Qual a importância da gestão de fornecedores no crescimento de empresas?

A expansão dos negócios de uma empresa depende de muitos fatores, entre os quais podemos citar com certo destaque a qualidade das suas parcerias e a forma como ela aborda os riscos pertinentes à sua estratégia.

Por conta disso, realizar a gestão de fornecedores com excelência é de grande importância para assegurar a saúde da companhia, com metas alcançadas, ótima lucratividade, estímulo reputacional e valorização da sua marca.

Ao longo de sua rotina, ela sempre terá demandas com fontes externas. Nesse ponto, o cuidado de montar uma cadeia de suprimentos eficiente e capaz de dar o aporte estratégico para o crescimento é uma meta obrigatória.

Venha expandir seu conhecimento sobre a importância da gestão de fornecedores, demonstrada por meio de 6 benefícios principais para sua realização. Mais que isso, veja como é possível se apoiar em bons parceiros para obter o crescimento empresarial.

O que é gestão de fornecedores?

A gestão de fornecedores é a forma como identificamos as práticas e diretrizes adotadas por uma empresa para identificar demandas de suprimentos, qualificar fornecedores, estabelecer metas e negociar pedidos a fim de encontrar o melhor custo-benefício com total conhecimento sobre os riscos da operação.

Executada em definitivo pelo departamento de compras, também conhecido como setor de procurement, ela tem o objetivo de encontrar parcerias confiáveis e aptas para o atendimento da demanda.

Ao mesmo tempo, se preza por uma postura ética, de acordo com os princípios da governança corporativa e boas práticas de compliance.

Dessa forma, a gestão de fornecedores garante o cumprimento dos parâmetros estabelecidos e assegura a eficiência da cadeia de suprimentos, que visa atender as necessidades da operação de rotina e também dar suporte para a expansão estratégica da companhia contratante.

Anteriormente, preparamos um guia completo da gestão de fornecedores. Não deixe de conferir para entender todas as suas etapas e aplicações!

Por que é importante fazer a gestão de fornecedores?

Uma atuação estratégica e inteligente tem o intuito de agregar valor para a empresa, adquirindo ganhos financeiros e de reputação, que permitam a expansão dos negócios.

Para atingir objetivos dessa natureza, é essencial contar com os parceiros certos. Primeiramente, a gestão de fornecedores pode antecipar riscos e fortalecer a organização perante o mercado. Além disso, ela pode proporcionar maior competitividade e colocar a empresa na vanguarda do seu segmento.

Ao se dedicar no gerenciamento dos parceiros da cadeia de suprimentos, a companhia se coloca como uma marca que defende o compliance, exigindo a conformidade na atuação dos seus fornecedores e promovendo uma conduta ética dentro e fora da sua estrutura física.

Elevar o nível de exigência para suas parcerias também estimula o mercado a crescer e encontrar novas soluções. Muitos cases de transformação digital em empresas são prova disso. 

Como é o caso do Magazine Luiza, que se tornou um dos marketplaces e varejistas de maior relevância no mercado nacional, ao revolucionar seus investimentos e adotar uma estratégia digital completa. 

Além de estabelecer um padrão de qualidade mais alto, a companhia também teve grande impacto na forma como os revendedores interagem com os seus variados canais de atendimento.

Você pode aproveitar a inovação que a tecnologia oferece para a gestão de fornecedores com a Linkana, uma plataforma completa para homologar e gerenciar os membros da sua cadeia de suprimentos. Agende uma demonstração gratuita e veja como funciona!

6 benefícios do gerenciamento de fornecedores

Para tornar ainda mais clara a importância de empregar esforços na gestão de fornecedores, reunimos os 6 principais benefícios que podem ser conquistados por meio dessa prática. 

Como será possível observar, os fatores positivos que servem de recompensa para o gerenciamento da cadeia de suprimentos são notáveis a curto, médio e longo prazo. Variam de uma simples economia no momento da negociação até a consolidação de um padrão de qualidade respeitável.

1. Redução de gastos

Podemos começar a listar os benefícios com a redução de gastos relativos à aquisição de suprimentos. Ao conduzir o processo e identificar somente os fornecedores aptos a manter o nível de qualidade e atender a demanda da empresa, as compras realizadas ficam muito mais assertivas.

