Resources

Compras

Compras

Compras

Veja 7 habilidades de um gerente de compras de sucesso!

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

October 15, 2020

October 15, 2020

October 15, 2020

Entre as principais habilidades do gerente de compras estão talentos e capacidades, como domínio de estratégia de negociação, comprometimento com compliance e formação de relacionamentos estratégicos com os fornecedores.

Profissional fundamental para o sucesso de uma empresa, essa função, até então não muito conhecida, vem assumindo um papel de destaque pela importância que oferece aos negócios. 

Isso porque o gerente de compras é o responsável por desenvolver, liderar e executar estratégias voltadas para compras e procurement.

Se antes as companhias buscavam um profissional capaz de realizar tarefas burocráticas, agora procuram alguém com perfil dinâmico que traga vantagens financeiras, visando sempre o melhor custo-benefício para o negócio.

Mas, para isso, é preciso que as habilidades do gerente de compras estejam desenvolvidas e alinhadas com o propósito de crescimento da empresa. E quais seriam essas skills? 

Siga a leitura deste artigo e confira sete requisitos para um gerente de compras ser bem-sucedido no seu trabalho e, ao mesmo tempo, contribuir para o crescimento sustentável do negócio.

Quais são as principais habilidades do gerente de compras?

Entre as principais e mais esperadas habilidades do gerente de compras, as de mais destaque são:


  • dominar estratégias de negociação e economia;


  • trabalhar com ética, sempre;


  • criar e manter bons relacionamentos;


  • elaborar e acompanhar indicadores de performance;


  • ter um olhar dedicado ao compliance;


  • saber resolver problemas e tomar decisões;


  • ser organizado.


1. Dominar estratégias de negociação e economia

Esse primeiro item da lista de habilidades do gerente de compras não deve ser uma grande surpresa para você, mas vale ser abordado. 

Como o gestor de compras tem como  foco constante a redução de custos, ele deve ser um bom negociador e ter como meta  tomar decisões olhando para as possíveis economias.

Ter uma boa comunicação e conseguir mirar, ao mesmo tempo, na qualidade e na economia, representam  grandes diferenciais dos melhores profissionais de procurement.

2. Trabalhar com ética, sempre

Um dos requisitos para um gerente de compras é o olhar constante para a ética em seu trabalho

Quando falamos de uma possível parceria com um fornecedor, por exemplo, é relevante que ele informe de maneira simples e precisa as etapas do seu processo de cotação, quais são as necessidades da empresa e, claro, siga à risca as regras que ele mesmo definiu para as fases de negociação.

A ética não só ajuda a construir uma parceria de sucesso com fornecedores, como também potencializa o respeito do gestor por sua equipe e outros colegas de trabalho.

3. Criar e manter bons relacionamentos

O relacionamento é uma das palavras-chave quando pensamos nas características de um gerente de compras. Afinal, esse profissional está em constante contato com diversas pessoas ao longo do dia, seja dentro da própria empresa ou com os parceiros externos.

Criar uma parceria de sucesso é possível quando o profissional é transparente, cooperativo e ético nas suas negociações. 

Olhando para os relacionamentos com os fornecedores, os quais o gerente de compras está em constante contato, é essencial respeitar acordos, contratos, prazos e pagamentos para o fortalecimento desse vínculo.

Mas além de confiar, é importante pensar na saúde da sua empresa e, portanto, no monitoramento dos fornecedores. E para ajudar o gerente de compras nesse processo existem tecnologias como a da Linkana

Por meio do nosso software, que automatiza o processo de compliance e governança de fornecedores, sua gestão de procurement pode ter mais segurança e eficiência.

Consultas públicas, emissão de certidões e documentos, além de análises inteligentes são apenas alguns dos processos que nossos robôs farão por você, mitigando riscos e permitindo que o gerente de compras não perca tempo, nem atenção à parte burocrática do seu trabalho.


4. Elaborar e acompanhar indicadores de performance

O fornecedor A está cumprindo os prazos de entrega? E o fornecedor B, manteve a qualidade e quantidade dos insumos encomendados pela sua empresa? 

Os indicadores de performance são essenciais para garantir que o trabalho dos fornecedores está sendo realizado nos parâmetros determinados.

Para isso, é importante que o gerente de compras determine indicadores de avaliação de performance que possam  ser acompanhados para sempre saber o que pode ser melhorado e como a parceria pode ser fortalecida.

Desde indicadores financeiros e gestão de riscos, até a eficiência operacional e conformidade de processos, esses índices podem ajudar a cultivar parcerias com fornecedores e, até mesmo, aumentar a vantagem competitiva do negócio.

5. Ter sempre um olhar dedicado ao compliance 

Empresas em todo o mundo estão investindo em compliance — e recomendamos que sua empresa também comece a implantar esse processo.

Se olharmos para a área de procurement, na qual o gerente de compras atua, o compliance está ligado à manutenção de uma conduta ética e responsável, combatendo riscos e fraudes em processos. Podemos usar o exemplo do compliance trabalhista. 

