Resources

Logística

Logística

Logística

Automação em supply chain: 7 motivos para adotar na sua empresa

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

June 16, 2023

June 16, 2023

June 16, 2023

A automação em supply chain consiste em transformar tarefas manuais em atividades automáticas com a ajuda de tecnologias próprias para essa finalidade.

Ou seja, é um processo no qual atribuições feitas manualmente pelos profissionais dessa área passam a ser realizadas por sistemas e softwares desenvolvidos especificamente para esses deveres.

A ideia não é substituir a mão de obra humana por computadores, mas, sim, entregar aos colaboradores soluções que tornem o dia a dia de trabalho muito mais produtivo, dinâmico, eficiente e livre de erros e retrabalho.

Na prática, isso significa que o conceito de automação em supply chain veio para agregar à capacidade de cada profissional, contribuindo para obterem mais e melhores resultados individualmente, para a equipe e para a empresa de maneira geral.

Considerando todos esses pontos positivos, qual seria a melhor maneira de automatizar as etapas de supply chain do seu negócio? Quais outras vantagens podem ser adquiridas com essa mudança? 

Siga a leitura deste artigo e confira tudo sobre essa importante estratégia!

O que é automação em supply chain?

Automação em supply chain é um processo no qual as atividades pertinentes a essa área deixam de ser feitas manualmente para serem realizadas automaticamente.

Explicando de outro modo, quer dizer que as tarefas e etapas que contemplam a cadeia de suprimentos de um negócio passam a ser realizadas com a ajuda de soluções tecnológicas próprias para esse fim.

Aqui, vale lembrar que a supply chain apresenta diversas fases e funções, que vão desde a aquisição de matéria-prima para fabricação dos produtos comercializados pela empresa, a contratação de serviços terceirizados, até a entrega das soluções para o cliente final.

Apenas com essa explicação, já dá para ter uma boa noção da abrangência dessa área e de quantas atividades precisam ser executadas para garantir que tudo funcione corretamente, concorda?

Com base nessa percepção, fica fácil entender por quais motivos a automação em supply chain se tornou tão importante para as companhias.

Além de promover escalabilidade para o negócio, ao automatizar as etapas da cadeia de suprimentos elas se tornam muito mais dinâmicas, precisas e eficientes. Inclusive, dependendo de como for explorada, pode contribuir para reduzir custos operacionais e para aumentar a lucratividade do negócio.

Dica! Não deixe de ler este artigo: "Supply Chain: quais os maiores desafios e como superá-los?"

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Por que automatizar etapas de supply chain?

Existem diversos motivos pelos quais você deve automatizar as etapas de supply chain da sua empresa, e todos estão relacionados às vantagens que podem ser obtidas com essa mudança.

Na lista das que mais se destacam estão:

  • eleva a eficiência dos processos;

  • aumenta a produtividade dos times;

  • diminui falhas e erros;

  • amplia a visibilidade da cadeia de suprimentos;

  • sincroniza dados;

  • contribui para as tomadas de decisão;

  • aprimora o relacionamento com fornecedores.

Eleva a eficiência dos processos

A eficiência dos processos é elevada com a automação na cadeia de suprimentos, pois as tarefas passam a ser realizadas em menos tempo. Além disso, é possível obter um nível de qualidade mais expressivo nas atividades, e uma dinâmica de funcionamento muito mais sincronizada.

Aumenta a produtividade dos times

A automação em supply chain aumenta a produtividade dos times porque os profissionais deixam de fazer tarefas burocráticas e repetitivas manualmente. 

Com isso, têm a chance de se dedicarem a outras atividades estratégicas que contribuam para o crescimento da empresa, como aprimorar o relacionamento com os fornecedores.

Diminui falhas e erros

Seguindo essa linha de raciocínio, as falhas nos processo e erros na execução de diversas tarefas diminuem, podendo até mesmo serem eliminados.

Como as atividades passam a ser feitas por sistemas específicos, diversos equívocos não acontecem, o que também evita retrabalho e atraso nas finalizações das etapas.

Amplia a visibilidade da cadeia de suprimentos

Dependendo do software utilizado para automatizar a cadeia de suprimentos, gestores e demais profissionais dessa área podem gerar diferentes relatórios e acompanhar o fluxo das atividades em tempo real.

Dessa forma, têm uma visão muito mais ampla e precisa de tudo o que está acontecendo na supply chain da companhia, o que também ajuda a identificar gargalos mais rapidamente e resolvê-los sem gerar problemas maiores para a empresa.

Não deixe de ler este artigo: "Como a inteligência artificial em supply chain ajuda a aprimorar a cadeia de suprimentos?"

Sincroniza dados

Também relacionado ao sistema utilizado, é possível realizar a sincronização em supply chain. Ou seja, combinar atividades que se relacionam e, com isso, elevar o dinamismo e a eficiência das etapas executadas.

Ao fazer isso, também é possível centralizar todos os dados da operação, criando uma grande base favorável para a obtenção de diversos insights a serem usados para aprimorar os processos.

Contribui para as tomadas de decisão

Partindo da vantagem anterior, as tomadas de decisão baseadas em dados são muito mais precisas, visto que são embasadas em informações reais, não em achismos.

Considerando o grande fluxo de tarefas que contemplam uma cadeia de suprimentos, é certo dizer que inúmeros dados são gerados diariamente, e usá-lo em favor da empresa é uma importante estratégia de crescimento.  

Aprimora o relacionamento com fornecedores

Automatizar as etapas de supply chain melhora o relacionamento com os fornecedores por inúmeros motivos. Por exemplo, o uso de sistemas voltados para verificações automáticas e monitoramento e alertas evita que documentos sejam solicitados repetidas vezes às empresas fornecedoras para serem analisados e/ou validados.

Somado a isso, soluções voltadas para avaliação de performance de fornecedores ajudam a identificar falhas operacionais que podem comprometer o fluxo de abastecimento do seu negócio, ou mesmo elevar os riscos dessa contratação, a exemplo de ameaças jurídicas e financeiras.

A Linkana é um ótimo exemplo de sistema de gestão de fornecedores com dados compartilhados que entrega essas e várias outras funcionalidades.

Como automatizar a cadeia de suprimentos?

Não há outra maneira de automatizar a cadeia de suprimentos do que usando softwares robustos, modernos e completos, desenvolvidos especialmente para contemplar todas as etapas desse processo, alinhando-os às necessidades e fluxo operacional do seu negócio.

Como acabamos de mencionar, a Linkana é uma solução que contribui para essa automatização por entregar, além das funções citadas, os seguintes recursos:

Entenda mais sobre esse último tópico assistindo a este vídeo de Leo Cavalcanti, CEO e cofundador da Linkana!

https://www.youtube.com/watch?v=JzgyPBzCH6E

Somado a tudo isso, a Linkana é a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores busquem, analisem e homologuem fornecedores em alguns cliques. 

Com isso, aceleramos radicalmente processos de onboarding, de análise e de monitoramento de fornecedores — graças aos dados dos fornecedores já preenchidos por eles ou por outra empresa —, permitindo o uso de dados e insights compartilhados entre as maiores corporações do nosso país.

Preencha agora mesmo o formulário abaixo e confira como nosso sistema funciona e como ele pode ajudar sua empresa!

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market