Compras

Compras

Compras

Conheça as 6 melhores técnicas de compras para negociar com fornecedores

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

12 de maio de 2022

12 de maio de 2022

12 de maio de 2022

Saber negociar com fornecedores e conseguir as propostas com o melhor custo-benefício é essencial para qualquer empresa que lide com a aquisição de materiais, insumos, produtos e serviços. Mas a sua organização tem usado as técnicas de compras mais eficientes para isso?

O setor de compras tem uma tarefa estratégica dentro da sua instituição: a de fazer aquisições aliando a excelência na qualidade dos produtos adquiridos junto com um controle de gastos. Por isso, é fundamental utilizar técnicas de compras, pois elas trazem como benefícios um gerenciamento financeiro com maior equilíbrio e melhores preços e prazos. 

Quer descobrir como conquistar essas vantagens na prática? Confira as seis melhores técnicas de compras.

Quais são as melhores técnicas de compras? 6 soluções

As técnicas de compras apresentadas aqui podem ser adotadas por todo tipo de negócio, independentemente do seu tamanho, pois elas auxiliam a alcançar os objetivos das organizações de maneira mais rápida, além de reduzir custos e melhorar as condições das transações. Entenda cada uma delas em detalhes abaixo!

1 - Faça um planejamento de compras e estabeleça prioridades

A primeira técnica de compras que a sua organização precisa conhecer é o planejamento de compras e o estabelecimento de prioridades.

Ao programar o processo de compras, a sua empresa é capaz de se preparar de maneira apropriada para diferentes tipos de cenários econômicos e de fornecimento de materiais.

Ao fazer esse planejamento, é crucial determinar seus objetivos em relação a prazos de entrega, descontos e formas de pagamento.

Assim, é possível compreender os seus limites, estabelecer suas prioridades e não aceitar ofertas que não se encaixam dentro desse escopo. Isso evita escolhas erradas e impactos negativos na saúde financeira do seu empreendimento.

Ao negociar com os fornecedores, mostre quais são as suas prioridades e objeções, dessa forma eles podem oferecer soluções para a sua necessidade e isso aumenta o seu poder de aquisição.

2 - Pesquise bem os fornecedores antes de fechar negócio

Depois de fazer um planejamento e determinar prioridades, a próxima técnica de compras diz respeito a pesquisar os fornecedores, com o intuito de garantir os melhores produtos, serviços e ofertas.

Para isso, a sua organização precisa estar munida de informações primordiais sobre eles, como documentos e certidões atualizadas, além de investigar outros dados relevantes para a hora da negociação.

Isso é importante porque a falta de conhecimento sobre os possíveis parceiros comerciais pode levar a decisões ruins. Por isso, levante todas as possibilidades do mercado, pesquise com bastante atenção e considere cada detalhe.

Defina os critérios de avaliação deles, ponderando a sua reputação e o seu histórico, e observe alguns pontos como:

  • comprometimento;

  • prazo de entrega;

  • variedade de produtos;

  • qualidade dos materiais;

  • capacidade produtiva;

  • saúde financeira do negócio;

  • riscos operacionais e reputacionais.

Além de fazer essa avaliação prévia, é indispensável que a sua organização monitore todo o desempenho deles ao longo do contrato, para conferir se as promessas estão sendo cumpridas.

Modernize ainda hoje sua gestão de fornecedores

Preencha o formulário abaixo e descubra a plataforma de SRM mais completa e integrada do Brasil.

3 - Invista em parcerias duradouras e confiáveis

Como os fornecedores têm um papel vital na rotina do seu empreendimento, é interessante investir na fidelização daqueles que se mostram confiáveis. Isso significa que eles têm produtos de qualidade, entregas no prazo, preço justo e boa negociação.

É imprescindível demonstrar que você valoriza essa relação e fortalecer esse laço para garantir transações mais confortáveis e ter um consenso com mais facilidade.

