Resources

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Certificação de fornecedores: por que é importante para sua empresa?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

June 10, 2023

June 10, 2023

June 10, 2023

A certificação de fornecedores é uma espécie de selo, emitido por entidades específicas, a empresas fornecedoras que comprovaram o aperfeiçoamento dos seus processos e, com isso, alcançaram um patamar mais elevado de qualidade e excelência em tudo o que é entregue.

Como exemplo desse tipo de certificação, podemos citar as que compõem a família ISO — International Organization for Standardization, em português Organização Internacional de Normalização —, sendo a mais conhecida e requerida é a ISO 9001.

E por que esse selo é tão importante e por quais motivos você deve considerá-la antes de contratar um fornecedor?

Bem, em um mercado globalizado, e cada vez mais competitivo, a reputação das empresas depende de variados fatores que formam seus processos estratégicos, táticos e operacionais.

A certificação de fornecedores é uma maneira de garantir uma seleção eficiente de matérias-primas, mercadorias e serviços, visto que comprova a eficiência do negócio que está sendo contratado.

Somado a isso, ao exigir essas certificações você protege sua empresa de vários riscos. Afinal, ao fechar contrato com um fornecedor que comete falhas ou irregularidades nos processos, negligencia a qualidade final do produto e/ou serviço oferecido, ou lida com prejuízos e dívidas, sua companhia também é impactada.

Assim, para minimizar potenciais ameaças como essas, e ter sucesso no mercado, é fundamental escolher bem as empresas fornecedoras que farão parte da sua cadeia de suprimentos. E verificar se têm, ou não, certificação, é uma das maneiras de fazer isso.

Para ajudar você nessa jornada, trouxemos neste artigo tudo sobre certificação de fornecedores, incluindo o que é, como funciona, qual a importância e muito mais.

Siga agora mesmo a leitura e fique por dentro de tudo sobre esse tema!

O que é a certificação de fornecedores?

A certificação de fornecedores é um selo que comprova a qualidade dos processos, produtos e serviços de uma empresa. Quem detém esse tipo de documento consegue comprovar que obedece normas técnicas nacionais e internacionais, e que promove a melhoria contínua em suas operações.

Apesar de as certificações não serem obrigatórias, elas são diferenciais importantes nos mercados, pois atestam aos parceiros de negócio, contratantes, clientes, entre outros agentes a eficiência, a capacidade e a excelência de todas as atividades realizadas.

Por exemplo, as certificações ambientais mostram que a empresa atua com base nos pilares ESG. Assim, ao contratá-la, sua companhia estará passível de menos riscos relacionados a questões socioambientais e de governança.

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Como funciona a certificação de fornecedores?

A certificação de fornecedores funciona por meio da verificação do aperfeiçoamento dos processos por um auditor.

Na prática, significa que esse profissional realiza uma avaliação minuciosa de todas as atividades da empresa, incluindo pontos como matéria-prima utilizada, maquinários, análise da capacitação dos funcionários, fluxo logístico, entre outros, dependendo do segmento e da certificação que será emitida. 

O primeiro certificado só é emitido após essa verificação e atendimento de todos os critérios. Anualmente, ela precisa ser refeita, a fim de monitorar e garantir que todo esse desempenho inicial se manteve. Somente com essa nova comprovação é possível renovar o documento.

Aqui, vale destacar também que se trata de processos independentes de certificação de fornecedores, também chamados de "terceira parte". Isso porque uma entidade de certificação audita a companhia e, com tudo correto e dentro do esperado, emite o certificado pretendido.

Somado a isso, é o negócio interessado que tem que buscar a certificação e se preparar para a auditoria. Pois, como dissemos logo na abertura deste artigo, esses selos não são obrigatórios, mas são recursos bem interessantes para destacar a marca dos concorrentes.

Por fim, podemos dizer que uma empresa fornecedora certificada consegue comprovar para o mercado quanto está apta. Além disso, atesta sua eficiência, solidez, busca pela inovação e segurança na produção e entrega de mercadorias ou serviços.

Dica! Este artigo vai interessar a você: "Monte uma lista de fornecedores de sucesso!"

Quais são os benefícios da certificação de fornecedores?

São muitas vantagens atreladas às certificações. Afinal, empresas que possuem esse selo tornam-se mais confiáveis no ramo de atuação e conquistam parcerias importantes e financeiramente rentáveis.

