Linkana: saiba tudo sobre essa solução para a qualificação e homologação de fornecedores

O processo de cadastro, qualificação e homologação de fornecedores pode ser burocrático, demorado e custoso para grandes empresas, especialmente se feito de forma manual. Para auxiliá-las neste processo, aumentando a confiança interna e externa e diminuindo os riscos, foi criado o software da Linkana. 

A Linkana faz todo o processo de qualificação e homologação de fornecedores de maneira ágil e eficiente. O uso desse software traz benefícios como redução de custos, mitigação de riscos,redução do tempo de homologação, redução da carga operacional, estruturação de governança, integração de áreas e rotinas e visibilidade e controle do processo de aprovação.

Saiba tudo sobre o que é a Linkana, como funciona o software, o valor e confira o case de sucesso com a Nivea! 

O que é a Linkana?

A Linkana é um software de e-procurement responsável por realizar o processo de qualificação, homologação e cadastro de fornecedores de grandes empresas.

Por meio do uso de bots com tecnologia de machine learning e inteligência artificial, o software da Linkana coleta, organiza e analisa uma série de documentos e informações públicas e privadas para identificar riscos fiscais, operacionais, trabalhistas, ambientais, regulatórios, entre outros.

O resultado de tudo isso é um processo de contratação de fornecedores com riscos reduzidos e a diminuição da probabilidade de futuros problemas para a empresa contratante, em decorrência de irregularidades com os fornecedores.

As principais áreas das organizações contratantes que se beneficiam do uso do software da Linkana são as de compras, compliance, fiscal e financeira.

Como funciona a Linkana?

O processo de cadastro, qualificação e homologação de fornecedores no software da Linkana ocorre por meio de 5 passos principais. 

  1. Análise de bases públicas: o CNPJ do possível fornecedor é inserido para extrair as principais informações públicas coletadas pela Linkana, combinadas com outros dados relevantes. O usuário seleciona a categoria de fornecimento que irá determinar quais consultas serão feitas e qual o perfil de risco agregado para passar para a próxima etapa. Esse processo evita a perda de tempo ao antecipar eventuais problemas ou pendências.
  2. Envio do convite: Em paralelo da análise de bases públicas, é feito o envio do convite,no qual o usuário pode enviar um convite para o fornecedor participar do processo de qualificação, enviando toda a documentação privada requerida pela categoria selecionada. Caso a empresa terceirizada não consiga usar o convite enviado, a Linkana disponibiliza um link único com token para criar uma conta na plataforma.
  3. Envio dos documentos: o fornecedor deve enviar todos os documentos solicitados, que podem ser verificados nas abas “análise de risco” e “informações cadastrais”, dependendo da finalidade que foi coletado o documento. 
  4. Revisão: neste momento é possível reprovar ou aprovar as informações enviadas pelo fornecedor. A Linkana oferece inclusive a revisão automatizada, na qual 100% desse processo é feito pelo nosso time, garantindo que o usuário não precise se preocupar com mais esse processo burocrático.
  5. Aprovação ou reprovação: o fornecedor pode ser recusado em qualquer etapa do processo. Para ser aprovado, é preciso passar por todas as etapas de qualificação e tomar a decisão de risco e de cadastro dentro da ferramenta.

Mais detalhes sobre as etapas de qualificação podem ser conferidos nesta página. 

Os robôs da Linkana emitem automaticamente uma série de documentos, entre os quais estão:

  • Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral do CNPJ;
  • Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União;
  • Certificado de Regularidade do FGTS;
  • Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas;
  • Certidão de Débitos Tributários da Dívida Ativa do Estado;
  • Certidão de Débitos Tributários Não Inscritos do Estado;
  • SINTEGRA – Cadastro Centralizado de Contribuinte;
  • Certidão de Débitos Tributários Municipais.

