Resources

ESG

ESG

ESG

5 principais estratégias de governança corporativa hospitalar

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

January 28, 2022

January 28, 2022

January 28, 2022

A maturidade de gestão necessária para hospitais, operadoras de plano de saúde e centros de diagnóstico cresceu muito nos últimos anos e ficou ainda mais evidente com a pandemia. Afinal, é preciso considerar a demanda por medidas que garantem o acesso à saúde por parte da população, mesmo em um período tão turbulento.

Por esse motivo, vemos que o desenvolvimento de estratégias de governança corporativa hospitalar se tornou prioridade para muitos desses serviços, com o objetivo de elevar a reputação e mitigar riscos em um setor que impacta diretamente na vida das pessoas.

É preciso investir para estimular o crescimento da instituição de saúde e proteger essa aplicação com ações que adequam a conduta da organização com as leis e recomendações pertinentes, seguindo os princípios da governança corporativa.

Veja qual a importância de adotar esses valores no setor e como planejar as suas ações de compliance. Leia até o fim e confira exemplos de estratégias de governança corporativa hospitalar que foram tendência para o mercado.

O que é governança hospitalar?

Governança corporativa é o conjunto de mecanismos adotados por uma organização empresarial para garantir que a sua operação seja bem-sucedida e realizada em conformidade com os valores e leis estabelecidas para a sua área de atuação, traçando um paralelo entre as normas e os interesses dos stakeholders.

Com base nessa definição, podemos entender que governança hospitalar é a aplicação desses mecanismos em empresas do ramo da saúde, responsáveis pela gestão de hospitais, unidades de pronto-atendimento, operadoras de plano de saúde e centros de diagnóstico especializado.

Consiste em utilizar os pilares da governança corporativa (transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade) para estruturar a gestão e estabelecer uma administração estratégica e amadurecida, que tem uma visão clara sobre o que deve ser feito para assegurar a qualidade do serviço prestado aos pacientes que buscam essas empresas.

Importância do compliance com foco em instituições de saúde

Um dos mecanismos utilizados para dar apoio às estratégias de governança corporativa hospitalar é a cultura de compliance, que tem o ideal de garantir que as práticas adotadas na rotina operacional estão em conformidade com as normas e regulamentos impostos pelas autoridades de saúde.

Para isso, é essencial conhecer e monitorar o cumprimento das regras em diferentes departamentos, considerando que empresas hospitalares utilizam serviços de muitas áreas, a maioria delas com alto nível de sensibilidade.

Prestadores de serviços terceirizados, para serviços de limpeza, segurança, manutenção e alimentação por exemplo, precisam passar por capacitação e serem acompanhados para que sua conduta esteja alinhada ao nível de compliance em foco para a saúde.

De modo geral, essa preocupação serve principalmente para assegurar um atendimento ético, humanizado e responsável. Tudo isso é de grande importância, já que a gestão de resíduos hospitalares, controle de qualidade, eficiência de atendimento e gestão de estoque de medicamentos são fatores cruciais.

Se a sua instituição de saúde está em busca de ferramentas para encontrar prestadores de serviços qualificados e em dia com as boas práticas de compliance, conte com a Linkana. 

Nossa plataforma permite gestão otimizada de prestadores de serviços, análise de documentos e monitoramento de certificações. Saiba mais sobre nossas funcionalidades e veja como obter uma demonstração gratuita!

Objetivos da governança hospitalar

Podemos fixar que a estratégia de governança corporativa hospitalar tem como objetivo aumentar a confiabilidade e preferência pela sua instituição. 

Ao mesmo tempo, essas práticas vão ser responsáveis por questões relevantes para seu sucesso, como conquista de uma boa imagem e reputação respeitável desde a primeira interação, capacidade de diagnóstico, variedade de tratamentos disponíveis e muitos outros.

Essas conquistas são alcançadas por meio de alinhamento completo na instituição de saúde. Todos os seus membros, do médico ao segurança terceirizado, devem ser capazes de demonstrar os valores e cumprir as regras exigidas pela organização.