Na lista dos benefícios de contar com fornecedores certificados, os que mais se destacam são:

  • solidez: a marca comprova a consistência e estabilidade em sua estrutura e seu crescimento constante;

  • alta qualidade: o selo indica que os processos operacionais são organizados e focados na máxima qualidade do produto e/ou serviço final;

  • capacitação: outra vantagem é a certeza de que os colaboradores são devidamente treinados e habilitados para exercerem suas funções;

  • regularidade: comprova que a empresa fornecedora opera de acordo com as normas da legislação brasileira;

  • eficiência: a certificação mostra que a produtividade é expressiva, com baixo índice de falhas, retrabalhos e desperdícios;

  • inovação: para se adequar à certificação, a empresa precisa demonstrar que aplica técnicas inovadoras em sua gestão;

  • responsabilidade ambiental e social: outro benefício é o negócio atestar que adota boas práticas ESG, visando a redução de impacto de suas atividades no meio ambiente, uma governança corporativa comprometida e respeito e diversidade cultural entre seus colaboradores;

  • credibilidade: o selo atesta a confiabilidade em fazer negócios com a organização, basicamente, em decorrência de todos os motivos que citamos anteriormente.

Aproveite e leia também: "4 indicadores de desempenho de fornecedores para agregar mais segurança e eficiência nas parcerias"

Qual a principal certificação de fornecedores?

Geralmente, empresas que buscam novos parceiros se atentam ao selo ISO 9001:2015. A sigla ISO, conhecida no Brasil como OIP, significa Organização Internacional de Padronização.

Isto é, ela é uma organização não governamental que tem como finalidade desenvolver a qualidade contínua de processos para normatizar produtos e serviços, comprovar que os requisitos do cliente são atendidos e garantir eficiência em seu fluxo de produção.

A ISO 9001:2015, reconhecida mundialmente, é uma Norma de Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ)

Esse sistema recomenda qual será o nível de satisfação dos clientes ao adquirirem os produtos ou serviços de uma companhia.

Organizações internacionais, como no Canadá, na China e nos Estados Unidos, investem tempo e recursos para adequar seus processos a essa norma.

Já no Brasil, há ainda uma série de normas ABNT NBR ISO 9000:2000, que engloba:

  • ISO 9000:2015: descrição dos princípios e termos de uma gestão de qualidade;

  • ISO 9001:2015: apresenta os requisitos de um sistema de gestão de qualidade que atendam às necessidades e às expectativas do consumidor;

  • ISO 9004:2010: fornece as diretrizes para garantir a eficácia e eficiência do sistema de gestão de qualidade.

Ou seja, adquirir a certificação de fornecedores é vantajoso para ambos os lados, possibilitando transações mais transparentes, confiáveis, flexíveis e seguras. 

A ISO 9001, no caso, mapeia processos e indica práticas e ferramentas que podem ser utilizadas para solucionar diversos problemas voltados para gestão de qualidade.

Como avaliar fornecedores?

De acordo com a norma da ABNT ISO 9001:2015, “a organização deve determinar e aplicar critérios para a avaliação, seleção, monitoramento de desempenho e reavaliação de provedores externos, baseados na sua capacidade de prover processos ou produtos e serviços de acordo com requisitos”.

Com isso, fica claro entender que, para realizar uma boa gestão de fornecedores, é fundamental saber o que avaliar nas empresas fornecedoras. 

A ISO 9001 também recomenda alguns aspectos a serem estudados antes de contratar um fornecedor, que são:

  • qualificação: aplicar um questionário ao fornecedor com perguntas sobre a aquisição do certificado ISO 9001, a assistência técnica oferecida, a garantia para defeitos de fabricação, a forma de entrega, entre outros pontos relacionados;

  • saúde financeira: consiste na solicitação de balanços e demonstrativos financeiros como um dos meios de comprovar que não há risco financeiro e/ou de falência que impeça a companhia de cumprir o acordado no prazo e com a qualidade necessária;

  • performance das operações: uso KPIs para mensurar resultados como taxa de pontualidade nas entregas, tempo de resposta no atendimento, taxa de satisfação dos clientes e da qualidade dos produtos, entre outros.

Não deixe de ler este artigo: "Processo de qualificação de fornecedores: por que investir nele?"

Qual a importância de ter fornecedores qualificados?

A certificação de fornecedores é importante porque ajuda a avaliar se a empresa que pretende contratar para compor sua supply chain será uma boa parceira de negócios.

