Resources

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Plataformas de cotação x plataformas de homologação: qual é a melhor?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

March 14, 2023

March 14, 2023

March 14, 2023

As plataformas de cotação e plataformas de homologação são ferramentas que ajudam a aprimorar a gestão de fornecedores de uma empresa.

Compará-las é uma das melhores maneiras de identificar qual têm mais potencial para otimizar a rotina do time de compras e procurement do seu negócio.

Quanto a essas duas opções, é preciso ter em mente que cada uma tem um propósito. Por exemplo, as plataformas de cotação reúnem em um mesmo ambiente diversos fornecedores. Com isso, é possível fazer o levantamento de vários preços simultaneamente.

Já as plataformas de homologação são sistemas que tornam esse processo mais otimizado, dinâmico e preciso. Por meio de um software criado especificamente para essa tarefa, é possível homologar fornecedores em menos tempo e reduzir os riscos inerentes a esse tipo de contratação.

Para decidir entre uma ou outra, o mais indicado é alinhar o que essas ferramentas oferecem ao que o seu negócio precisa. Mas, para conseguir essa resposta, é fundamental conhecer um pouco mais sobre elas.

Neste artigo, trouxemos uma comparação entre plataformas de cotação e plataformas de homologação para ajudar você nessa tomada de decisão. 

Por isso, siga a leitura e confira qual dessas pode facilitar o dia a dia do setor de compras da sua empresa!

Qual a diferença entre plataformas de cotação x plataformas de homologação?

A principal diferença entre essas duas plataformas é o tipo de solução que cada uma entrega. Enquanto uma ajuda na obtenção de orçamentos, a outra oferece os recursos necessários para automatizar o processo de homologação de fornecedores.

Entenda melhor a diferença entre plataformas de cotação e plataformas de homologação conhecendo as particularidades de cada uma delas.

O que são plataformas de cotação?

As plataformas de cotação são sistemas online que reúnem diversos fornecedores em um único ambiente. A principal proposta dessa ferramenta é permitir que os profissionais de compras solicitem preços de produtos e/ou serviços a diferentes empresas de uma maneira mais otimizada e rápida.

O modo de funcionamento entre as plataformas disponíveis no mercado pode mudar. Porém, em linhas gerais, esse tipo de solução funciona da seguinte maneira: 

  • quem busca fornecimento, bem como os próprios fornecedores, precisa realizar um cadastro no sistema de cotação;

  • uma vez aprovado, os compradores acessam a plataforma e definem o insumo ou serviço que precisam adquirir;

  • a ferramenta cruza essas informações com as registradas pelos fornecedores no momento do cadastro e os notifica de que há pedidos de cotações para o que eles comercializam;

  • fica a critério do fornecedor responder ou não à solicitação;

  • caso haja um acordo entre as partes, é dado início ao processo de contratação.

Quanto a esse último passo, ele pode ser feito diretamente na plataforma de cotação ou não. Tudo depende das funcionalidades e recursos oferecidos por esse sistema.

Benefícios de se ter uma plataforma de cotação

Alguns dos principais benefícios de trabalhar com uma plataforma de cotação são:

  • facilidade de consultar vários fornecedores ao mesmo tempo;

  • redução de tempo dedicado a esse processo de busca;

  • aumento das chances de encontrar o melhor preço rapidamente.

O que são plataformas de homologação?

As plataformas de homologação são sistemas desenvolvidos especificamente para automatizar esse processo. Em outras palavras, trata-se de softwares que ajudam nas etapas de qualificação, validação e certificação necessárias para comprovar que um fornecedor realmente é apto para atender ao seu negócio.

O objetivo com o uso dessa solução é realizar uma gestão de riscos muito mais precisa, a fim de proteger a sua empresa de uma contratação de fornecedores que possa gerar diferentes tipos de ameaça, tais como de reputação, criminal, ambiental, entre outros relacionados que podem comprometer seriamente a imagem da sua marca.

Além disso, as plataformas de homologação contribuem para avaliar a capacidade operacional dos fornecedores, o cumprimento de regras e legislações, e demais fatores que confirmam, ou não, a idoneidade da empresa que será contratada pela sua.

Benefícios de se ter uma plataforma de homologação 

Assim como as plataformas de cotação, as plataformas de homologação trazem uma série de benefícios para o setor de compras do seu negócio.

Quanto a isso, os que mais se destacam são:

  • redução do tempo gasto para análise dos dados e dos documentos apresentados pelos fornecedores;

  • mitigação dos riscos comuns a esse tipo de parceria;

Dica! Não deixe de ler este artigo: "Para que serve um portal de homologação de fornecedores?"

Plataformas de cotação x plataformas de homologação: como escolher?

Assim como dissemos logo na abertura deste artigo, para escolher entre uma plataforma de cotação e uma de homologação, primeiramente, você deve considerar qual é a necessidade da sua empresa.

Somado a isso, é essencial ponderar sobre as funcionalidades e recursos que são oferecidos por cada uma dessas ferramentas, a fim de conseguir resolver os problemas da área de compras do seu negócio da forma mais pontual possível, e com o melhor custo-benefício.

A Linkana é a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores busquem, analisem e homologuem fornecedores em alguns cliques. 

Com isso aceleramos radicalmente processos de onboarding, análise e monitoramento de fornecedores, utilizando dados e insights compartilhados entre as maiores corporações do Brasil.

Entre os nossos recursos está o Linkana ESG Rating, ferramenta de análise de riscos dos indicadores ambientais ESG, que identifica se o fornecedor a ser contratado apresenta alguma ameaça reputacional ou operacional relacionada a esses critérios.

O que mais a Linkana tem a oferecer para sua empresa?

Além do Linkana ESG Rating, temos também o Linkana Network, plataforma que unifica dados compartilhados dos fornecedores. O principal objetivo desse recurso é permitir que você e seu time de compras e procurement tenham acesso ao cadastro de todos os fornecedores qualificados que estão na nossa base e, com isso, ter muito mais insights e dados para a sua tomada de decisão. 

O sistema de gestão de fornecedores da Linkana também conta com:

Os diferenciais do nosso sistema são:

  • PERFIL UNIVERSAL DO FORNECEDOR → Com os perfis de fornecedores compartilhados da Linkana, dados e documentos de fornecedores são reaproveitados em rede, compartilhando informações atualizadas entre múltiplos compradores e acelerando processos de forma automatizada e sem burocracia.

  • MELHORES INSIGHTS → Nossos scores, ratings e certificações proprietários são construídos e compartilhados com a inteligência das maiores corporações do Brasil, garantindo aderência às melhores práticas e exigências de mercado.

  • PLUG N' PLAY →  Conecte seu sistema legado, ERP ou e-procurement com nossa fundação de dados de fornecedores, tornando ela sua fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada em questão de minutos.

Não perca mais tempo! Preencha agora mesmo o formulário abaixo e confira como ter todas as funcionalidades da Linkana na sua empresa!

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market