De certa forma, todos se tornam representantes da empresa perante o consumidor, nesse caso o paciente, e são responsáveis por causar uma boa impressão, mesmo em situações delicadas e adversas como as vistas na área da saúde.


Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

5 exemplos de estratégias de governança corporativa hospitalar

Para demonstrar de fato como funcionam as estratégias de governança corporativa hospitalar, nada melhor que citar os principais exemplos. 

Reunimos aqui algumas situações observadas nos últimos anos e que deixam claro como a área da saúde lida com demandas por sustentabilidade, segurança e atendimento humanizado para seus pacientes.

1. Busca por gestores qualificados

A gestão familiar em empresas de saúde deixou de ser o principal modelo adotado desde 2014, como aponta a pesquisa do Saúde Business. A preferência por executivos com maior experiência no mercado trouxe mais confiabilidade e transparência para o setor, que passa a ser mais consciente sobre suas responsabilidades.

2. Transparência na prestação de contas

A prestação de contas (accountability) é um dos pilares da governança e ganha destaque nas práticas da área da saúde. Para isso, a adoção de mais transparência na hora de disponibilizar dados aos stakeholders se torna prioridade.

Outra medida importante nesse contexto é a criação de comitês de auditoria interna em hospitais e centros de diagnóstico.

3. Estratégia de crescimento

O crescimento de instituições de saúde deve ser muito bem planejado para que sejam mantidos os valores e a qualidade do atendimento. Entre essas estratégias, as que se alinham às boas práticas de governança corporativa são mais interessantes do que nunca.

É o caso de investimentos no aumento do número de leitos disponíveis para hospitais, abertura de novas unidades de atendimento ou expansão do portfólio de especialidades para operadoras de planos de saúde.

4. Ações de sustentabilidade

Também passa a ser mais relevante a implementação de ações de sustentabilidade, principalmente utilizando sistemas de tecnologia que dão mais comodidade para etapas de pré-atendimento, como agendamento de consultas e entrega de informativos por dispositivos móveis.

Também estão nesse contexto a descarte correto de lixo hospitalar, controle de estoque para evitar desperdício de medicamentos, uso de componentes sustentáveis e de eficácia comprovada, proteção de dados do paciente, entre outras.

5. Estruturação de setores

Por fim, podemos destacar ainda a vantagem de estruturar corretamente os setores internos, para dar mais clareza ao organograma da instituição. Mostrar quem são os responsáveis por cada área agiliza interações, dá amparo aos colaboradores e otimiza a comunicação interna.

Em geral, os exemplos de governança hospitalar apontados acima mostram como instituições de saúde podem e devem adequar suas organizações para atender as expectativas do mercado.

Esse ideal ocorre ao cumprir as leis aplicáveis ao setor e alinhar os interesses da empresa, conquistando o retorno financeiro e reputacional que se espera quando se presta um serviço de qualidade.

Gestão de fornecedores e prestadores de serviço

Para conquistar as metas estabelecidas para suas estratégias de governança hospitalar você precisa que todo o seu quadro de colaboradores esteja ciente e empenhado em cumprir o seu papel nesse panorama geral.

Esse é um desafio grande para os seus funcionários, superado por meio de uma gestão capacitada e bem planejada. No entanto, a dificuldade cresce quando é preciso lidar com fornecedores e prestadores de serviço terceirizado.

Como encontrar parceiros confiáveis, com compliance certificado e que compartilham os valores da sua instituição de saúde? Para começar, você pode contar com a Linkana!

A nossa plataforma de gestão de fornecedores tem foco na praticidade e eficiência, automatizando consultas públicas para acelerar a qualificação e gerar apenas parcerias sólidas, com maior capacidade de atender suas demandas, com base nos valores e parâmetros que você definir.

Use a tecnologia a favor da saúde e tenha um atendimento de maior qualidade para os seus pacientes. Faça uma demonstração gratuita do software agora mesmo, basta preencher o formulário para agendarmos uma reunião.

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market