Esse selo é uma forma de verificar, previamente, se o fornecedor realmente tem capacidade para atender aos requisitos necessários para o bom fluxo do seu negócio e, principalmente, se entrega a qualidade esperada em produtos e/ou serviços.

Somado a isso, lidar com fornecedores certificados é uma maneira de proteger sua companhia de diversos riscos, a exemplo do financeiro e do reputacional.

Isso acontece porque, quando uma organização é certificada, é como se ela expresse publicamente seu compromisso com a qualidade de todos os processos realizados. 

Essa condição envolve também a reputação da marca e a imagem que ela passa para o mercado de maneira geral.

Comprometer essa característica com descumprimento de prazos, queda na qualidade do que é entregue, posturas e comportamentos equivocados, por exemplo, não só a coloca em risco de não ter a certificação renovada, como também afeta o relacionamento que ela tem com seus parceiros de negócio.

Desse modo, ao trazer para sua rede de abastecimento uma empresa fornecedora certificada, as chances de ter problemas desse tipo diminuem consideravelmente. 

Consequentemente, a performance do seu negócio melhora, assim como a sua imagem, relacionamento com clientes e investidores e, como reflexo, a lucratividade.

Como a tecnologia ajuda na qualificação de fornecedores?

A tecnologia ajuda na qualificação de fornecedores ao automatizar essa atividade, deixando-a mais rápida, precisa, fluida e otimizada.

Há, no mercado, diversas opções de sistemas e softwares que ajudam a tomar decisões mais assertivas e criteriosas, realizando uma busca mais aprofundada de dados e informações de empresas fornecedoras.

É ótimo exemplo é a solução da Linkana, que atua desde a requisição de homologação até o phase out do fornecedor.

Como deve ser o processo de qualificação de empresas fornecedoras?

Sobre o que acabamos de mencionar, saiba que, basicamente, há três etapas necessárias para realizar a avaliação de um fornecedor — e todas podem ser feitas com a ajuda da Linkana — são elas:

  • avaliação inicial: pesquisas e análises sobre atuação no mercado, boa gestão, documentos regularizados, certificações ISO 9001, ISO 14001 ou OHSAS 18001, e outros;

  • monitoramento de desempenho: Como está o prazo de entrega? Como é a agilidade do atendimento? Qual o posicionamento no mercado? Qual a compatibilidade entre nota fiscal e produto entregue? Qual é o histórico dos serviços prestados?

  • reavaliação: não basta apenas realizar a avaliação inicial, é necessário fazer reavaliações periódicas para garantir a qualidade do trabalho contratado.

O erro na gestão de fornecedores pode ocasionar diversos problemas, como falta de produtos, variação da qualidade, oscilação de preços, perda de vendas, insatisfação do consumidor, aumento de gastos, e muito mais.

Por isso, é fundamental que o processo de escolha desses parceiros inclua a certificação de fornecedores e outros fatores que foram mencionados ao longo deste texto.

Afinal, o mau atendimento, entrega irregular ou má qualidade dos produtos impactam diretamente a saúde financeira da sua empresa.

Para controlar melhor os documentos e informações de um fornecedor, softwares de gestão de fornecedores como o da Linkana tornam esse processo muito mais rápido.

O que mais somente a Linkana oferece para sua empresa?

A Linkana é a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores busquem, analisem e homologuem fornecedores em alguns cliques. 

Com isso, aceleramos radicalmente processos de onboarding, de análise e de monitoramento de fornecedores — graças aos dados dos fornecedores já preenchidos por eles ou por outra empresa —, permitindo o uso de dados e insights compartilhados entre as maiores corporações do Brasil.

Nossos diferenciais, em comparação a outros softwares disponíveis no mercado são:

  • PERFIL UNIVERSAL DO FORNECEDOR → Com os perfis de fornecedores compartilhados da Linkana, dados e documentos de fornecedores são reaproveitados em rede, compartilhando informações atualizadas entre múltiplos compradores e acelerando processos de forma automatizada e sem burocracia.

  • MELHORES INSIGHTS → Nossos scores, ratings e certificações proprietários são construídos e compartilhados com a inteligência das maiores corporações do Brasil, garantindo aderência às melhores práticas e exigências de mercado.

  • PLUG N' PLAY →  Conecte seu sistema legado, ERP ou e-procurement com nossa fundação de dados de fornecedores, tornando-a sua fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada em questão de minutos.

Quer saber, em detalhes, como tudo isso pode funcionar na sua empresa? Então preencha agora mesmo o formulário abaixo e otimize já sua gestão de fornecedores!

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market