A importância da diversidade de fornecedores na cadeia de compras

As equipes mais heterogêneas e diversas culturalmente tendem a ser mais funcionais e resolutivas, superando dificuldades do dia a dia empresarial em 36% a mais do que equipes uniformes, segundo um estudo da McKinsey. Isso porque, times com contrastes culturais possuem uma profunda compreensão de trabalho em equipe, liderança e valores éticos mais acentuados. 

Uma rede de trabalho diversificada dentro da empresa e dos setores proporciona benefícios com uma rápida adaptação às mudanças, ótimo indice de resolução de problemas e alto valor agregado na cultura organizacional. Atualmente a diversidade vem ganhando espaço dentro das instituições e não somente pela imagem de uma empresa inclusa, mas pelos valores agregados por esses grupos. 

E é isso que abordaremos ao longo desse artigo, como a diversidade dentro dos setores de uma empresa podem ser importantes para a mesma. E também quais benefícios uma rede de fornecedores diversificada agrega a partir do ponto que é adotada na organização. Acompanhe! 

O que é diversidade em compras?

Em primeiro lugar, a diversidade tratada na sociedade é a diferença de culturas, etnias, gênero, orientação sexual, classe social, raça, religião entre outros aspectos, chamada de diversidade social e cultural. Dentro de um setor empresarial a economia inclusiva vem tomando espaço e trazendo novas oportunidades de negócios.

A diversidade no setor de compras se dá pela inclusão de grupos sub-representados em partes importantes no fluxo de trabalho pela adoção de um compromisso estratégico de igualdade econômica. A cadeia de suprimentos é repleta de atividades oportunas que permitem uma rede mais equitativa, equilibrada e inclusiva. 

A diversidade em compras é a abertura de negociação com grupos tradicionalmente marginalizados como, microempresas ou empresas de pequeno porte, pessoas com deficiência, empresas de propriedade de mulheres, negros ou LGBTQ+, entre outros. Ou seja, além da comum contratação de colaboradores, ainda há espaço para fechar parcerias.

Porque é importante adotar uma política de diversidade na cadeia de compras?

Como mencionado, uma política que incentiva a diversidade dentro de uma empresa é importante para além de criar uma boa reputação pois essa prática pode trazer vantagens competitivas para o seu negócio. A diversidade de fornecedores no setor de compras tende a gerar um impacto lucrativo para a empresa. 

Segundo um estudo, o retorno sobre investimento com uma diversidade de fornecedores gera um resultado 133% maior para a empresa e pode gerar novos fluxos de receita. Isso porque, atualmente, é muito comum que clientes busquem por empresas que sejam éticas e socialmente conscientes. 

O compromisso de trabalhar com uma cadeia de compras diversificada abre oportunidades para alcançar mercados emergentes e inexplorados trazendo um avanço competitivo perante à um mercado estagnado. A diversidade em compras abre portas para parcerias e negociações  lucrativas, com preço competitivo e inovações que melhor atendem às necessidades das organizações. 

Além disso, ainda empresas com políticas de diversidade tendem a gerar uma satisfação aos colaboradores por fazer parte de uma instituição que valoriza a ética e uma economia inclusiva.  

A diversidade de fornecedores e seus benefícios implícitos 

Uma base de fornecedores diversificada aprimora os resultados da empresa com soluções ágeis, econômicas, inovadores e que tendem a superar expectativas da organização. O setor de compras ganha contratos mais ricos com termos mais flexíveis e até mesmo com soluções tecnológicas que se destacam no mercado. 

Veja a seguir, alguns benefícios implícitos – ou seja de conhecimento interno – que a adoção de uma base de fornecedores diversa traz para a empresa. 

Aproveite e veja como realizar uma boa gestão de fornecedores e aprimorar as estratégias para sua empresa.

Agilidade e Risco Reduzido

Fornecedores pequenos e diversificados são muito mais propensos e flexíveis para operar rapidamente nas negociações e entregas. Além disso, para a gestão de cadeia de suprimentos, trabalhar com uma equipe de fornecedores diversa torna o fluxo mais robusto, heterogêneo e com mais propensão ao sucesso.  

A rede de fornecedores com mais parcerias também agrega ao trazer mais soluções e canais para obtenção de bens e/ou serviços. 

eBook
Avaliação de Desempenho de Fornecedores
Aprenda quais os tipos de análise, os principais indicadores que você deve acompanhar e como fazer a avaliação de desempenho dos seus fornecedores.

Competição e Inovação

Ao manter uma rede de fornecedores abundante – na medida certa – a empresa também aumenta a competição saudável do mercado tornando os preços, qualidade de serviços e níveis de entrega mais elaborados. Isso porque, trabalhando com uma gama de fornecedores diversificada, consequentemente tende a ter mais acesso à inovações de produtos, serviços e bens. 

Ou seja, automaticamente a competição de mercado proporciona o crescimento de soluções tecnológicas como forma de destaque no mercado, tanto para os fornecedores quanto para as empresas que os contratam. Gerando assim, um ciclo de vantagens que resulta em lucros para ambas as partes. 

Promovendo a diversidade de fornecedores 

É certo que há vantagens e benefícios ao implementar uma rede de diversidade em compras, como visto, inovação, tecnologia, flexibilidade e resultados lucrativos são alguns benefícios imediatos. Mas como começar a implementar uma base de fornecedores diversa?

Atualmente, com a tecnologia avançada já é possível alcançar uma rede de diversidade em compras com ferramentas baseadas em inteligência artificial que encontram os melhores fornecedores para sua empresa. É o caso da Linkana, que usa o poder dos dados para encontrar as melhores parcerias diversas e de economia inclusiva. 

A solução tecnológica baseada em dados da Linkana resolve os seguintes desafios da sua empresa: 

  • Não saber se o setor de compras é inclusivo
  • Não conhecer fornecedores diversos e não possuir uma rede de diversidade
  • Não identificar os gastos prejudiciais para a empresa
  • Registros de uma base de fornecedor desatualizados e incompletos 

Além de identificar e apontar soluções estratégicas para o crescimento da empresa com uma economia inclusiva, ainda é possível realizar o acompanhamento do desempenho de fornecedores e manter sempre um resultado exponencial. Faça uma análise gratuita ou fale com um de nossos especialistas para mais informações de assistência para gerir fornecedores. 

Leo Cavalcanti

Leo Cavalcanti

Advogado, especialista em Planejamento Tributário e Finanças, soma mais de 05 anos de experiência com rotinas de auditoria empresarial e tributária, além de conhecimento em controladoria e práticas de departamento jurídico corporativo. Atualmente é CEO e um dos co-fundadores da Linkana.
logo linkana

Ferramenta

Consulta de CNPJ

Encontre o CNPJ e mais 10 outros dados de fornecedores em segundos.

logo linkana

Podcast

Procurement Hero

Líderes e referências do mercado de procurement batem um papo sobre tecnologia, dados e tendências.

logo linkana

Ebook

Gestão de Fornecedores

Descubra como fazer um gestão de fornecedores inteligente e guiada por dados na sua empresa!