Quando um gerente de compras aplica esse compliance ao olhar para um possível parceiro, ele está avaliando as condições que esse fornecedor oferece aos trabalhadores. 

Enquanto isso, em um compliance reputacional, as práticas produtivas de cada um e os riscos desse terceiro estar envolvido em práticas fraudulentas que serão avaliadas.

Olhar para o compliance significa não só evitar riscos financeiros e de impacto na produção, como também mitigar consequências no âmbito legal e na reputação da empresa.

Leia também: 5 boas práticas do Compliance para começar a implantar hoje na sua empresa


Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

6. Saber resolver problemas e tomar decisões

Uma das mais importantes habilidades do gerente de compras deve ser a capacidade de resolver problemas. Por quê?

A rotina de um gerente de compras costuma ser atribulada e problemas podem surgir a todo momento. 

Conseguir resolver essas questões e ter a confiança para tomar decisões, pesando os prós e contras mesmo sob pressão, é um grande diferencial que um profissional dessa área pode oferecer.

7. Ser organizado

Quando pensamos nas habilidades de um gerente de compras, não podemos nos esquecer da organização. 

Claro, isso é importante para qualquer profissional, mas quando falamos dos que atuam nessa área, estamos olhando para alguém que não apenas lida com as propostas dos diversos fornecedores, como também trabalha com finanças e gestão de estoque.

Nesse vídeo do Sebrae, por exemplo, você pode conhecer de perto todas as cobranças envolvidas na gestão de estoque:

https://www.youtube.com/watch?v=_aQf-tKNrTs&t=1s

Esse profissional precisa ter um planejamento especial para cumprir prazos, delegar tarefas e criar uma rotina produtiva de trabalho

Também é essencial que ele se mantenha em dia com as documentações da empresa, assim como dos fornecedores — mas nesse ponto a Linkana ajuda com a renovação automática de documentos e certidões.

Sem organização, nenhum profissional é capaz de concluir suas tarefas com sucesso.

Relembrando o que faz um gerente de compras

As skills esperadas de um gerente de compras ficaram claras? Esperamos que sim! Mas para alinhá-las ao dia a dia desse profissional, é bem importante relembrarmos um pouco de quais suas responsabilidades e atribuições.

Um gerente de compras é o profissional responsável pela gestão da cadeia de suprimentos de uma empresa.

Para esse gerenciamento, são atribuídas ao ocupante desse cargo diversas responsabilidades. Alguns exemplos são:


  • elaboração e execução de estratégias de compra;


  • condução e orientação do time de compras e procurement;


  • alinhamento da necessidades de aquisição com o planejamento financeiro da companhia;


  • execução de análise de custos, benchmarking e possíveis cenários futuros;


  • identificação, análise e gerenciamento de riscos de abastecimento;


  • monitoramento de preços, volumes e demandas, a fim de equilibrar custo-benefício. 


Agora você sabe as habilidades de um gerente de compras!

Entendeu quais são as habilidades que todo gerente de compras deve ter para se destacar na profissão e levar eficiência e ética para a sua empresa? 

Uma importante peça para a sua empresa, é por meio dele que a gestão de procurement do seu negócio pode evoluir e levar benefícios para toda a sua instituição.

E como dissemos, o uso de boas ferramentas é essencial para aprimorar o dia a dia desse profissional e da sua equipe.

A Linkana é o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede. Nossa base de dados de perfis compartilhados permite que compradores analisem fornecedores ativos e novos em alguns cliques. 

Com isso, criamos e geramos valor com insights de informações comerciais, de risco, qualidade e diversidade, utilizados em processos de cadastro, onboarding, sourcing e análise de spend.

Somos o #SRMDoFuturo, feito para o #CompradorDoFuturo

Diferenciais da Linkana

O que difere a Linkana de outras soluções para gestão de fornecedores disponíveis no mercado são funcionalidades como estas:


  • PERFIS DE FORNECEDORES CERTIFICADOS → O Supplier Open Profile da Linkana padroniza a definição de dados relevantes de fornecedores de acordo com as melhores práticas de mercado, trazendo efeito de rede para o envio e análise de dados entre vários compradores, com informações ESG e de D&I.


  • BASE DE DADOS VIVA E UNIFICADA → Devolvemos o controle dos dados para os fornecedores de maneira inteligente, onde dados públicos são atualizados automaticamente ou enviados uma única vez, evitando informações incompletas, obsoletas ou duplicadas.


  • FUNDAÇÃO DE DADOS INTEGRADA → Impulsionamos o retorno do investimento (ROI) de ferramentas de e-procurement, centralizando dados de fornecedores em uma fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada com todos os sistemas de gestão.


Para saber mais detalhes sobre o nosso sistema e como ele pode ajudar a sua empresa a crescer, preencha agora mesmo o formulário abaixo!



Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market