Sem realizar gastos desnecessários e com maiores chances de encontrar o melhor custo-benefício nas suas negociações, a companhia pode gerar uma economia significativa para sua operação, com a alternativa de reinvestir esses valores no próprio crescimento.

2. Conquista de vantagens competitivas

A gestão de fornecedores também serve para desenvolver a operação dos seus parceiros, uma prática que estimula a evolução do mercado, aumenta a relevância da própria organização e ainda aumenta sua competitividade em processos licitatórios e negociações.

Da mesma forma que um parceiro confiável tem preferência nas negociações, quando a contratante age de acordo com as diretrizes de compliance nas suas transações, ela recebe prioridade na hora de ser atendida pelos fornecedores, podendo conseguir descontos, incentivos e flexibilização nos pedidos.

3. Mitigação de riscos

Mitigar riscos na cadeia de suprimentos é um grande foco dessa operação. Depender de terceiros para conquistar a satisfação dos seus próprios clientes é uma ameaça que precisa ser administrada para que não prejudique seu desempenho.

Além disso, a atividade de terceiros pode trazer muitos riscos operacionais para a contratante, o que pode ser evitado com a gestão de fornecedores, que analisa o compliance e a eficiência dos possíveis candidatos à formação da cadeia de suprimentos, antes de formalizar qualquer pedido.

4. Manutenção de padrões de qualidade

Todo esse cuidado é capaz de estabelecer e assegurar um padrão de qualidade final para sua atividade. Deixando bem claro as diretrizes e exigências para os fornecedores, a contratante tem um respaldo para fazer exigências e garantir a manutenção do nível dos suprimentos entregues.

5. Proteção completa da operação

Por meio da gestão de fornecedores, é possível ainda garantir a fluidez e segurança da rotina da empresa, evitando interrupções e demais problemas causados por terceiros. 

Por exemplo, como a capacidade produtiva do fornecedor é levantada antes de fechar negócio, você já pode calcular o ressuprimento e manter uma margem de segurança, trabalhando com múltiplos parceiros para cada item de necessidade.

6. Otimização do planejamento estratégico

Por fim, vale ressaltar a importância da gestão de fornecedores para a expansão dos negócios. Seguindo o raciocínio apresentado no tópico anterior, vemos que a demanda de suprimento de cada parceiro pode ser calculada para o momento atual, como também para uma eventual alteração na estratégia.

Imagine o cenário onde sua empresa tem uma versão padrão de determinado produto e planeja lançar uma versão premium do mesmo, utilizando componentes similares e outros de qualidade elevada.

Com uma gestão de fornecedores eficiente, é possível antecipar os parceiros que podem acompanhar a mudança e atender a nova demanda, obtendo uma vantagem estratégica importante para encurtar o processo e conquistar melhores resultados em menor tempo.

Como contar com bons fornecedores para crescer?

A partir dessas vantagens, fica claro que a gestão de fornecedores é capaz de dar total aporte para o crescimento de uma organização. É uma etapa essencial para formar uma estratégia vencedora e promover a evolução e valorização da marca.

Para chegar nesse objetivo, temos muitos recursos relevantes que podem ser utilizados, entre os quais podemos destacar a aplicação da inteligência artificial na gestão de fornecedores, com tecnologias que agilizam e asseguram bons resultados.

É o que faz a Linkana, contando com machine learning e Robot Process Automation (RPA) para realizar a análise automatizada de documentos públicos de empresas, o que torna mais rápido e eficiente a inicialização do processo de qualificar fornecedores.

Garanta a sua gestão de fornecedores de uma maneira descomplicada e eficiente com a Linkana. Faça uma demonstração gratuita do software agora mesmo, basta preencher o formulário para agendarmos uma reunião.

Leo Cavalcanti

Leo Cavalcanti

Advogado, especialista em Planejamento Tributário e Finanças, soma mais de 05 anos de experiência com rotinas de auditoria empresarial e tributária, além de conhecimento em controladoria e práticas de departamento jurídico corporativo. Atualmente é CEO e um dos co-fundadores da Linkana.