Além desses documentos, a Linkana ainda faz consultas em variadas fontes, como estas:

  • Cadastro Nacional de Empresas Punidas – CNEP;
  • Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas – CEPIM;
  • Cadastro de Empresas Inidôneas e Suspensas – CEIS;
  • Acordos de Leniência;
  • Autuações Ambientais e Embargos – IBAMA;
  • Cadastro de Empregadores com Trabalhadores com Condições Análogas à de Escravo;
  • Quadro Geral de Inabilitados – QGI;
  • Lista de Licitantes Inidôneos;
  • Lista de Responsáveis com Contas Julgadas Irregulares;
  • Lista de Responsáveis com Contas Julgadas Irregulares para Fins Eleitorais;
  • Lista de Inabilitados para Função Pública;
  • Pessoas Politicamente Expostas – PEP.

Entre outras fontes, documentações e consultas que a Linkana faz estão:

  • grau de dependência financeira;
  • lista de devedores da dívida ativa não previdenciária da união;
  • quantidade de ações trabalhistas;
  • lista de devedores da dívida ativa previdenciária da união;
  • lista de fornecedores aprovados ABVTEX;
  • lista de devedores do FGTS;
  • ações trabalhistas X quantidade de funcionários;
  • análise de crédito de pessoas jurídicas – Birôs de crédito;
  • comprovante de sanções – Portal da Transparência;
  • processos criminais;
  • mídias negativas (análise de riscos reputacionais);
  • autuações ambientais e embargos – IBAMA.

Em vários casos, o software da Linkana indica se a empresa está “com pendência” ou “sem pendênciar” para o aspecto consultado. No primeiro caso está tudo ok e no segundo há pendências. Confira mais detalhes neste link. 

Quanto custa o software da Linkana?

Quem paga pelos serviços do software da Linkana é a empresa que precisa fazer a gestão da sua cadeia de fornecimento.

A organização paga uma taxa de setup e um valor mensal da assinatura. Este preço irá variar de acordo com a quantidade de usuários ativos e o volume de fornecedores a serem qualificados e homologados.

Mas mesmo com um número alto de usuários e volume de fornecedores, o valor pago pelo software tem como retorno uma diminuição de custos nos processos de homologação de parceiros, como pode ser percebido no case de sucesso com a Nivea que apresentaremos logo abaixo.

Quer ver na prática como a Linkana funciona? Solicite uma demonstração gratuita do nosso software. 

Quem pode se beneficiar dos serviços da Linkana? Confira o case de sucesso da Nivea

Qualquer empresa que lide com muitos fornecedores pode se beneficiar do software da Linkana. Não importa se gerencia centenas ou milhares de fornecedores, ou se é da área de construção civil, saúde, indústria e outros. Os benefícios do uso do software da Linkana são os mesmos.

Prova disso é o case de sucesso da Nivea graças ao uso do software da Linkana. Antes de utilizar a nossa ferramenta de e-procurement, essa gigante do segmento de cuidados da pele tinha um processo de homologação de fornecedores que levava 15 dias, no qual informações se perdiam ou se tornavam inconsistentes por conta do processo burocrático, o que gerava um retrabalho.

Com o uso da Linkana o processo foi simplificado e houve uma redução de mais de 65% no tempo de homologação dos fornecedores. Além disso, o processo de revisão foi centralizado e agora o único trabalho que o comprador precisa fazer para adicionar um novo fornecedor é através de 1 clique.

Também foi possível otimizar o número de informações coletadas para a tomada de decisão e mitigação de vários riscos com um aumento de 70% na volumetria de informações coletadas automaticamente sobre cada fornecedor.

Com a contratação da Linkana, não houve mais inconsistência nas informações coletadas, uma vez que todos os dados eram padronizados e validados pelas duas equipes. Além disso, foi gerada uma redução de custos fiscais devido a problemas de dados bancários, o que fez a NIVEA Brasil virar referência e criar uma melhor prática LatAm pela Global Audit Beiersdorf.

E a sua empresa, já utiliza uma solução prática para desburocratizar e tornar mais eficiente o processo de qualificação e homologação dos seus fornecedores? Entre em contato com um de nossos especialistas para saber como a Linkana pode auxiliar os processos da sua organização! 

Leo Cavalcanti

Leo Cavalcanti

Advogado, especialista em Planejamento Tributário e Finanças, soma mais de 05 anos de experiência com rotinas de auditoria empresarial e tributária, além de conhecimento em controladoria e práticas de departamento jurídico corporativo. Atualmente é CEO e um dos co-fundadores da Linkana.