Resources

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Soluções de gestão de fornecedores: 5 opções para sua empresa

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

April 7, 2023

April 7, 2023

April 7, 2023

As soluções de gestão de fornecedores são recursos que ajudam a otimizar esse tipo de gerenciamento, contribuindo para extrair mais e melhores resultados desse relacionamento.

Quem lida com essa tarefa no dia a dia sabe que gerir empresas fornecedoras parceiras nem sempre é um fácil. Um dos principais motivos é que essa dinâmica necessita de vários processos para facilitar a análise de riscos, como todas as etapas de homologação, entre diversos outros.

Sob esse ponto de vista, a tecnologia contribui com diversas soluções para gestão de fornecedores, ou Supplier Relationship Management (SRM), como também podem ser chamadas.

Utilizando as ferramentas certas é possível mitigar riscos e avaliar o potencial de um fornecedor rapidamente, além de otimizar a gestão da cadeia de suprimentos de maneira geral. 

O resultado poderá ser visto no aumento de produtividade, no controle melhor de aprovação de fornecedores, e na administração dos diversos documentos que transacionam nessa área.

Por tudo isso, que tal conhecer cada uma das principais soluções de gestão de fornecedores que podem ser usadas no seu negócio? Siga a leitura deste artigo e confira!

Principais tipos de soluções de gestão de fornecedores 

Entre as diversas soluções e ferramentas voltadas para o aprimoramento da gestão de fornecedores, as que costumam ser mais utilizadas pelas empresas são:


  • Enterprise Resource Planning (ERP);


  • Strategic Sourcing;


  • Integrated Risk Management (IRM);


  • Vendor Risk Management (VRM); 


  • Supplier Information Management (SIM)


ERP 

ERP é a sigla para o termo em inglês Enterprise Resource Planning, cuja tradução é Planejamento dos Recursos da Empresa. Entre as soluções que podem ser usadas para gestão de fornecedores, essa é uma das mais básicas. 

A ferramenta pode ser utilizada nas áreas de vendas, compras, financeiro e contabilidade.

Em uma organização, ela auxilia os processos internos, automatizando procedimentos manuais e transformando-os em operações de software.

As empresas utilizam o ERP como armazenamento de dados mestre, por exemplo, dados bancários, endereço, categoria e outros.

Em contrapartida, esse tipo de software é limitado por três motivos:


  • não verifica informações de risco e de performance (o que possibilitaria a avaliação de fornecedores), uma vez que a falta dessa análise compromete o desempenho e a qualidade das entregas;


  • a experiência do usuário é demorada, já que é necessário recorrer a e-mails para coletar dados do fornecedores;


  • não permite que os fornecedores aproveitem os dados armazenados em um ERP de um cliente para serem utilizados em outro cliente.


Strategic Sourcing

Um software de strategic sourcing ajuda a empresa em todos os processos de compras e procurement, contemplando atividades como: 


  • gestão de pedidos de compra;


  • solicitação de pagamento ao fornecedor;


  • follow-up de entregas;



  • gestão de fornecedores (gestão de riscos, performance, contratos etc).


Embora esse sistema englobe funcionalidades básicas para o processo de compras, como pedidos, requisição, propostas e pagamentos, ele peca em relação à automação, sofisticação e profundidade de funcionalidades. Ou seja, também é limitado.

Integrated Risk Management (IRM)

O Integrated Risk Management (IRM), ou Gerenciamento Integrado de Riscos, é totalmente concentrado na análise completa de riscos internos e externos de uma empresa.

Nesse caso, o IRM envolve a análise de risco dos fornecedores, negócios, clientes, internos de administração e políticos.

Todavia, ao ser usado como uma das soluções de gestão de fornecedores, ele conta com funcionalidades reduzidas para o gerenciamento, a exemplo da ausência de um portal de fornecedores, a avaliação de performance, análise de fornecedores ativos e integração com outros sistemas.

Vendor Risk Management (VRM) 

Vendor Risk Management, ou Gestão de Risco da Cadeia de Suprimentos, é um recurso que viabiliza os tipos de riscos aparentes, por exemplo:


  • risco de cadeia: problemas climáticos ou políticos;


  • risco de produtos: viabilidade técnica de um novo insumo;


  • risco reputacional: fornecedores envolvidos com mão-de-obra escrava;


  • risco de ruptura: fornecedores com problemas financeiros;


  • risco de sustentabilidade: fornecedores que fazem descartes de material no rio.


