Como a inteligência artificial em supply chain ajuda a aprimorar a cadeia de suprimentos?

O avanço tecnológico vivenciado pelo mundo todo chegou à área de suprimentos trazendo mudanças significativas em toda cadeia de processos. Foi o caso da inteligência artificial em supply chain, uma estratégia que otimiza os procedimentos complexos relacionados ao gerenciamento da cadeia

Dito isso, é possível afirmar que a tecnologia auxilia a aperfeiçoar o ciclo de atividades melhorando a performance da empresa. Com a habilidade da inteligência artificial (IA) nos assuntos correspondentes a tarefas repetitivas e que exigem velocidade na tomada de decisão, torna-se um fato o aprimoramento da cadeia de suprimentos. 

A inteligência artificial em supply chain transforma toda cadeia trazendo mais agilidade e eficiência, mas como isso é implementado dentro das empresas? Trouxemos um material para auxiliar o entendimento em como a IA aperfeiçoa  toda rede de suprimentos de um negócio, acompanhe! 

O que é cadeia de suprimentos ou Supply Chain?

A cadeia de suprimentos ou supply chain corresponde a todas as partes que se relacionam direta ou indiretamente com a execução do pedido de um cliente. Ela engloba as atividades logísticas e está presente desde o fornecimento de matéria-prima até o envio e entrega ao consumidor final. 

Dessa forma, envolve todos os métodos e operações que compõem a fabricação, logística e distribuição do produto ou serviço. O supply chain organiza todo fluxo de uma mercadoria e fica responsável pela garantia do funcionamento de todos os processos. 

Portanto é indispensável que o funcionamento da cadeia esteja cada vez melhor e,  atualmente com a  IA, esse processo fica mais fácil. 

Entenda como.

O impacto causado pela inteligência artificial em supply chain

Quando se trata de impacto muitas vezes pode se interpretar de maneira negativa, entretanto, não é o caso da inteligência artificial em supply chain. 

Em linhas gerais a IA pode ser definida por uma tecnologia de análises avançadas baseada em lógica e algoritmos capazes de identificar e interpretar eventos. Por meio disso é possível que suportem, automatizam e tomem decisões precisas através de softwares de inteligência.

Ao unir a IA com a cadeia de suprimentos, é possível automatizar os processos e proporcionar um aumento no desempenho das negociações de determinada empresa. 

Visto que a supply chain é uma área de suma importância para o funcionamento da comercialização de produtos e serviços, é imprescindível que sua execução beire a perfeição. 

Os impactos das novas tecnologias na rede de suprimentos são justamente na otimização na forma de execução das atividades de supply chain.

Quais os benefícios de adotar essa tecnologia?  

Com a inteligência artificial em supply chain aplicada, a produtividade da rede de processos fica cada vez mais desenvolvida e pode atingir níveis de satisfação que geram maior lucratividade para as empresas.

A seguir, alguns exemplos de como a AI pode aprimorar o supply chain de uma empresa. Confira! 

Ter uma melhor previsão de demanda

A tecnologia pode ser útil para o controle de estoque pois, a gestão inteligente dos produtos evita que a empresa não tenha vendas, reduz os custos e impede que desperdícios aconteçam. 

A demanda mobiliza toda produção da rede de suprimentos e é importante que todos os processos sejam muito bem executados a fim de diminuir as falhas. Por meio da IA é possível rastrear inúmeros fatores que influenciam a prevenção dos erros, como:

  • controle de compras em tempo real;
  • padrões de consumo;
  • produtos vendidos que precisam ser reabastecidos de forma rápida. 

Instalação de tecnologia robótica no armazém 

Os algoritmos da inteligência artificial estão sendo implementados em robôs para que empresas os adquiram e tenham acesso a tecnologia nos centros de carga e armazém. 

Dessa forma, os robôs inteligentes são capazes de localizar, rastrear e coletar itens dentro do estoque por meio das informações adquiridas por IA, facilitando as demandas dos armazéns. 

Otimizar o transporte 

A gestão de entrega de produtos é um dos procedimentos mais cautelosos e importantes para qualquer empresa pois está diretamente relacionada ao nível de satisfação do cliente além do custo para executá-lo. Sendo assim, é preciso de um planejamento preciso e eficaz. 

As organizações que utilizam da inteligência artificial em supply chain têm acesso ao benefício de organizar uma demanda de entrega mais eficaz. O transporte de mercadorias passa por uma análise para ser coordenado em um cronograma calculando os melhores percursos de acordo com os volumes de entregas. 

Além disso, a IA permite a comunicação com o motorista de forma rápida, obtendo informações pertinentes à rota, veículo e o acompanhamento da encomenda em tempo real. Com essa tecnologia é possível evitar falhas e aprimorar os processos trazendo melhoria como forma de priorizar a experiência do cliente. 

Gerir os fornecedores de forma mais assertiva 

O setor de compras de uma empresa também é beneficiado pela implementação de uma inteligência artificial na gestão de fornecedores, tornando-o mais eficiente e objetivo. 

A partir dos dados detalhados o algoritmo é capaz de criar modelos de decisão estratégica, combinando os melhores fornecedores e as melhores opções de compra do mercado. 

Pela identificação das melhores parcerias relevantes para o negócio é possível otimizar os gastos ganhando um diferencial competitivo nas organizações e ainda gerencia um relacionamento tático com seus fornecedores. 

Torna a tomada de decisões mais eficaz 

A Inteligência Artificial em supply chain é relevante para a tomada de decisões pois facilita o processo. Isso porque, com o acesso aos dados e históricos da empresa e baseado em estatísticas é possível oferecer resultados e opções mais lógicas e pertinentes.

Devido aos algoritmos a IA possui uma capacidade de compilar argumentos e comprovações estatísticas que servem para comprovar as decisões de maneira assertiva. Dessa forma, as possibilidades que os resultados sejam alcançados são consideravelmente mais altos. 

Dito isto, é possível identificar as vantagens da inteligência artificial em supply chain que cada vez mais estão disponíveis para implementação nas empresas. 

No mercado há alguns exemplos de uso de IA na cadeia de suprimentos já voltada para gestão de fornecedores é o caso da Linkana. Se deseja ter acesso e saber mais como funciona para a implementação na sua empresa, solicite uma demonstração gratuita e agende com nossos especialistas. 

Leo Cavalcanti

Leo Cavalcanti

Advogado, especialista em Planejamento Tributário e Finanças, soma mais de 05 anos de experiência com rotinas de auditoria empresarial e tributária, além de conhecimento em controladoria e práticas de departamento jurídico corporativo. Atualmente é CEO e um dos co-fundadores da Linkana.
logo linkana

Ferramenta

Consulta de CNPJ

Encontre o CNPJ e mais 10 outros dados de fornecedores em segundos.

logo linkana

Podcast

Procurement Hero

Líderes e referências do mercado de procurement batem um papo sobre tecnologia, dados e tendências.

logo linkana

Ebook

Gestão de Fornecedores

Descubra como fazer um gestão de fornecedores inteligente e guiada por dados na sua empresa!