de entrega? E o fornecedor B, manteve a qualidade e quantidade dos insumos encomendados pela sua empresa? Os indicadores de performance são essenciais para garantir que o trabalho dos fornecedores estão sendo realizados dentro dos parâmetros determinados.

Para isso, é importante que o gerente de compras determine indicadores de performance que podem ser acompanhados para sempre saber o que pode ser melhorado e como a parceria pode ser fortalecida.

Desde indicadores financeiros e gestão de riscos até eficiência operacional e conformidade de processos, esses índices podem ajudar na cultivação de parcerias com fornecedores e até mesmo aumentar a vantagem competitiva do negócio.

5. Ter sempre um olhar dedicado ao Compliance 

Empresas em todo o mundo estão investindo em Compliance – e recomendamos que sua empresa também comece a implantar esse processo.

Se olharmos para a área de Procurement, onde o gerente de compras atua, o Compliance está ligado à manutenção de uma conduta ética e responsável, combatendo riscos e fraudes em processos.

Podemos usar o exemplo do Compliance trabalhista. Quando um gerente de compras aplica esse Compliance ao olhar para um possível parceiro, ele está avaliando as condições que esse fornecedor oferece aos trabalhadores. Enquanto isso, em um Compliance reputacional, as práticas produtivas de cada um e os riscos desse terceiro estar envolvido em práticas fraudulentas que serão avaliadas.

Olhar para o Compliance significa não só evitar riscos financeiros e de impacto na produção, como também mitigar consequências no âmbito legal e na reputação da empresa.

Leia também: 5 boas práticas do Compliance para começar a implantar hoje na sua empresa

6. Saber resolver problemas e tomar decisões

Uma dos mais importantes habilidades que todo gerente de compras deve ter é a capacidade de resolver problemas. Por quê?

A rotina de um gerente de compras costuma ser atribulada e problemas podem surgir a todo momento. 

Conseguir resolver problemas e ter a confiança para tomar decisões, pesando os prós e contras mesmo sob pressão é um grande diferencial que um profissional dessa área pode oferecer.

7. Constante organização

Quando pensamos nas habilidades de um gerente de compras, não podemos esquecer da organização. 

Claro, isso é importante para qualquer profissional, mas quando falando dos profissionais dessa área estamos olhando para alguém que não apenas precisa lidar com as propostas dos diversos fornecedores, como também trabalhar com finanças e gestão de estoque.

Nesse vídeo do Sebrae, por exemplo, você pode conhecer de perto todas as cobranças envolvidas na gestão de estoque:

Esse profissional precisa ter um planejamento especial para conseguir cumprir prazos, conseguir delegar tarefas e criar uma rotina produtiva de trabalho. 

Também é essencial que ele se mantenha em dia com as documentações da empresa, assim como dos fornecedores – mas nesse ponto a Linkana pode lhe dar uma mão com a sua renovação automática de documentos e certidões.

Sem organização, nenhum profissional é capaz de concluir suas tarefas com sucesso.

Agora você sabe as habilidades de um gerente de compras!

Entendeu quais são as habilidades que todo gerente de compras deve ter para se destacar na profissão e levar eficiência e ética para a sua empresa? 

Uma importante peça para a sua empresa, é por meio dele que a gestão de Procurement do seu negócio pode evoluir e levar benefícios para toda a sua instituição.

Leo Cavalcanti

Leo Cavalcanti

Advogado, especialista em Planejamento Tributário e Finanças, soma mais de 05 anos de experiência com rotinas de auditoria empresarial e tributária, além de conhecimento em controladoria e práticas de departamento jurídico corporativo. Atualmente é CEO e um dos co-fundadores da Linkana.