Vale ressaltar que o VRM também pode ajudar a identificar a diversidade de fornecedores. Isto é, contribui com empresas que pretendem contratar parceiros considerados minoritários, tais como negros, mulheres, LGBTQIA+,  microempreendedores e outros grupos.

Supplier Information Management (SIM)

A ferramenta de Supplier Information Management (SIM) é uma das mais completas no mercado, pois, normalmente, oferece soluções específicas para a gestão de dados de fornecedores.

As funcionalidades são vantajosas para as companhias que buscam informações dos parceiros, gestão de cadastro e avaliação de performance. 

Além disso, o SIM conta com aplicações complementares para o melhor gerenciamento de risco de fornecedores.

Em suma, o software busca minimizar os ruídos de processos fragmentados de vários sistemas, otimizando a maioria das funcionalidades de outras ferramentas em uma só, além de fortalecer a interação de usuários internos e externos.

Dica! Com o Portal de Fornecedores, sua equipe receberá todos os documentos e poderá aprová-los em um mesmo ambiente de forma simples e rápida. Saiba como centralizar os documentos por meio da nossa página.

Leia também: Saiba como potencializar sua gestão de fornecedores

Por que usar uma solução de controle de fornecedores?

Contar com um sistema como solução de gestão de fornecedores é importante para a relação entre quem contrata e quem é contratado. Mesmo assim, a empresa contratante precisa garantir bons resultados e diminuir os riscos característicos desse processo. 

Desse modo, algumas boas práticas que você pode adotar para isso são:


  • planejamento estratégico: toda organização deve começar com uma boa estratégia. Neste caso, deve-se avaliar a verba disponível, a necessidade de suprimentos e estabelecer metas de desempenho para fornecedores;


  • políticas internas: criação de políticas que envolvam a definição de um código de conduta para os setores da empresa e que fortaleçam a relação com os fornecedores;



  • avaliação de fornecedores: essa é uma etapa após a homologação, focada no controle das informações, bem como na qualidade e no cumprimento das obrigações.


Para ter mais insights a fim de manter um bom relacionamento com os fornecedores, assista ao vídeo abaixo do canal Tamo Junto:

https://youtu.be/3zwLm-yOhVo

Qual a melhor solução para aprimorar a gestão de fornecedores?

Até este ponto do artigo, você deve ter percebido que as diferentes soluções de gestão de fornecedores servem para melhorar o gerenciamento desse tipo de contratação, certo?

Tenha em mente que cada ferramenta apresentada aqui, bem como outras disponíveis no mercado, tem características e funções específicas. Por isso, na hora de escolher a melhor, é fundamental voltar seus olhos para aquela que foi criada especificamente para suprir as necessidades desse setor.

A Linkana, por exemplo, é um software de SRM completo, unindo a melhor proposta de valor e funcionalidade do mercado para companhias que buscam aprimorar e otimizar suas gestões de empresas fornecedoras contratadas.

Além disso, a Linkana é a única solução que resolve a maior falha de procurement, que é a ausência de uma base de dados de fornecedores compartilhadas.

Quando as empresas não têm acesso a um recurso desse tipo, o processo de busca por fornecedores qualificados se torna muito mais demorado e oneroso. 

Isso porque, os profissionais do time de compras e procurement precisam recorrer a diferentes fontes para identificar negócios que se mostrem aptos para compor a rede de abastecimento da sua companhia.

Por outro lado, uma fundação de dados de fornecedores compartilhada, com a oferecida para a Linkana, otimiza não apenas essa atividade, mas todos as seguintes relacionadas à gestão de fornecedores.

Quais funcionalidades a Linkana oferece para o seu negócio?

Essa solução que acabamos de citar é a Linkana Network. Mas nosso sistema também conta com:










Quer saber como ter acesso a tudo isso e, definitivamente, aprimorar a gestão de fornecedores da sua empresa? Basta preencher agora mesmo o formulário abaixo para descobrir!

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market