Isso pode ser atingido ao firmar parcerias de longa duração com vantagens para ambos e também por meio da oferta de benefícios aos parceiros comerciais, como veremos abaixo.

4 - Ofereça benefícios aos seus parceiros comerciais

Entre os benefícios que você pode ofertar ao seu fornecedor estão fazer pagamentos à vista ou se comprometer a assinar contratos de longo prazo. 

Lembre-se que o outro lado da transação não é um adversário, e que ninguém precisa sair perdendo para o outro também ter vantagens. Afinal, a negociação busca um consenso, para que ambos saiam vencedores.

Para isso, a parceria deve ser construída por meio de um relacionamento harmônico e equilibrado.

5 - Seja flexível na negociação 

Outra técnica de compras proveitosa é ser flexível na hora de negociar. Esteja aberto ao diálogo e saiba escutar o que o fornecedor pode oferecer, assim fica mais fácil articular as suas demandas específicas com o que ele propõe.

Por meio do planejamento, você já sabe quais são seus objetivos, preços ideais, prazos e objeções, ou seja, já entende onde e como é possível adaptar as suas solicitações.

O processo de compras é bilateral, ou seja, em muitos casos é preciso abrir mão de algo para que o acordo final seja bom.

Seja firme, mas tenha maleabilidade para fechar um bom contrato, desse modo você pode ter um desconto e manter os pagamentos em dia.

Uma sugestão é usar a técnica dos 10%, na qual você define um limite do orçamento e reduz em 10% para ganhar uma flexibilidade na hora de negociar, caso a sua oferta inicial não seja aceita.

6 - Tenha uma vendor list atualizada

A vendor list nada mais é do que uma lista de todas as empresas e prestadores de serviço que a sua organização prefere no processo de aquisições.

O objetivo dela é manter um padrão de qualidade nas entregas e também impor aos parceiros comerciais uma série de exigências, para que sejam responsáveis pelo descumprimento de eventuais normas contábeis ou regulatórias.

Ao manter uma lista de fornecedores atualizada, a sua organização consegue diferentes cotações e fontes de insumos, para sempre ter um plano B, caso algum parceiro não possa atender ao seu pedido no prazo ou preço fixado.

Essa técnica de compras também é útil para se relacionar bem com os seus parceiros comerciais preferidos, para que eles saibam que você tem boas alternativas. Consequentemente, a tendência é fechar negócios mais facilmente e com valores mais atrativos.

Bônus: invista na tecnologia para facilitar as compras

A tecnologia é capaz de aperfeiçoar o processo de compras, por meio de programas que automatizam tarefas como a homologação de fornecedores, gestão de documentos e controle de cotações e pedidos.

Centralizar esse tipo de informação em um só lugar agiliza o trabalho do setor de compras e otimiza o processo de aquisições, tornando-o mais organizado, dinâmico e seguro.

A sua instituição já adota as melhores soluções tecnológicas na hora de cadastrar e homologar os seus fornecedores?

Para isso, você pode contar com um software como a Linkana, responsável pelo processo de cadastro, certificação e homologação de empresas terceirizadas de maneira ágil e segura, facilitando o trabalho do setor de compras, finanças e compliance

A Linkana permite a consulta das bases de informações públicas e privadas, uma ação fundamental para avaliar a saúde financeira, processos legais existentes e cumprimento das principais normas vigentes por parte de um empreendimento comercial, para assegurar a sua confiança e credibilidade.

O resultado de tudo isso é a contratação de fornecedores com riscos reduzidos e a diminuição da probabilidade de futuros problemas para a empresa contratante, em decorrência de irregularidades com os parceiros comerciais.

Quer ver como a Linkana pode ajudar o seu setor de compras na prática? Preencha o formulário abaixo e otimize a sua gestão de fornecedores! 

Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores

Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores.

OUTROS CONTEÚDOS

Descubra mais novidades e tendências do mercado de procurement