ESG

ESG

ESG

Políticas ESG: o que são e quais você deve adotar na sua empresa

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

16 de junho de 2022

16 de junho de 2022

16 de junho de 2022

Para implementar o ESG (Environmental, Social and Governance), as empresas precisam se familiarizar com práticas sustentáveis, que, de fato, refletem nos impactos sociais, econômicos e ambientais. Desse modo, as companhias devem seguir as políticas ESG, normas que viabilizam uma conduta equilibrada.

Mas quais são as políticas de ESG? E como elas interferem no ambiente profissional? Vamos entender como funciona esse sistema apo longo deste artigo. Boa leitura!

O que significa ESG?

Em primeiro lugar, antes de entendermos o que são políticas de ESG, é necessário compreender o conceito da sigla.

ESG surge do inglês Environmental (Ambiental, E), Social (Social, S) e Governance (Governança, G). No Brasil, o meio corporativo também usa a sigla ASG, que corresponde a um conjunto de práticas a serviço de tornar as organizações mais conscientes e ativas sob aspectos ambientais, sociais e de boa governança.

Vamos conhecer os pilares de cada prática:

  • Environmental (meio ambiente): são práticas em relação à conservação do meio ambiente que engloba temas como emissão de carbono, aquecimento global, desmatamento, biodiversidade, escassez de água, poluição da natureza, gestão de resíduos, entre outros;

  • Social: aqui se refere à conexão de uma empresa com quem faz parte do seu dia a dia. Neste caso envolvem questões como satisfação dos clientes, proteção de dados e privacidade, diversidade e inclusão em relação a funcionários, fornecedores e prestadores, relacionamento com a comunidade, respeito aos direitos humanos e às leis trabalhistas;

  • Governance (governança): já a governança corresponde às medidas tomadas pela administração de uma empresa, como conduta corporativa, estrutura do comitê de auditoria, remuneração dos executivos, canal de denúncia, relações com entidades do governo e políticos, e transparência no relacionamento com fornecedores.

Isso mostra que quanto mais as organizações se dispuserem a aceitar e adotar essas práticas, mais elas farão parte de um segmento de empresas em prol do bem do mundo.

O que são políticas ESG?

As políticas ESG são normas estabelecidas pelas empresas para incorporar os princípios, critérios e práticas ESG em sua cultura, buscando mudar a vida das pessoas, conforme os valores da companhia.

Para isso, a política determina regras que levarão a tomada de decisões e ao melhor desenvolvimento das atividades operacionais, conforme os objetivos econômicos, ambientais e sociais do estabelecimento.

Modernize ainda hoje sua gestão de fornecedores

Preencha o formulário abaixo e descubra a plataforma de SRM mais completa e integrada do Brasil.

Quais são as políticas ESG?

As políticas ESG são incorporadas de acordo com o propósito de cada empresa. Veja quais são:

Objetivo 

Aqui a organização apresenta quais são seus propósitos para adotar as medidas e práticas ESG na companhia.

Âmbito de aplicação

Dentro das políticas de ESG, a empresa deve deixar claro para quem se aplica as normas ESG, ou seja, para os funcionários, colaboradores, afiliados ou terceiros com os quais a companhia mantenha vínculo, por exemplo.

Considerações Gerais 

Nas considerações gerais a empresa salienta o cumprimento dos instrumentos normativos, atitudes em caso de descumprimento, e divulga meios de contato para tirar dúvidas sobre as aplicações de ESG.

Vínculos 

A política ESG de uma companhia tem como base metodologias relacionadas à temática de sustentabilidade, no caso, normas condicionadas, além de referências de mercado, por exemplo:

Metodologias 

  • Norma NBR ISO 14001:2015 (Sistema de Gestão Ambiental – Diretrizes);

  • Norma NBR ISO 9001:2015 (Sistema de Gestão da Qualidade – Diretrizes);

  • Norma NBR ISO/IEC 17025:2017 (Sistema de Gestão da Qualidade Laboratorial);

  • Norma NBR ISO 37001:2017 (Sistema de Gestão Antissuborno)

Referências de mercado

  • Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC;

  • Convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT);

  • Declaração Universal de Direitos Humanos

Conceitos 

Os termos e expressões relacionados ao meio ambiente, social e governança são presentes nas políticas de ESG, quando utilizados pela empresa.

Conceitos sobre balanço hídrico, grupos minorizados (pessoas em situação de dependência em relação a outro grupo), planos de desenvolvimento e o que significa ESG são detalhados na política para a leitura de todos, independentemente do grau de conhecimento de cada.

Pilares estratégicos

Os propósitos e valores são fundamentais para compor as políticas de ESG.

Quando se trata de propósitos, a empresa revela os motivos que a levaram a adotar a metodologia de ESG, como, por exemplo, transformar a vida das pessoas com saneamento básico ou, simplesmente, para se tornar uma companhia-modelo de práticas de sustentabilidade corporativa.

Já os valores resumem-se ao que a empresa acredita, como, por exemplo, agir com integridade e respeitar as pessoas.

Diretrizes ESG

Por fim, dentro das políticas de ESG, as diretrizes reforçam ideais para zelar pela importância da prática na organização.

Aqui as empresas listam aspectos ambientais (a importância da água na sociedade, biodiversidade, efluentes, energia, resíduos, riscos climáticos), aspectos sociais (direitos humanos, diversidade e inclusão, saúde e segurança), e os aspectos de governança (ética, transparência, gestão de riscos).

Políticas ESG: a importância da Linkana 

Em 2020, a Linkana foi citada no Relatório Anual da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), como a solução destaque em governança, compliance e sustentabilidade na gestão de fornecedores e terceiros da companhia.

Essa qualificação se deve à flexibilidade da plataforma, que facilitou consultas de compliance e listas restritivas como de trabalho escravo, autuações e embargos do IBAMA.

Com isso, a Linkana ganhou a confiança da CBA, que a partir das informações de ESG conseguiu se reestruturar, gerindo melhor os fornecedores e seus riscos de maneira inteligente. 

O assunto sobre políticas ESG é extenso e, por isso, sua empresa deve olhar com cautela todas as ações inclusivas.

Para simplificar a gestão corporativa, confira o nosso diagnóstico de CNPJ perfeito para agilizar processos e economizar tempo e recursos. Preencha o formulário e saiba mais!

 

Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores

Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores.

OUTROS CONTEÚDOS

Descubra mais novidades e tendências do mercado de procurement